Calendário

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Kimmo Pohjonen - Arrebatador

Se por vezes pensamos que já conhecemos muita coisa e já vimos muito... enganamo-nos completamente.

O acordeonista Punk que veio da Finlândia, Kimmo Pohjonen foi simplesmente arrebatador!!!

Ontem, dia 2 de dezembro, tive o prazer de o ver actuar no Fórum Lisboa, perante uma platéia esgotada, durante mais de uma hora e meia.

Os sons produzidos pelo seu acordeão ligado a instrumentos electrónicos (conjunto de pedais e outros), a sonoridade que emergia da sua voz com "reverbs", "feedbacks" e tudo o mais, ajudaram na consistência atmosférica que invadiu todo o Fórum, contando com um excelente percussionista (com samplers e efeitos diversos), que por acaso (ou não) é dos Múm.

Imensamente ajudado pelo seu técnico de som pessoal, o efeito surround da sala transformou-se num carrocel sonoro, que alucinou todos os presentes, "abrindo as portas da compreensão" para todo o trabalho de Kimmo, que apresentava o seu projecto mais recente "Kluster".

Kimmo, apesar de concentrado na execução do seu instrumento (com momentos de verdadeira inter-acção com os seus pedais de efeitos), não dispensa a teatralidade e até algum desempenho verdadeiramente primitivo, com emissão de grunhidos, gritos, e de sons provenientes de pancadas no seu peito.

As imagens projectadas e o jogo de luzes ajudaram a tornar este concerto grandioso, num inesquecível e soberbo modo (se bem que por vezes estranho) de apresentar música, uma perspectiva diferente do que estamos (normalmente) habituados a presenciar.

Por isto tudo, sem dúvida que merece a pena que nos deloquemos numa próxima (hipotética)apresentação no nosso país (Kimmo esteve cá no ano passado, no Festival Sons Em Trânsito, de Aveiro).

Quem não pôde presenciar este espectáculo, sempre pode recorrer aos 3 cd's de Kimmo Pohjonen, "Kluster", "Kielo" e "Kalmuk", ou ainda deliciar-se com o dvd disponível do trabalho "Kalmuk" com o apoio de uma orquestra, que sem dúvida enriquece todo o ambiente do Finlandês.

Kimmo Pohjonen é o artista que veio do frio, mas deu um concerto bem quente.

2 comentários:

  1. Foi tão bom que até perdoa-se o facto do gajo estar a beber uma super-bock :)

    ResponderEliminar

Identidade
opção 1=com conta no Blogger
opção 2=escreve um nome e coloca link
opção 3=toda a gente pode optar, escreve o teu nome no texto da 'janela'