quinta-feira, abril 12, 2012

San Payo (Peste & Sida) - entrevista no Billy News

 
Falar dos Peste & Sida aqui no Billy News poderia dar origem a um longo texto. Aliás, exaustivo... tão grande, que até poderia originar um livro... e um livro bem extenso.
 
Foi o que aconteceu recentemente, foi lançada a biografia “Peste & Sida - 25 Anos De Veneno” que comemora exactamente duas décadas e meia do lançamento do primeiro álbum da banda.
 
 
 
O livro é composto por 252 páginas recheadas de histórias, com detalhes bem curiosos e opiniões de muita gente de certo modo ligada à banda desde simples fãs, a amigos próximos, editores, músicos de outras bandas, roadies, técnicos...
 
E claro, com tantos anos volvidos e tantas aventuras de Norte a Sul do país, ficaram certamente muitas histórias por contar.
 
A banda decidiu lançar o livro juntamente com os autores Augusto Figueira e Renato Conteiro (exactamente os mesmos da biografia “Censurados Até Morrer”) e promover este lançamento com dois espectáculos ao vivo em Lisboa e Porto, exactamente em jeito de comemoração do livro e destes 25 anos tão preenchidos.
 
O Billy News elaborou oito questões a João San Payo, baixista/vocalista e mentor da banda, mas que nos ajudam a saber como decorreu o processo e a perceber qual o espírito actual dos membros que fazem parte dos Peste. Vejamos o que ele respondeu...
 
 
 
 
 
 
Billy- Lançar um biografia de Peste é obviamente uma tarefa titânica. Como decorreu o processo de recolha e de escolha de tanta informação? A banda teve uma parte muito activa?
 
 
João San Payo- Foi sem dúvida uma tarefa árdua e que se prolongou no tempo mas o seu a seu dono: os louros desta edição vão para os autores, o Augusto Figueira e para o Renato Conteiro que se mandaram de cabeça e que para concretizarem este projecto recolheram centenas de depoimentos e material gráfico que andava esquecido nos baús de muita malta que duma maneira ou doutra esteve ligada à família Peste & Sida. Nós facilitámos contactos, material gráfico que tínhamos e ficou tudo por conta deles. Para além deles também há que dar os parabéns ao David Cardoso da Ulmeiro por ter apostado na edição do livro. Da forma como as coisas estão foi uma decisão firme e corajosa.
 
 
Billy- Apesar do título, o livro inicia-se pela altura anterior à criação dos Peste (ou seja, ainda muito antes do “Veneno” ser editado), pelos elementos originais e nos projectos em que estavam envolvidos. Ou seja, estamos a falar de início até meio da década de 1980. Ao abordarem esta fase, vieram com certeza muitas coisas à memória. Lembras-te bem do momento em que decidiram arrancar como Peste & Sida?
 
João San Payo- Sem dúvida que os primeiros ensaios com o Raposo nos Capuchos (perto da Costa de Caparica) numas férias da Páscoa  (1986 se a memória não me atraiçoa) marcaram a decisão de formar uma banda. O próprio Raposo, entusiasmado com o que se passou nesses dias, pôs-nos a mim e ao Luís a questão de uma forma muito objectiva: « se for para formar uma banda e para levar a coisa avante com alguma seriedade e profissionalismo eu alinho em mudar-me de Roterdão para cá novamente».
 
 
 
 
Billy- Já esperavam um feedback considerável com o disco “Veneno” (1987), que depois foi ampliado com o “Portem-se Bem” (1989) e com a normal procura dos novos fãs (que originou uma reedição em 1990)?
 
João San Payo- Sinceramente não. Éramos jovens, bastante imaturos e não estávamos preparados para gerir a importância que o impacto do Veneno teve. Queríamos era tocar, curtir e fazer as coisas com a mesma espontaniedade que continuamos a fazer ainda hoje. Eu falo por mim, se soubesse o que sei hoje acho que os Peste & Sida nunca teriam parado durante nove anos como pararam.
 
 
Billy- Ainda sobre o livro, lembras-te de parte de alguma história ou algum detalhe que tenhas tido conhecimento apenas pelos depoimentos para o livro? É que a vossa história é tão rica e complexa, que pessoalmente, por muito que conheça a banda, há sempre novas curiosidades e explicações que desconhecia.
 
João San Payo- Ainda não fui surpreendido por falta de conhecimento mas já fui surpreendido pelo reavivar de memórias. O livro tem realmente muitas curiosidades engraçadas que eu já não me lembrava ter vivido... se calhar, é o Dr. Alzeimer que já me começa a visitar de vez em quando!
 
 
 
 
Billy- Paralelamente, o livro é acompanhado (em conjunto) de um excelente CD-tributo aos Peste, com 18 participações de bandas tão díspares como Xutos & Pontapés, Galadum Galundaina ou Simbiose. Queres explicar um bocado como aconteceu o início da ideia e a escolha dos temas?
 
