No dia 4 de janeiro de 1986, o fundador e 'frontman' dos Thin Lizzy morre com 35 anos, devido a problemas cardíacos causados por uma pneumonia, derivado ao longo abuso de drogas.
Lynott desaparecia neste dia após um longo internamento (inicialmente num centro de tratamento de dependências e mais tarde num hospital).
Phil Lynott nasceu em Inglaterra, filho de mãe irlandesa e pai brasileiro (que regressou ao seu país 3 semanas antes de ele nascer).
Cedo se dedicou à música, a sua primeira banda foram os Black Eagles e em 1970 formaria os Thin Lizzy, quando já tinha colaborado por diversas vezes com Gary Moore em alguns projectos...
Autor das letras, vocalista e baixista, obtiveram visibilidade com o tema "Whiskey In The Jar" (adaptado de um tema tradicional irlandês).
Em 1979, formou um projecto chamado The Greedies, juntamente com Steve Jones e Paul Cook (na altura ex-Sex Pistols).
Em 1980 e 1982 lançou trabalhos a solo e era constantemente convidado a participar em inúmeros eventos...
Em 1984, os Thin Lizzy acabavam e formou pouco depois os Grand Slam...
A sua 'marca' e atitude deixou uma marca indelével na história do rock...
Vi-o ao vivo no início dos 80 com os Thin Lizzy, alguns anos antes da sua morte, e a impressão que hoje ainda mantenho sobre ele é que era um grande baixista, muito seguro e carismático, sem ser tecnicamente muito evoluído mas eficaz q.b. enquanto cantava. Anos depois vi também ao vivo outro senhor que de maneira diferente mas com eficácia igual me fez recordar o Phil Lynnot: chama-se Lemmy e toca nos Motorhead.
ResponderEliminarAss: Guiherme Lucas
Na comemoração dos 10 anos dos Motörhead, aparece mesmo o Phil Lynott a tocar num tema, pouco antes da data da sua morte...
ResponderEliminarO carisma é muito semelhante, sim senhor...
Abraço, Guilherme!