Mas não os limitam no que querem transmitir, para já disponibilizaram fisicamente “Jardim De Cimento”, uma apresentação da banda em formato CD.

O disco abre com “Revolta Insular”, num estilo a fazer lembrar os saudosos Disorder , com um ‘martelanço’ em jeito de compasso e coros bem a puxar.
Logo depois vem um dos melhores temas, “Ninguém” e começa com «esta vida é um nojo» e segue com «ninguém ajuda ninguém». O ritmo remete-nos facilmente para sonoridades punk britânicas da fase da segunda vaga (leia-se início e meio da década de 1980), com bons momentos na mistura voz/ritmo.
A terceira faixa é quanto a mim a melhor desta frenética banda, “A Madeira É Um Jardim” é o refrão incessantemente gritado em plenos pulmões que é contrastado com um concludente «a Madeira é do Jardim» (com direito a sotaque), fazendo salientar a influência e opinião do afamado ditador! Por vezes, parece fazer sentir-se que este tema é inspirado nos melhores momentos dos Varukers ou até mesmo dos extintos Oxymoron.
Mas não se pense que os ritmos soam demasiado semelhantes nos temas, outro faixa mais à frente do disco é “No Sangue”, relembra uma sonoridade rock muito nossa, com uma vocalização algo característica do ‘boom’ português, (fenómeno exaustivamente referenciado). Ouve-se «a raiva está instalada»... e segue-se em frente.
“Mata O Pedófilo!!!” tem um balanço variado e letra debitada em voz alta, expressa sentimentos pouco saudáveis para os indivíduos em causa...
“Unite” é um tema cantado em inglês, quem sabe, uma experiência da própria banda. Sem ser desfasado, mesmo mantendo o ‘ritmo Raiva!!!’, prefere-se definitivamente os debitados em português.
Os temas são geralmente ‘speedados’ e com uma duração pouco superior a um minuto, ou seja, facilmente agradam aos amantes de punk mais cru e ‘puxado’.
As gravações de tema para tema não são iguais, algumas são equilibradas, outras apenas perceptíveis, tornando-se assim uma espécie de ‘compilação’ de vários momentos da banda, com 10 faixas em cerca de 22 minutos.
Este disco é assim uma agradável surpresa, sem a pretensão de grandes originalidades ou de tiques perfeccionistas, contém a ‘raiva dos Raiva!!!’ de uma forma simples e directa... isto é sem dúvida, punk no seu estado puro!
Muito bom para já, devemos ficar atentos ao que o vocalista Solano e 'companhia' vão fazer proximamente.
Podem (e devem) conhecer mais dos Raiva!!! em...
http://www.myspace.com/raivapunk
RAiVA!!! - STREET LOYALTY...
2 comentários:
Do bom punk rosqueiro e arruaceiro tuga, não há duvida...ficamos a espera q a veia nervosa traga dos Raiva mais temas e de preferência um concertozeco por aqui por Lisboa, para avacalhar o sistemaaaaaa!!!! E saiam lá do Oldbar e apanhem um avião (sem ser um Airbus)... Que destes talentos andam por aí mto poucos...
Ass.: CTX-530
pelo que vi e ouvi no myspace gostei.
Enviar um comentário