Calendário

quinta-feira, maio 15, 2025

Porta Voz - "96/24" (review ao CD)

Lançado há poucos dias, chega-nos este disco da banda lisboeta que agora se apresenta com uma formação renovada.

Mas este trabalho trata-se de uma compilação de 15 temas relativos aos três álbuns já lançados pelos Porta Voz, apenas consta um tema inédito no alinhamento... mas já lá vamos a essa nova faixa.


Os discos de estúdio foram "Não Vou Ser Assim!" (2013), "Obrigação Alucinação" (2014) e ainda "Ao Sabor Da Corrente" (2024).




Mas atenção, neste "96/24" não se limitaram a juntar as faixas uma a uma, há um tratamento no som ligeiramente diferente do que consta nos originais. Obviamente sem desvirtuar o carisma da banda.

Ou seja, há uma produção cuidada que ajuda a soar bem as diferentes gravações que obviamente com a diferença de condições sonoras desde 2013, torna-se natural que pudesse ´saltar à vista` essas discrepâncias. Neste caso, o autor/responsável Paulo Vieira está realmente de parabéns.


«Estrela», «Não Vou Ser Assim», «Obrigação Alucinação» têm assim um equilíbrio musical perante as recentes faixas «Ao Sabor Da Corrente» e «Não Há Tempo A Perder».

O disco segue com «IRS» (uma das melhores faixas dos tempos iniciais da banda), o acutilante «Ó Vida», o cativante «O Que Fazer», «Billy» (dedicado ao autor deste blog), «Memórias», entre outros momentos, alguns com quase 30 anos... há que recordar esse significativo detalhe.


A meio do alinhamento, mais exactamente na oitava faixa surge o inédito «Confia Em Mim». 

Uma boa surpresa, interpretado já com o guitarrista Ricardo Vieira numa fase muito recente (após a vaga deixada pela saída do co-fundador Orlando Cohen).

O tema é bastante melodioso, diria até radiofónico. Há um feeling a ´Para Sempre` dos Xutos & Pontapés, mas claro, com diferenças. A voz grave de Bruno soa muito bem, tal como a cumplicidade guitarra-baixo-bateria que está num nível muito, muito bom.


No total são 16 temas em cerca de 52 minutos, como já referido em jeito de celebração dos quase 30 anos dos Porta Voz (mesmo que com algumas paragens de actividade). 

O punk rock respira e pontua em vários momentos, especialmente pelas faixas mais ´nervosas`, embora haja algum afastamento mais recente em termos líricos e até de velocidade dos temas nesta última fase, como foi sentido no álbum do ano passado (com certeza opção da banda).

Mas o rock corrido e a apelar aos coros dos refrões, está cá... na verdade, desde sempre. E também uma óbvia paixão pela música [moderna] portuguesa.

Ou seja, trata-se de um disco ´aconselhável` a todos os que acompanham os Porta Voz, ´obrigatório` para quem pouco conhece a banda (trata-se de um bom ´cartão de cidadão` para estes últimos).


                                                                      CD 2025   (edição de autor)


Já abaixo podem ouvir a faixa inédita, «Confia Em Mim»...


Podem contactar a banda acedendo aqui ou pelo email:

portavozconcertos@gmail.com


(Porta Voz - formação actual)


2 comentários:

Anónimo disse...

onde compro?

Billy disse...

***

Para já, directamente com a banda, basta solicitar:

portavozconcertos@gmail.com

https://www.facebook.com/portavozrock1


***