quinta-feira, janeiro 10, 2013

Movimento contra o abate de Zico (cão de Beja)


CONTRA O ABATE DE ZICO (BEJA)
Todas as acções que estão a ser levadas a cabo para impedir que mais um cão seja abatido para pagar os erros daqueles que deveria ser responsabilizados, assumem uma importância crucial! [...]



Boa Tarde,

No seguimento dos acontecimentos relatados pela comunicação social relativamente ao caso de Zico, cão arraçado de Pit Bull que, supostamente, provocou a morte a um bebé de 18 meses, e como cidadã contribuinte deste país, solicito que a câmara municipal de Beja, e quem de direito, analise muito bem esta situação e não proceda ao abate do cão em causa. É do conhecimento dos entendidos, e também deveria ser dos veterinários que trabalham nesse município, que não há raças perigosas. Existem sim donos perigosos, inconscientes e que não se preocupem, nem em providenciar o bem estar e educação dos animais que adoptam, nem em proteger aqueles que são mais frágeis, como foi o caso deste bebé. A haver culpados, que os há, serão os adultos desta família. O bebé que faleceu é a maior vítima, pois não teve protecção adequada por quem tinha essa obrigação.

O cão que se encontra agora no vosso canil será igualmente uma vítima, uma vez que se teve alguma culpa na morte da criança, (e já circulam notícias de que no relatório médico da autópsia feita à criança não há indícios de mordeduras) foi por desmazelo e desconsideração dessa família que, como infelizmente tantas outras por este país, continua a levar para casa animais como quem leva um tapete ou um quadro. Não se preocupando se o espaço é adequado para o animal, se tem tempo para o educar, para o passear, se tem possibilidades financeiras de lhe prestar os cuidados médicos que ele necessitar e, ao que parece, se tem a responsabilidade suficiente de registar um animal desta natureza e proceder ao seguro exigido por lei.

Por tudo isto, peço que a vida do Zico seja poupada e que o mesmo seja entregue a quem provar que o sabe cuidar. E penso que já há candidatos...

Sem outro assunto,
despeço-me com os melhores cumprimentos.





O texto original, o movimento e petição a decorer podem ser lidos aqui!

 

10 Comments:

Blogger Billy said...

***

Todas as acções que estão a ser levadas a cabo para impedir que mais um cão seja abatido para pagar os erros daqueles que deveriam ser responsabilizados assumem uma importância crucial! Enviem os emails, copiem e colem o texto nas paginas do FB dos meios de comunicação social, da Camara, do Canil...

Assinem a Petição OnLine. Sigam as novidades na página da Animal.

TODOS JUNTOS PODEMOS FAZER A DIFERENÇA!!

Entrem na pagina do evento, têm lá concentrada toda a informação e os links!


https://www.facebook.com/events/434732539930311/




***

11:54 da manhã  
Blogger Cristina Paulo said...

Obrigada pela partilha Billy! Todos juntos podemos fazer a diferença sim!

12:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

m.josé
gostava de acreditar que resulta algo positivo daqui,as mentalidades demoram muito tempo a mudar e acima de tudo é preciso vontade
temos que olhar para os animais como
parceiros de vida

1:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

segundo parece a criança nem foi mordida. uma vergonha a noticia que deu nos telejornais

12:11 da manhã  
Blogger Billy said...

************


“O animal pertence a um tio do menino, que vive na mesma casa com os pais e os avós da vítima. Em declarações aos jornalistas, o avô da criança, Jacinto Pinto, disse que o cão estava «às escuras» na cozinha da casa quando o menino foi àquela divisão e «caiu-lhe em cima» e o animal atacou-o. O que aconteceu «não tem explicação» porque o cão «era meigo», «sempre conviveu com crianças» e em nove anos de vida «nunca» antes tinha atacado ou feito mal a alguém (…)”,


in www.publico.pt



************

1:57 da manhã  
Blogger Billy said...

*************************


Artigo de opinião (não encontrei autoria)





“O miúdo caiu em cima dele e ele atacou”, são palavras de Linda Rosa, a veterinária municipal de Beja que adianta uma declaração incompreensível: “Como ou porquê ao final de nove anos de convivência com a família? Está na natureza de todos os cães, particularmente estes cruzados de raças potencialmente perigosas, como o pitbull”. Uma pérola de sabedoria nestas palavras.

