segunda-feira, fevereiro 11, 2008

'O Rock'n'Roll salvou a minha vida', no Lótus

Mais uma excelente noite passada no Lótus bar, espaço que já se torna obrigatório para os amantes do rock em geral...

Desta vez, a sala de Cascais recebeu no sábado passado (dia 9 de fevereiro) uma noite regada do mais puro rock'n'roll, com a presença de 4 bandas que tudo fizeram para proporcionar um bom espectáculo, os Komodo Wagon, The Sadists, Murdering Tripping Blues e os norte-americanos The Lords Of Altamont.

Logo no início da noite, pouco depois da hora marcada, os Komodo Wagon iniciaram a sua prestação. Apesar de ser uma banda jovem, todos os músicos estão envolvidos noutros projectos, ou seja, a postura em palco e o rock musculado que debitaram não deixa enganar ninguém.

Troy, o vocalista canadiano puxa pelo público e explica a ideia de cada tema e donde vem a inspiração. Em alguns momentos, parece-nos ouvir uns Soundgarden da fase inicial, especialmente pela voz, mas logo tudo muda e o ritmo dos temas remete-nos para outras sonoridades, tanto devedoras de conhecidas bandas ingleas, como logo depois atravessa o oceano para um som tipicamente americano.

A excelente presença da banda e a cumplicidade musical acima da média só pode resultar num bom concerto. E é isso que os Komodo têm para oferecer. Apesar de curta, a prestação foi muito boa, mas 'os horários são para se cumprir' e a noite ainda estava no início.



Logo depois foi a vez dos The Sadists, um projecto do Xico 'Gritador' (actualmente nos Dawnrider e que passou por bandas como Crise Total, Porcos Sujos, Rolls Rockers, No-Counts, entre outros).

Xico arranca com um "boa noite, somos os Sadists, a ASAE do punk rock nacional" e logo o som sêco e crú da guitarra e baixo dispára, ao balanço da bateria.

Há temas em inglês, com um estilo facilmente identificável (não menos valorizado, é certo) e é notório o envolvimento do público (para além da fileira dos fãs, alguns vindos inclusivamente do Algarve, obviamente conhecedores dos temas) quando Xico grita a plenos pulmões os refrões em português.

O som é 'despido' de efeitos, mas complementado pela rudeza das letras e atitude em palco. Há momentos altos com os fãs em delírio ao som de "A Ira Da Corrente", quanto a mim sempre em grande quando cantado em português. Mas de uma forma geral, o espírito rock'n'roll agradou os presentes.

No fim, muito súor, whisky e a sensação de 'dever cumprido'.



Depois, veio um projecto interessante, Murdering Tripping Blues. Um pouco fora do 'contexto-chave' da noite (ou talvez não), um baterista com um guitarrista debitam ritmos frenéticos com uma calorenta paixão rock, de níveis decibélicos consideráveis e com imagens de fundo a complementar.

Quase um 'drum & bass' cheios de riffs e feedbacks... interessante, sem dúvida.


E nesta altura já o Lótus estava cheio à espera de 'Mr. MC5', o sexagenário baixista da banda de referência do rock americano.




Após uma mudança de material de palco, os The Lords Of Altamont estavam prontos e mal sobem ao palco, a audiência rejubila com a sonoridade da banda.

Nota-se que o tempo passou por Michael 'Mad Dog' Davis, mas nem por isso está desprevenido para uma noite de rock'n'roll. Aliás, o baixista capta mesmo todas as atenções, muita gente ligada ao meio rock nacional fez questão de não perder este evento.


A banda 'transpira' a herança dos MC5, chegando mesmo a tocar versões da banda. O vocalista tem grande presença e voz que facilmente encaixaria em qualquer banda rock, agita-se no meio da multidão, salta para as teclas e desliza palco fora.

O baterista está sempre sorridente, 'martela' como se controlásse o ritmo e os guitarristas executam as suas performances perfeitamente, com solos 'limpos' e não exagerados...


Davis está mais atrás, mas sempre 'ligado à corrente', com uma presença firme.

A multidão agita-se ao longo do desfilar de temas dos Lords...

No final, terminam a sua prestação perante uma multidão entusiasmada e satisfeita, mas poucos minutos depois ainda decidem fazer um encore.

Foi sem dúvida uma excelente actuação, ninguém saiu desagradado com tal entrega dos norte-americanos neste palco.




No final havia o típico zumbido nos ouvidos, ou seja, a confirmação de uma grande noite rock'n'roll.

Rolou muita cerveja noite fora, vislumbrou-se várias vezes copos pelo ar, mas felizmente o prevenido staff do Lótus deu conta do recado, mais uma vez com um atendimento exemplar (ninguém perdia muito tempo no balcão a pedir bebidas, o que é excelente, apesar da numerosa multidão).

Hajam mais noites assim, seja no Lótus ou noutro lugar... a malta aparece!

A dose repetiu-se no Porto Rio, no dia seguinte...

(fotos: The Lords OfAltamont no Porto Rio por Minkas)




2 Comments:

Blogger Billy said...

*********************


Fotos retiradas de...

http://www.forumsons.com/index.php?showtopic=10846&st=30


*********************

9:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para mim, um dos momentos da noite no Lótus, foi a cover do Kick Out The Jams, não só por ser a música que é, e por o baixista dos MC5 lá estar, mas também por ver os fachos a encostarem de lado de braços cruzados, como quem está a pensar - "eh pá, isto já não é muito ariano para mim pá".

Como se eles sequerem pensassem, claro.

5:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home