quarta-feira, abril 10, 2024

Zurrapa - "Manual de Incitação A Uma Vida Boçal" (review)

Já de ´rajada´ vos aviso que este é um grande, grande álbum da banda de Viseu!

O sexto disco de estúdio traz-nos muitas curiosidades, imensas alusões a memórias antigas e detalhes do universo punk, que facilmente vai cativar os fãs. 


A começar pelo ´livro` que acompanha o CD «Manual de Incitação A Uma Vida Boçal», os Zurrapa estão logo de parabéns!

As imagens a acompanhar as letras das músicas são inequívocas, são [quase as] capas de grandes discos, verdadeiros clássicos do punk mundial.




A abrir o disco, uma introdução que aparenta ser longa, mas que faz todo o sentido ouvir do primeiro ao último segundo... sintoniza todos este "Manual" e se ´a palavra é uma arma`, aqui espelha toda uma realidade que nos rodeia, numa contestação muito real e sentida.

Segue-se "Lá Lá Lá", um ´quase` instrumental ´à la Zurrapa`, 1-2-3-4 siga, com a bateria  marcar passo.

"Beber P´ra Esquecer" traz-nos mais um sentido da realidade, um constatar da actualidade que nos é inerente, com algum ´cinzentismo` (ou negativismo que no punk faz tanto sentido e eu aprecio).

Feliz é o tema "Lítio" que tanto deu que falar e foi o tema de avanço deste trabalho. Bom ritmo e feliz letra adornada com gravações da televisão a ´chamar todos os bois pelos nomes`.

Logo depois, um dos melhores temas, "Queremos Uma Festa Punk" que nos traz à memória um clássico dos brasileiros Replicantes, mas que na realidade não se trata de uma versão e sim de um original. Esta música facilmente vai meter tudo em movimento nas actuações ao vivo. E ouve-se «antes que o Costa volte a ser primeiro e o Marcelo muito mais beijoqueiro...". Festivo e muito bom.

De seguida, um dos melhores temas do disco, "Governados Por Cabrões". Tanto pelo corrosivo e directo apelidar a quem merece, como musicalmente, típico som da banda até com um momento ska. E toda a letra faz sentido.

 


"Live Fast, Die Drunk" é a surpresa deste álbum, a primeira faixa dos Zurrapa cantada totalmente em inglês. A voz de Lemmy ouve-se de entrada e trata-se realmente de um tributo aos Motörhead (não é uma versão) com a letra a ser composta por títulos de discos da banda inglesa.

Depois surge "Um Mundo Sem Paz", uma temática que os Cólera abordaram há décadas e que é uma preocupação cada vez mais frequente na actualidade.

"Kiss Kiss Banga Banga" é um descomprometido e festivo tema, que muito provavelmente poderá ter tido rastilho numa viagem da banda aos Açores para uma actuação (é ver o ´Diário de Bordo` no Youtube e descobrem).

Outro tema que nos remete para umas décadas atrás e que se calhar hoje faz muito sentido (com a eventual proposta da reactivação do Serviço Militar obrigatório), "Umas Botas E Um Fuzil" é um lamento e ao mesmo tempo não. Vão descobrir em toda a letra.

 


Um excelente tema vem de seguida, uma faixa com um balanço incrível. "Sem Saia Nem Soutien" tem um ritmo muito cativante e com uma linha de baixo melódica, a voz grave do Fonseca e uma letra mordaz, resulta tudo muuuuuito bem. E começa com um «encostado ao balcão» (outra alusão a um tema conhecido, neste caso de Censurados, mas fica por aí).

O disco encerra com "P´ra Manter As Ilusões" (uma canção do bandido), "A Tua Navalha" (faixa lenta com o tal ´cinzentismo`) e "A Valsinha Do Pilota" (uma valsa-roqueira-malandreca).

Excelente trabalho gravado pela banda em 2023, que (só por ´acaso`... ou não) faz todo o sentido em 2024. 

Obrigatório para quem segue os Zurrapa, para os curiosos é extremamente aconselhado a ouvirem atentamente... vão se divertir.

Para terem uma noção exacta deste "Manual..." podem ouvir as 14 faixas disponibilizadas pela banda acedendo aqui! 

 

 

Podem... e devem... é que este vai ser o vosso manual nos próximos dias! 

Reforço mesmo... parabéns Zurrapa!


                                                    CD 2024 (edição de autor)

 


Ficam aqui os dois vídeos já divulgados com faixas do álbum...




Na salutar e activa discografia da banda, além deste trabalho podemos encontrar:

«Na Taberna Do BA» (2017)

 «Zurrapa Som Sistema» (2018)

 «(Des)governo No País Das Maravilhas» (2020)

«Lambe-me O CUbo» (2020)

 «O Triunfo Dos Porcos»(2022)

Podem contactar os Zurrapa, saber quais as datas dos próximos concertos, encomendar o disco e até t-shirts alusivas a este "Manual..." acedendo aqui ou através do email:

zurrapa2017@gmail.com

 



 

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

grandes! ainda nao ouvi este

4:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande banda, grande power. Carrega Zurrapa

10:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home