No dia 25 de Janeiro de 1977, ocorreu um pequeno fenómeno na música, especialmente punk.
Após a sua formação no ano anterior (a primeira apresentação ao vivo deu-se a 4 de Julho de 1976) e com cerca de 30 concertos sem serem considerados sequer os ´cabeça-de-cartaz`, The Clash assinavam contrato com uma editora multinacional, a CBS Records.
O acordo foi estabelecido em cerca de 100 mil libras, para o lançamento do primeiro álbum da banda.
Foi o primeiro acto desta dimensão, após algumas peripécias semelhantes com os Sex Pistols
Depois de quase dois meses, foi lançado em Março o single «White Riot» já pela CBS (nesta versão mais rude, inicia-se com a vocalização de Mick Jones com «1,2,3,4», enquanto no álbum, começa com sirenes da Polícia).
No mês seguinte, a 8 de Abril é editado o álbum "The Clash".
Na altura, foi publicado por Mark Perry na fanzine Sniffin´Glue:
"Punk died the day The Clash signed to CBS"
Podem ler mais detalhes desta notícia, clicando aqui!
Ainda outra curiosidade, a imagem da capa do disco é uma foto tirada nas traseiras da sala de ensaio da banda, junto ao mercado de Camden (Londres, Inglaterra).
Os portugueses Porta Voz escolheram uma foto com a mesma zona e perspectiva, para colocarem nas ´traseiras` (contra-capa) do seu disco "Obrigação Alucinação", editado em 2014 (ver review aqui), onde consta um tema dedicado ao autor deste vosso blog (faixa 4).
O resto, já se sabe, The Clash lançariam em 1985 o último álbum "Cut The Crap" com uma formação alterada (apenas com Joe Strummer e Paul Simonon da formação original) e terminariam um ano depois.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Identidade
opção 1=com conta no Blogger
opção 2=escreve um nome e coloca link
opção 3=toda a gente pode optar, escreve o teu nome no texto da 'janela'