terça-feira, janeiro 07, 2020

Horas Vagas - review ao disco "Nada De Novo"


Eis que chegou ao Billy News o novíssimo "Nada De Novo", o primeiro álbum lançado mesmo no final de 2019 da banda Horas Vagas.

Depois de uma ´demo` lançada em jeito de apresentação ao público em formato EP lançado em 2015, surge agora um trabalho mais maduro e consistente, dos temas da banda.

Um dos pontos bastante positivos que se sente logo na primeira audição é que a produção está cuidada, as vozes, os instrumentos todos bastante nítidos, tudo muito perceptível.



Não há dúvida que a formação agora renovada com o veterano Manelito (Re-Censurados, Alcoolemia) na guitarra, Lourenço Rosário na voz, Jorge Correia (ex-Porta Voz) na bateria, Paulo Soares no baixo e na segunda guitarra com Johnny pode estar orgulhosa deste trabalho.

A sonoridade que se sente é a que já nos habituaram, o rock operário com veia punk e um gosto especial pelo música moderna portuguesa da década de 1980 (mais directamente ligada ao rock).

O disco abre com «Indeciso», um tema chamativo e com bastante ritmo, cativa facilmente.

Logo de seguida vêm temas pertinentes, «Sr. Presidente» e «Dedo Do Meio».



«Veneno» traz a veia mais rock da banda, com coros apelativos e solos de guitarra, complementada com «Patrão», com uma toada algo alusiva ao ´tal` rock português.

Depois vem o tema-título, «Nada De Novo», algo diferente dos temas corridos, com um especial protagonismo do baixo (com slaps) e da guitarra. Afinal é algo de novo nos Horas Vagas.

Regressa a crítica com "SNS", um tema mais do que actual na nossa sociedade.

«Puxa Por Ti» é já um clássico criado pela própria banda, é quase o ex-líbris dos Horas Vagas que ao vivo cria um ambiente muito especial.



"Censurado" é sem dúvida um dos melhores temas do disco, musicalmente apelativo, com uma letra que nos faz imediatamente lembrar João Ribas, "lutaste pelos teus ideais, não quiseste ficar parado... tu foste um censurado", ouve-se nesta faixa, muito bem conseguida, refira-se.

O álbum encerra com «Revolução», uma tema mais pausado, mas interessante com coros a ajudar na densidade e intensidade da faixa e a guitarra a ter uma especial destaque.

Como referi, este é um trabalho que os Horas Vagas se podem orgulhar... hoje e no futuro, quando daqui a um ano se colocar o disco para ouvir.. ou mesmo daqui a dois, três, dez anos. Parabéns.




                                                                                  CD (edição de autor) 2019



Podem obter mais info da banda ou mesmo contactar para adquirir o disco, acedendo aqui!



Aqui fica para audição um dos temas que consta no disco, ainda com uma produção anterior, mas demonstrativa da sonoridade dos Horas Vagas...



2 Comments:

Blogger Billy said...

******************


LANÇAMENTO DO CD “ NADA DE NOVO

11 Janeiro 2020 - 21 horas


Moto Clube Seixal Seixal
Estrada Foros de Amora n 8
2845-004 Amora


Mais info:


https://www.facebook.com/events/541207036431655/




******************

9:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

fixe a banda

12:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home