quarta-feira, setembro 05, 2012

Viralata - review ao álbum "Vai Buscar"


Formados no final de 2010, os Viralata vêm o seu primeiro trabalho editado em finais de Agosto. E o disco ´espelha` exactamente o que é esta banda.

Um grupo de amigos com alguma experiência (em outras bandas com alguma longevidade) que tinha vontade de compor temas que facilmente ficam no ouvido, com letras sarcásticas, ora algo sérias, ora extremamente bem-dispostas, que apelam ao sing-a-long, ao entoar dos seus refrões.



Como referi, «Vai Buscar» é de audição fácil, iniciando-se com ritmos punk rock melódicos (por vezes fazendo lembrar a sonoridade actual de Tara Perdida), a primeira faixa "Zé Ninguém" é um bom exemplo.

"Homem Que É Homem" é um dos temas mais sérios, com letra sóbria e incisiva.

Logo depois vem um tema que já é um hino nos concertos ao vivo, "Ivone" deixa meio mundo com um sorriso na cara. A melodia e o ritmo ajudam imenso para que seja fácil de cantarolar...

O espírito brincalhão dos Viralata não pára, "Carocho" e "F.A.M.E.L." (Foda-se A Mota É Linda) segue essa linhagem.

"Contagem Decrescente" já ´entranhou` devido à massiva e curiosa promoção do evento de lançamento do álbum em Lisboa, que continha um excerto desta faixa.



Mais para a frente, "Desamparado" mostra que a banda absorveu influências dos nomes mais influentes no punk nacional da década de 1980 e 90 (aliás, na contracapa do CD, surge a imagem de um disco de Peste & Sida junto a umas garrafas e latas, banda esta que é uma das inspirações mencionadas pelos próprios).

"Todos Os Nomes" é quanto a mim, a melhor faixa do disco. Há um saudosismo a fazer lembrar «Fui» dos extintos Censurados (pelo menos na letra do tema, não tanto na música). A melodia e ritmo da música cativa facilmente e a voz de Ulisses ´assenta que nem uma luva`, para tornar desde já este como um dos melhores temas de sempre, da banda.


No total são 10 faixas com pouco mais de 30 minutos. O artwork do disco atrai (com todas as imagens em cartoon), a gravação e produção está bastante equilibrada, os instrumentos soam bem e distintos, as vozes estão bastante bem captadas, o que no resultado final ajuda imenso à tal audição simples e directa.

Para pouco mais de um ano e meio de existência, os Viralata estão muito bem colocados no panorama musical nacional, até com a ´ajuda` das presenças assíduas em vários festivais de média e grande dimensão, com positivas reacções do público. E o álbum, ajuda a ´cimentar` essa posição.

Esperemos que não esmoreçam e cresçam cada vez mais... mas sempre com os pés ´bem assentes na terra`.

                                                                        CD HellXis Records 2012




Podem obter mais info actualizada dos Viralata em...

https://www.facebook.com/viralatapunk/info

Podem pedir mais detalhes ou mesmo encomendar o disco através do email da banda:

viralatapunk@gmail.com