sexta-feira, janeiro 18, 2013

Manolo (Crise Total) - entrevista sobre os 30 anos da banda


Os Crise Total comemoraram no início de Janeiro o seu trigésimo aniversário com dois concertos bastante efusivos (dia 11 no Ritz em Lisboa e no dia seguinte no Hard Metal Fest em Mangualde).

O Billy News aproveitou esta altura para fazer algumas perguntas ao vocalista Manolo que esteve desde os primeiros tempos ligado à banda, regressando há cerca de cinco anos (que juntamente com o guitarrista Rui Rocker formam 50% dos Crise originais).

Sobre este balanço actual, vejamos o que ele nos respondeu...







Billy- Comemorar 30 anos desde o início da formação da banda é obra. Que recordações guardas dos primeiros momentos ou pelo menos, da primeira fase dos Crise Total?

Manolo- Principalmente tenho saudades dos ensaios e da enorme produtividade dos primeiros anos! As idas ao Algueirão para em geral se tocar na garagem do João Filipe que muitas vezes se tornavam em mini concertos devido a quantidade de malta q por lá aparecia e as mocas e bebedeiras,etc que por lá se apanhavam!




Billy- Dessa fase mais inicial, que concertos recordas com mais satisfação, que tenham corrido melhor e ficado na memória?

Manolo- Em especial para mim deve ter sido o da Comuna que teve casa a abarrotar (primeiro concerto dos Emílio e a Tribo do Rum)com Ku de Judas e até os Mata-Ratos tocaram uma ´beca` só com metade da banda ou algo assim.
E também houve o inicio algo teatral feito pelo próprio pessoal da Comuna q ate foi acompanhado a ritmo tribal em bateria pelo João Filipe! Os gajos estavam todos escondidos, digamos camuflados com papel de jornais se não me engano nas paredes....ahhhh e os bilhetes que eram cartas de porno....hahah...clássico instantâneo! Outro claro, foi o do Porto organizado pelo Neno da Zine Cadáver Esquisito de quem plagiamos um dos seus belos desenhos, dele ou da zine!




Billy- Realizar a comemoração em Lisboa, num espaço como o Ritz foi algo minimamente ambicioso e felizmente correu bem. A sala praticamente esgotou (havia muita gente a comprar bilhetes momentos antes do evento, com receio de esgotar), houve várias bandas de pessoal amigo a ajudar ao grande ambiente lá vivido e a ´simbiose` com o público foi excelente, um verdadeiro espectáculo. Como analisas esse concerto, da tua perspectiva em cima do palco?

Manolo- Não poderia ter corrido melhor em todos os aspectos, infelizmente não posso comentar a prestação das outras bandas pois atrasei-me e não as vi mas o pouco que vi de Simbiose e pelo que me contaram foi 5 estrelas! Estava com medo por causa do elevado preço dos bilhetes mas claro que eles resultam do estado triste em que as coisas estão por cá e por esse mundo fora mas também tendo em conta que era o nosso trigésimo aniversário e claro com mais 4 bandas, sendo 5 ao todo se calhar visto dessa maneira o preço dos bilhetes foi o ideal! Fiquei deveras emocionado pelo pessoal ter aparecido em peso e ter juntamente com as bandas ajudado numa noite especial que por muitos anos me hei-de lembrar com um sorriso nas ventas!




Billy- Resolveram comemorar este aniversário também com um concerto em Mangualde (no dia seguinte ao de Lisboa, a 12 de Janeiro), com a participação num evento com várias bandas. Como correu essa noite?

Manolo- Também correu bem, tivemos que encurtar o reportório pois as coisas atrasaram-se mas em geral acho que foi positivo visto ser a primeira vez que tocamos num festival principalmente Metálico de origem e de maioria do público, mas estavam lá amigos e pessoal que foi de propósito para nos ver o que dá sempre aquela moral!




Billy- Há planos para mais eventos comemorativos? Sei que estão confirmados num festival, o Santa Maria Summer Fest em Beja a 8 de Junho.

Manolo- Pois em Junho, o plano será talvez ir-se também a Aveiro outra vez, pois lá a festa é sempre altamente sem contar que se faz por lá também do melhor Punk Rock da nossa onda! Quem sabe também talvez mais uma data mas pelo menos essas duas seriam o ideal!




Billy- Para finalizar, há cada vez mais motivos para se gritar «A Crise Continua». Os Crise têm motivos para continuar, se calhar tão motivados ou ainda mais do que há trinta anos. Que pensas sobre um ´futuro próximo`, digamos mais imediato para a banda?

Manolo- Haverá sempre motivos para bandas como a nossa, para continuar e como agora já está bastante coesa em termos dos novos membros que já se integraram completamente na banda e na onda, portanto já deixaram de ser os novos membros !Se o single sair como está previsto pela Rastilho, isso também ajudará nas comemorações dos 30 anos e era bem para a altura dos próximos concertos! Claro que ainda há a velha historia do tributo, ando a ver se consigo convencer quem de direito, era bom que saísse no verão! Talvez o melhor será uma colaboração de várias editoras e ando em conversações (bem minto, já tenho os números de telefone) mas vou ligar aí a um par de pessoas, a ver se estarão interessadas em lançar o projecto, finalmente! E para se acabar a celebrações em grande seria também bom finalmente levar os Crise Total a Londres e a Brighton, coisa como o tributo, que já se está a pensar há muito, mas acabou por não se ter podido concretizar ainda!

RESISTE/PROTESTA/SUBVERTE   (A) // (E)







Podem ficar actualizados com as notícias da banda, acedendo à página no Facebook, clicando aqui!




CRISE TOTAL were formed in'83 in two Lisbon suburbs(Algueirao e Portela)they were pioneers of the Hardcore/punk('80's)movement in Portugal along with bands like Mata-Ratos/Ku de Judas/Cagalhoes/etc.they just had 25thaniversary&still going strong!