Até 2008 deverá ser alargado a escolaridade obrigatória de nove para doze anos.
Se houver condições para isso, sem dúvida que é um aspecto bem positivo.
A cultura geral fica valorizada e toda a gente se qualifique cada vez mais, nas respectivas áreas.
Agora, com os programas incrivelmente infinitos, que obrigam os professores a "não perder tempo"e a "despachar matéria", sem hipótese de grandes explicações, nem sentido práctico, tudo está mal!!!
Assim, não dá...
Notícia:
ResponderEliminarEDUCAÇÃO
Escolaridade obrigatória até aos 18 avança dentro de 3 anos
Na primeira audição perante os deputados, Maria de Lurdes Rodrigues afirmou que a obrigatoriedade escolar até aos 18 anos é para cumprir dentro de dois ou três anos.
Quanto à Educação Sexual, a ministra recusa criar mais uma disciplina, porque os currículos já têm cadeiras a mais.
( 00:09 / 18 de Maio 05 )
Na comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, onde esteve pela primeira vez, a ministra afirmou que não é necessária uma nova Lei de Bases do Sistema Educativo, mas apenas fazer alterações pontuais no diploma e diversificar as alternativas de formação no ensino secundário para aumentar a escolaridade obrigatória até aos 18 anos de idade.
«Não podemos introduzir essa medida de imediato, porque o sistema não responderia.
Estamos a preparar o sistema de ensino para que daqui a dois ou três anos possa ser introduzida essa obrigatoriedade», disse Maria de Lurdes Rodrigues.
Interpelada pelo Bloco de Esquerda e pelo CDS-PP relativamente à orientação do Governo em matéria de educação sexual, Maria de Lurdes Rodrigues afirmou que não está prevista a introdução desta disciplina nos currículos escolares.
«Vejo muito difícil a introdução de mais uma disciplina nos currículos, que já estão cheios de disciplinas, algumas a mais», afirmou a ministra.