Calendário

domingo, março 23, 2008

Racine ao vivo - rock & charme

Há 'fenómenos' destes, a temperatura do MusicBox aumentou consideravelmente com a entrada de Wendy James no palco desta sala lisboeta...

Foi no passado dia 21 de Março que os Racine se estrearam em Portugal, neste caso em promoção do seu novo álbum "Racine 2"...

A banda tocou exclusivamente temas dos seus dois trabalhos, variando entre temas rock agitados e cheios de balanço (com o teclista em especial destaque), com momentos mais intimistas e melódicos com a envolvente voz de Wendy a espalhar o seu charme.

Já abaixo estão dois vídeos captados no dia anterior no Le Maroquinerie de Paris, onde podem ver alguns momentos dos Racine...



Este acima é o tema escolhido para single do novo disco, "I'm Freaking Out"...

O público esteve atento ao desfilar de temas, ora com Wendy de guitarra na mão, ora de cigarro e copo de cerveja na mão, interpretando os temas com agitados movimentos de braços nos momentos mais rock, por vezes mesmo punk (com especial destaque para um tema do primeiro disco que parecia um verdadeiro tributo aos Ramones).

Com uma constipação, Wendy sentiu-se afectada na garganta, mas mesmo assim manteve a sua prestação em excelente nível, apenas com um ou dois momentos em que lhe falhou a voz («sorry, guys...», sorria com o seu ar de 'menina' que acabou de partir algo).

A competente banda constituída por jovens ingleses transmitiu grande energia e perfeita sintonia com as composições de Wendy, o espírito roqueiro dos temas por vezes aproxma-se de uma sonoridade americana, facto pelo qual não deve ser alheio o facto de a vocalista residir actualmente em Nova Iorque.

Os temas variam bastante em termos sonoros, o que nos oferece variados 'estados de espírito' de Wendy com variados momentos a dirigir-se ao público, as letras contam-nos histórias e envolvem todos, por vezes em atenta audição para entender tema a tema.




A audiência era maioritariamente constituída por pessoal trintão, quarentão e mesmo mais velho, facto compreensível pela já longíqua referência dos Transvision Vamp («quem?» perguntava um jovem momentos antes de começar o espectáculo).

Muitas raparigas estiveram presentes e activamente a dançar ao som dos Racine, sinal que Wendy consegue transmitir às pessoas muito mais do que uma 'imagem', afinal quando se lê ou ouve as suas entrevistas, essa ideia fica completamente fora de questão.

Wendy sabe o que quer... compôr, tocar ao vivo e percorrer o mundo a mostrar o seu som!

A entrevista feita aqui no Billy News é uma verdadeira prova disso, este é o seu projecto (já com alguns anos) e fez questão de vir apresentá-lo aos portugueses, mal soube da proposta do MusicBox (aliás, os responsáveis deste espaço estão de parabéns pela escolha de bandas que de algum modo poderiam passar algo despercebidas com as consecutivas confirmações de bandas 'repetentes' no nosso país, que são anunciadas quase diariamente, por cá... que continuem assim no agenciamento para a sua sala).

A prestação acabou debaixo de aplausos, havendo ainda direito a um curto 'encore'.

Depois do espectáculo Wendy James referiu que estava contentíssima por ter voltado ao nosso país, gostou da reacção do público (que concerteza uma boa parte ouvia pela primeira vez os temas dos Racine) e que pretende voltar cá, se possível ainda este ano. Esperemos que sim.

O charme da inglesa mantém-se ao longo dos quase vinte anos após a fase Transvision Vamp e a sua personalidade extremamente afável transmite uma sinceridade rara que facilmente cativa os que a rodeiam.

A noite seguiu com Zé Pedro (dos Xutos & Pontapés) nas funções de DJ a oferecer novas propostas sonoras...

"Racine 2" estará brevemente disponível nas nossas lojas e é sem dúvida uma proposta aliciante.

Hoje a actuação dos Racine é em Dublin (Irlanda) e segue pela Europa fora...


