Calendário

quinta-feira, outubro 10, 2024

Do Punk Ao Near Silence 2024

 

DO PUNK AO NEAR SILENCE II _________ here we go again ! 
  

5ª, 6ª e Sab. 10, 11 e 12 de outubro, no Teatro do Bairro.
 
Será que ainda precisamos de relembrar o impacto da Música em Lisboa ou é algo sempre presente?
Desde 1948, quando o Jazz encontrou casa no icónico Hot Club de Portugal, na Praça da Alegria, a cidade tornou-se num palco privilegiado para os sons alternativos. Este foi o ponto de partida para uma longa história de revoluções sonoras. 
 

 

Info detalhada nos ´Comentários`...

1 comentário:

Billy disse...

*****

DO PUNK AO NEAR SILENCE II _________ here we go again !
5ª, 6ª e Sab. 10, 11 e 12 de outubro, no Teatro do Bairro.

Será que ainda precisamos de relembrar o impacto da Música em Lisboa ou é algo sempre presente?
Desde 1948, quando o Jazz encontrou casa no icónico Hot Club de Portugal, na Praça da Alegria, a cidade tornou-se num palco privilegiado para os sons alternativos. Este foi o ponto de partida para uma longa história de revoluções sonoras. Nos anos 60, o Rock emergiu com força, sendo a capital o epicentro deste fenómeno, enquanto nos anos 70, o Hard Rock e o Rock Progressivo ganhavam destaque.
No entanto, o acesso à música internacional era limitado em Portugal antes do 25 de Abril. As ondas de rádio, com programas de vanguarda, desempenharam um papel crucial na democratização da música, ao permitir que ouvintes gravassem as tão desejadas cassetes de artistas que não conseguiam encontrar nas prateleiras das lojas nacionais.
Com a Revolução de 1974, Lisboa recebeu uma nova explosão de géneros. O Punk, o Pós-Punk, a New Wave e o Pop/Rock dos anos 80, redefiniram o panorama musical. Na década de 90, foi a vez da Pop Eletrónica dominar a cidade, abrindo caminho para novas tendências que marcaram gerações.
Lisboa foi o epicentro nacional destas várias movidas, mas não esteve sozinha. Outros locais como Almada, Porto, Coimbra e Viseu não ficaram atrás. Cada cidade, bairro e espaço cultural contribuiu para uma verdadeira revolução que atravessou fronteiras e gerou impactos estéticos, socioculturais e políticos. Estas movimentações musicais alteraram comportamentos, atitudes e a forma como as gerações seguintes viveram a cidade.
Em 2023, o ciclo Do Punk ao Near Silence atravessou os bairros lisboetas de Alvalade, Rego, Campo de Ourique e Bairro Alto.
Este ano de 2024, o foco desloca-se para o histórico Hot Club na Praça da Alegria, o Cinearte de Santos e locais icónicos do Cais do Sodré.
A jornada culminará em 2025, com a celebração da Música Improvisada e Experimental dos anos 70, da Música Erudita Contemporânea e do Near Silence, um género que se afirmou em Lisboa após o workshop de Richard Teitelbaum no CCB, nos anos 90, e que se mantém vivo no século XXI.
__
entrada livre (Teatro do Bairro, rua luz soriano 63)
reservas 213 473 358 (segunda a sexta das 15:00 às 18:00)
__
10 outubro 2024
21:00 - LUÍZ VILLAS-BOAS — A ÚLTIMA VIAGEM
Laurent Filipe, 2023, 59´
Produção LFP Lda.
22:00 - Conversa comentada por Gonçalo Falcão
com Carlos Barretto, Laurent Filipe e Luís Hilário
_
11 outubro
21:00 - PHIL MENDRIX
Paulo Abreu, 2015, 70´
Produção Daltonicbrothers / Bando à Parte
22:00 - Conversa comentada por Isilda Sanches
com António Duarte, Paulo Abreu e Vítor Rua
_
12 outubro
21:00 - MICRO AUDIO WAVES — musicbox club docs #2
Paulo Prazeres, 2010, 59´
Produção Co-Produção CTL / Droid id
22:00 - Conversa comentada por Mário Lopes
com António Forte, João Pires de Campos, Gonçalo Riscado e Paulo Prazeres
_
Em Contributos para um Mapeamento, reunimos palavras e ideias d@s participantes acima e também da maravilhosa e icónica Cláudia Efe


*****