terça-feira, abril 19, 2022

Estado Terminal - "Corrosão" (review CD)

E chegou ao Billy News o recente trabalho lançado em formato físico (CD) mesmo no final de 2021, desta banda do Barreiro.

 

Os Estado Terminal formaram-se em 2018 e desde essa altura têm actuado por várias salas, principalmente pela margem sul com um público que já os conhecem bem, até obviamente à paragem forçada em 2020.

 

E nada melhor do que regressar ao activo com um álbum ´em mãos´.

Neste "Corrosão" sente-se logo aos primeiros segundos que tiveram um especial cuidado com a produção, sonoramente muito competente e com todos os instrumentos e voz a soarem distintos.

O som da banda desfila pelos vários temas, ora numa frenética ´corrida` de guitarras e bateria (um bom exemplo é «Querido Mundo», faixa muito bem conseguida), ora variando por faixas mais introspectivas e calmas.

Há uma paixão latente (em minha opinião, claro) pelo rock português dos anos oitenta, patenteada pelas vocalizações de Gabriel Rosa, por vezes há ecos de um Jorge Palma (em «Palavras Para Quê»), mas numa audição mais atenta é só uma mera semelhança.

«Pudor» com os coros reforçados e rápida velocidade, cativa facilmente, será de certeza uma faixa que ao vivo ainda ganha mais calor.


 

Aliás, as guitarras têm uma função preponderante em todo o disco, com dois muito bons guitarristas (e sem arrastarem em demasia os solos, aspecto que especialmente aprecio).

«Ilusão» traz-nos o tal rock da (para muitos) saudosa década portuguesa, chegando mesmo a roçar o hard rock.

Um tema mais directo e cru, definitivamente mais punk é mesmo «Estado Terminal«, quiçá um dos primeiros que a banda compôs. Simples, corrido, com a bateria a marcar passo, a letra conquista facilmente... bom.

Há mais temas rock pelo meio, o disco termina com «Estivador», uma temática que a banda se identifica muito, basta ter atenção à letra.

No total são 12 faixas em cerca de 44 minutos que demonstram bem a sonoridade da banda, que como referi está bem gravada neste CD digipack que se apresenta numa edição de autor muito bem conseguida e que facilmente conquista adeptos, tanto mais ligados ao punk, como ao rock em geral.

 

Podem ver o vídeo e ouvir um dos temas deste disco, exactamente «Para Ti», já abaixo...


De salientar que a banda vai participar no evento Vai D´Embute no próximo dia 28 de Maio, em Sacavém...



Podem obter mais detalhes sobre os Estado Terminal acedendo aqui!