(abaixo um vídeo do concerto no MusicBox)

12 comentários:

  1. ***************************

    Podem obter mais info
    sobre os RACINE acedendo a...


    http://www.myspace.com/theracineworld


    http://www.theracineworld.com/




    ***************************

    ResponderEliminar
  2. *********************



    RACINE 2

    2007



    Way
    I’m Freaking Out
    Racine
    Bobby’s Going Electric
    You’re A Good Man, Sister
    There Ain’t No Way – I Can’t Do No Twenny In This
    Oui Ou Non – A Straight Boogaloo
    Stoned, Ripped and Twisted
    Essex Dog
    Those Leg Motherfuckers
    Bitter Funny




    Written and Composed by Wendy James
    Vocals - Wendy James
    Guitar - Henric Strahl
    Bass – James Meynell and Henric Strahl
    Keyboards - Goldenboy
    Drums and Percussion - Ray Sullivan




    Produced by Wendy James
    Recording Engineers - Ted Young and
    Josh Copp
    Editing - Ted Young, Michael Musmanno, Eric Schlotzer, Stephen George and Josh Copp
    Recorded at Water Music, Hoboken, NJ and McKibbin Street, Brooklyn, NY
    Mixed by Wendy James
    Mix Engineers - Kunihiko Imai and
    Glen Robinson
    Assistant Mix Engineer - Hideyuki Matsuhashi
    Mixed at IRc2 Studios, Tokyo and Atomic Recording Studios, Brooklyn, NY
    All tracks mastered by Howie Weinberg at Masterdisk, NYC



    *********************

    ResponderEliminar
  3. Gostava de ter visto.

    ResponderEliminar
  4. tá como o vinho do porto.

    ResponderEliminar
  5. ***************************




    Review publicada no Diário Digital




    Wendy James no MusicBox: O Passado Foi Lá Atrás

    João Gonçalves

    Wendy James regressou aos concertos em Portugal quase duas décadas depois da explosiva passagem dos Transvision Vamp por cá. Algumas dezenas de fãs dessa altura quiseram ver como está a louríssima vocalista aos 42 anos e estiveram no MusicBox para ver e ouvir os Racine. Wendy continua convincente em palco, simpática, mas a demonstrar que os tempos dos Transvision Vamp estão já bem longe e são totalmente ignorados num alinhamento cem por cento Racine traído pela falta de voz.


    Entre o público presente na sala do MusicBox, que até apresentou plateia numerosamente digna tendo em conta que lá fora a noite lisboeta registava uma quase total ausência de animação nas ruas, estavam muitos trintões recordados da banda que projectou Wendy James nos finais da década de 80. A esperança de se recordar alguma das canções de «Pop Art», ou «Velveteen», caiu rapidamente por terra com o avançar do concerto.



    Os Racine em palco são quatro jovens rapazes, baixo, guitarra, baterista, e teclista, a acompanharem a personagem principal. Wendy assume as rédeas do evento e apresenta-se de calças de ganga justas, e t-shirt branca com a sua caricatura desenhada, e a frase Every Song Is Dope, que pode ser comprada no site oficial da banda. Uma vezes a tocar guitarras, outras só com microfone, atira-se às canções dos discos Racine onde se destaca o acompanhamento das teclas. Não faltaram os temas «Way», «I'm Freaking Out», ou «Bitter Funny», e as poses da vocalista são facilmente reconhecidas pela memória colectiva. O maior problema mesmo foi a voz que começou rouca, para uma hora depois chegar mesmo a falhar, facto pelo qual pediu desculpa.


    A parte sentimental obriga o escriba a confessar que se sentiu recompensado pelo facto de ter estado tão perto do palco ao ver Wendy olhar directamente para ele para perguntar a diferença entre um obrigado em português e espanhol. E na parte final novo olhar com um sorriso a acompanhar para perguntar se o «Obrigado» dela estava aprovado. É aquele momento que todos desejamos ter para recordar. O lado racional obriga a dizer que o concerto nunca passou do morno, não chegou para incendiar a sala, a duração foi muita curta (nem chegou a uma hora), e a falha da voz de Wendy não ajudou. Deu para matar saudades dos tempos de adolescência e ver que a senhora Wendy James está em boa forma (apesar de magrinha) e que o projecto Racine tem pernas para andar.

    22-03-2008








    Retirado de...

    http://diariodigital.sapo.pt/disco_digital/news.asp?section_id=&id_news=28685&page=0


    ***************************

    ResponderEliminar
  6. A Wendy está em forma sim senhor!
    Fiquei curioso para ouvir mais dos Rancine...

    Onde é que se pode arranjar um cd deles???

    sempre a rock'n'rolar...

    ResponderEliminar
  7. Deve ter rendido!

    ResponderEliminar
  8. charme não lhe falta

    ResponderEliminar
  9. Já procurei o cd mas não encontro. Alguém sabe onde está á venda?

    ResponderEliminar
  10. Com o passado dos Transvision Vamp e o natural amadurecimento musical da senhor, Racine promete sim senhor. Um projecto a acompanhar de perto. Espero que a Dona Wendy volte em breve...

    ResponderEliminar
  11. still beautiful

    ResponderEliminar

Identidade
opção 1=com conta no Blogger
opção 2=escreve um nome e coloca link
opção 3=toda a gente pode optar, escreve o teu nome no texto da 'janela'