terça-feira, janeiro 08, 2013

Crise Total - biografia actualizada




***   Crise Total   ***

Depois dos seminais Crise, em 1983 formou-se entre Algueirão (zona de Sintra) e a Portela (Lisboa) o núcleo duro dos Crise Total.

João Filipe na bateria, Paulo Ampola no baixo, Rui Ramos na guitarra e Manolo na voz criavam as músicas que iriam permanecer como verdadeiros ´gritos de guerra`, tão contemporâneos na actualidade.

Em 1984, quando participam pela primeira vez num concurso de música modernano saudoso Rock Rendez-Vous (a mítica sala lisboeta), foram de imediato considerados de ´banda revelação` no evento.

Nessa mesma sala iriam gravar um dos hinos mais emblemáticos da cena punk/hardcore nacional, “Assassinos No Poder” que com carácter mais oficial, entrava na compilação "Ao Vivo no Rock Rendez-Vous em 1984" da editora Dansa do Som.

O estatuto de banda de culto já era indissociável, várias gravações da banda ao vivo iam passando de mão em mão pelos fãs, ávidos de ouvir os temas que ficaram na história do punk português.

A actividade ao vivo no meio da década de 1980 era efervescente, com actuações frenéticas ao lado de bandas como Ku De Judas, Grito Final e Mata-Ratos.

Os Crise Total participaram em vários festivais (Lisboa, Porto, Almada), a popularidade era grande e chegaram mesmo a tocar com os Xutos & Pontapés.

Em final de 1986, alguns membros abandonam a banda, integrando outros projectos musicais e mesmo deixando o país (para Macau e Canadá).

Em 1988 ainda há um novo fôlego com dois novos elementos (Tiago na voz e Rui Barata na bateria), mas com poucos resultados práticos.

1995 marca o regresso dos Crise Total, com os regressados João Filipe e Rui Ramos e ainda com Pejo e os eternos fãs da banda, Xico e Libelinha (Subcaos, Porcos Sujos).

Logo depois, houve muitos concertos no horizonte, alguns deles com carácter memorável (no Johnny Guitar e Voz do Operário em Lisboa e ainda no festival punk em Faro, ao lado dos The Exploited, Ratos De Porão, Tara Perdida, Mata-Ratos, entre outros).

Nesse mesmo ano (1996) é editado o CD " A Crise Continua" pela editora Fast´n`Loud com 16 temas regravados em estúdio.

Nova crise no seio da banda, em 1997 o vocalista Xico sai, para dar lugar a Miguel (M.A.D.) que ainda participou numa série de concertos, estreando-se no Café Central, sala situada na Avenida 24 de Julho, em Lisboa.

Em Setembro de 2003, a editora Zero Work Recs lançou o disco "Suicídio Involuntário", gravado originalmente em 1997 com Miguel nas vocalizações.

No final desse ano, surgem os Crise Total com uma formação bem diferente, apresentando apenas Rui Ramos como membro original (na mesma, na guitarra) e actuam com os ingleses Varukers em Linda-a-Velha.

Desse concerto, renasce o conceito Crise (Quase) Total, projecto itinerante apenas com o intuito de não se perderem na memória os grandes temas da banda, bem como de apresentá-los ao vivo para as novas gerações, que tanto tinham ouvido falar mas que com a distância temporal, nunca tiverem oportunidade de sentir a força e energia de temas como “Prefiro”, “Derrame De Sangue” ou “Foi Portugal”.

Em 2008, o tema já era ´quente` entre os fãs de punk... estava a ser preparado um regresso dos Crise Total.

A editora Subsoundz edita “Bem Viva No RRV”, um disco com gravações antigas ao vivo (desde 1984 a 1988), alguns temas captados no Rock Rendez-Vous.

Foi o rastilho necessário para um regresso nesse mesmo ano, com uma mini-digressão pelo país em comemoração dos 25 anos da banda, liderada por Manolo, Rui Ramos que eram acompanhados pelos estreantes Rattus (Albert Fish) e Jonhie
(Simbiose). No Porto, o vocalista lesiona um joelho em plena performance, regressando no dia seguinte para Lisboa (mais exactamente nos arredores, para um concerto na Academia de Linda-a-Velha), subindo a palco com uma bengala de apoio.

Em 2009 fazem entao mais um mini-tour indo outra vez ao Porto Rio e ao In Live caffe na Moita tocando no Norte com Freedoom e os Eskizofrenicos e na Moita com os Decreto 77.

2010 traz novamente uma nova digressão com cerca de 5 datas e com um público bastante fiel e seguidor da banda, terminando com uma grande prestação Lisboa na 3ª edição do Festival Outsider (fanzine actualmente extinta).

No ano de 2011, devido à obrigatoriedade de permanência do vocalista Manolo em Brighton (Inglaterra), apenas surge uma nova edição, o split com os norte-americanos White Flag, um single 7" (vinil) em parceria com várias editoras, contendo dois temas “Depressão” e “Condeno”, duas faixas antigas também regravadas neste ano.

Com concerto confirmado em Março de 2012 ao lado dos alemães Cut My Skin (em Lisboa), a banda agenda nova digressão pelo país, que passa pelo Porto e Aveiro. Os concertos são cada vez mais efusivos, se muitos consideraram o espectáculo na Casa de Lafões com os germânicos como ´o melhor`, os próprios
Manolo e Rui Ramos referem que, apesar de ter corrido muito bem, talvez a melhor data tenha sido a de Aveiro (Mercado Negro).

2013 é o ano de comemoração dos ´30 Anos De Crise`. Não é qualquer banda que se pode gabar de poder manifestar-se com um evento festivo em jeito de aniversário, com uma data destas!

A festa vai decorrer no renovado Ritz Clube, sala bem no ´coração` de Lisboa (junto à Avenida da Liberdade) e a banda conta com imensos amigos para ajudar a que seja uma noite inesquecível, numa comemoração inigualável!

Simbiose, Acromaníacos, Albert Fish, Dr. Bife & Os Psicopratas e ainda DJ Billy vão dar o mote para que no dia 11 de Janeiro de 2013 se grite bem alto os refrões de faixas tão actuais, numa homenagem aos Crise Total e aos seus fãs, que nunca deixaram de acompanhar uma das bandas mais inspiradoras, explosivas e sarcásticas, do nosso panorama musical.

E no dia seguinte 12 de Janeiro vão a mangualde ao 19.o HardMetalFest com o contingente de bandas Lisboetas (Simbiose,Dawnwrider,Re-Censurados) participar pela primeira vez num festival principalmente metálico de origem!

A Crise continua…