Ui, ui...
Eu também sou um dos que tem que "se meter a pau" com as batatongas...
Mas há por aí muita gente que também tem que "abrir a pestana" (alô, Paizinho).
Segue a notícia publicada hoje, no Sapo :
Batatas fritas à venda no País contêm substância cancerígena
Mais de um terço dos pacotes de batatas fritas à venda em Portugal contêm uma substância potencialmente cancerígena.
Um estudo elaborado pela Associação de Defesa do Consumidor (DECO) indica que sete em 20 pacotes analisados contêm «um elevado teor em acrilamida».
A informação vem publicada na edição de Janeiro da revista Proteste.
Segundo a DECO, as marcas mais perigosas, com teores de acrilamida entre os 510 e os 960 miligramas por quilo, foram a «Avó Matilde Rodelas», «Continente Lisas», «Feira Nova Receita Original», «Sol do Coração Clássicas», «Pringles Original», «Pala-Pala Receita Caseira» e «Beach Crips Batatinhas da Praia».
Entre as marcas que mereceram a classificação «bom» encontram-se os pacotes de «Pingo Doce Lisas», «Auchan Lisas», «Douradas Óleo Girassol», «Triska», «Sr. Basílio Tradicionais», «Crunchips Stacker» e «Lays Originais».
A acrilamida é um composto sintético utilizado para produzir poliacrilamida, usada na depuração de água potável, no tratamento de águas residuais (esgotos), como vedante na construção e reparação de diques, túneis e esgotos, em produtos cosméticos e de higiene pessoal, encontrando-se também presente no fumo do tabaco.
A DECO recomenda o consumo moderado de batatas fritas, já que a substância vai-se acumulando no organismo.
Em 1994 a acrilamida foi classificada pelo Centro Internacional de Pesquisa sobre o Cancro como «potencialmente cancerígena», alerta a DECO.
dasssssssssssssssssssssssssssse
ResponderEliminarAi, se devemos ter cuidado...
ResponderEliminarAtenção redobrada ao batatol... às batatongas... às estaladiças... às roliças... e salgadinhas... e ... e...
Epá, isto tá-me a dar uma vontade de comer umas batat... pão, pão! Carcass... com manteig... pouca...