João San Payo- Foi ideia da banda e do nosso manager João Henriques. Lançámos o repto no nosso myspace, no nosso site e facebook. Das bandas underground, de malta mais nova que nós e que de certa forma influenciámos choveram imediatamente uma catrefada de versões no nosso mail. Os Xutos & Pontapés, os Tara Perdida, os Galandum Galundaina, o Manuel João Vieira e outros companheiros de armas e de estrada convidámos a participar e todos alinharam provando que há entre nós, músicos e bandas, uma relação de camaradagem que serve de exemplo a muitos outros profissionais de outras áreas. Um abração especial a outros amigos que não puderam concretizar a sua participação no alinhamento do CD tributo por variadas razões, apesar de terem gostado da ideia e estarem cheios de vontade: Xana, Flak e Alex dos Rádio Macau, Adolfo, Sapo, Vasquinho dos Mão Morta para citar duas bandas nossas contemporâneas, PacMan e João Guincho dos Dias Da Raiva, DaPunkSportif, Algodão, Bernardo Barata (Feromona, Diabo na Cruz), Ana Bacalhau (Deolinda)... um abraço a todos!!!
  
 
 
 
Billy- No dia 13 de Abril vão actuar na República da Música em Alvalade (Lisboa) e logo depois a 21 de Abril no Hard Club (Porto) em jeito de comemoração desta edição. O espírito festivo é uma constante nos vossos concertos, mas vão ter algo extra no espectáculo, alguns convidados a participar?
 
João San Payo- Em Lisboa vão subir ao palco alguns amigos que já passaram pelos Peste & Sida: convidámos o Orlando Cohen e o João Pedro Almendra que já confirmaram a sua participação, o Nuno Rafael que está por confirmar e o Marte Ciro que infelizmente não pode participar. Convidámos ainda o Ian Mucznik (Los Tomatos, Prince Wadada, Moi Non Plus e meu companheiro de armas nos Rat Swinger) e o João Henriques (o Jonhie vocalista dos Simbiose, baterista dos Asfixia e nosso manager). E ainda poderá haver mais surpresas! Contamos também com o DJ Billy (não sei se conheces) e o DJ dub_dub para animarem a festa ao despique.
No Porto teremos para a abertura uma banda de amigos nossos que participou no CD tributo e que convidámos para fazer as honras da casa: os GALANDUM GALUNDAINA irão brindar os fãs de Peste & Sida com a sua versão do "Bebe Vinho" e tocarão mais algumas faixas suas. Serão os nossos aliados da noite na promoção do multi-culturalismo e da tolerância que  será sempre uma das nossas bandeiras.
E o espírito festivo dos Galandum Galundaina tem tudo a ver com o espírito Peste & Sida! Vai ser de arromba!!!
 
 
 
Billy- Apesar da tradição de ´mudanças` nos músicos da banda, já estás há vários anos com estes elementos integrados, até mesmo com um convidado apenas ao vivo (Ricardo Barriga) e ainda com o último álbum “Não Há Crise” em sintonia. Como tem sido este último ano ´na estrada`, continuam a entusiasmar malta pelos quatro cantos do país ou os concertos são menos frenéticos?
 
João San Payo- Quando Peste & Sida sobe ao palco é para ROCKAR! E quando Peste & Sida rocka parte a loiça toda! Sempre foi e continua a ser assim!!!
  
 
 
 
Billy- Para finalizar, pedia-te para deixares uma mensagem aos leitores do blog e em geral aos fãs dos Peste & Sida.
 
João San Payo- Aos fãs de Peste & Sida tenho de agradecer humildemente todo o apoio dado durante estes 25 anos. Eles são a verdadeira razão pela qual estamos a comemorar esta data. Durante estes anos, em momentos complicados dos Peste & Sida, questionei-me algumas vezes se não seria mais sensato pôr um ponto final e passar o testemunho. Mas sempre que o país passa por crises sociais e económicas como a que estamos a viver actualmente levanta-se um batalhão de vozes a incentivar-nos e a lembrar-nos que Peste & Sida é uma banda que faz falta no panorama da música nacional.
Aos leitores do blog mando um grande abraço e saúdo-os pelo bom gosto da sua escolha!!! Billy-News, o blog mais descontraído das novas tecnologias de informação!!!
 
Um grande abraço a todos do João San Payo
 
 
 
  
 
Já sabem, os dois eventos comemorativos decorrem nos próximos dias 13 e 21 de Abril...




Podem obter todos os detalhes da banda, nos links oficiais...

 
email:  pestesida@gmail.com
 
 
 
 

2 Comments:

Blogger Maria João Ramos said...

Grande entrevista!!!

3:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito fixe a entrevista, grande sampaio

5:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home