Senhora veterinária, se a senhora fosse um cão, estivesse deitado num quarto às escuras e lhe caíssem em cima, mesmo que fosse um Yorkshire miniatura iria com certeza reagir!

Quando foi recolhido pela Câmara, e segundo o testemunho da veterinária municipal, o cão “estava bem tranquilo e não mostrou agressividade nenhuma”.

Não sou uma “dog person” e sinto muito respeito por cães possantes e de grande porte. Mas sei que o primeiro e principal problema comportamental da esmagadora maioria dos cães tem um nome: dono. E por coincidência, apesar de ter todas as provas de ser um animal dócil, Jacinto Pinto, o avô, confessou que estava “desejando” que o animal fosse abatido e que “há uma ano e tal” tinha ido à AMALGA (N.A. vulgo canil municipal) para o tentar abater, porque “não tinha condições para ter o cão em casa”. Palavras para quê…?

Na imagem, viu-se um cão com aspecto submisso e tranquilo, com a coleira de tal modo presa às grades que não conseguia mover a cabeça. Não se viu ponta de agressividade. E a mim, que tenho a péssima mania de pensar, tudo me parecia tão estranho, tão mal contado. E estava.

Compreendo a angústia dos pais da criança. A mesma angústia que sentiriam se o filho fosse empurrado por outra criança e caísse e batesse com a cabeça e ficasse gravemente ferido.

Que pena o cão não ter pais.

Que pena a criança ter morrido.

O cão, esse está no corredor da morte, e a sentença não estava dependente da sobrevivência ou não da criança, pois seria morto e ponto final. Não se trata de um violador de crianças cuja pena é mais leve se a criança abusada não morrer, e que é protegido por guarda policial, e que tem uma cela confortável onde não fica preso pelo pescoço.

O cão morreu no momento em que declararam o presumível ataque. Porquê? Alguém sabe? Alguém tentou saber?

Ah, já me esquecia… é só um cão.

E no meio de toda esta tragédia, de toda esta desgraça… como se deixa um bebé de 18 meses entrar sozinho numa cozinha escura onde está um cão a dormir…?




*************************

1:59 da manhã  
Blogger Billy said...

*************


Petição Contra O Abate Do Pitbull


http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N34295


*************

3:35 da manhã  
Anonymous Marta Gonçalves said...

Uma estupidez, tanto o cão como o bebé são inocentes no meio desta história, pois ambos não tiveram culpa.
Há sempre outras soluções sem ser maltratar e matar, pois se qualquer pessoa se colocasse na posição desse cão decerteza que não iria gostar. Os cães podem ser animais irracionais mas o mais impressionante é como há pessoas mais irracionais ainda e acima de tudo egoístas,racistas por pensarem só nelas próprias e na sua raça,neste caso refiro-me à tal veterinária Linda Rosa,pode ler tudo o que eu escrevo na net sobre o Zico e os outros animais,mas nada mudará a sua pessoa.

8:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

essa veterinária nem merece o diploma que tem, era rua já.

6:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

POr acaso tem piada isto. Criticam esta familia por ter o cão mal tratado, magro, enfiado numa varanda, etc; O proprio dono disse que não tinha possibilidades de ter o cão e quis abate-lo. Então o que sugerem as pessoas que esta familia fizesse? São culpados de não ter uma moradia na Quinta da Beloura com jardim de 1000m2 para o cão correr? São culpados de viver num apartamento minusculo que nem para as pessoas chega, quanto mais com um cão daqueles? E sabemos lá o que aocnteceu na vida desta gente, se calhar já viveram bem, noutra casa com melhores condições e tiveram de mudar; se calhar o tio (que era o dono do cão) mudou-se recentemente para aquela casa porque quem sabe até deixou de ter onde morar; E aquela mãe, coitada, que vê o filho desfeito por um cão... que culpa tem? Porque se calhar o miudo saiu do berço sem niguem dar conta, e se dirigiu á cozinha; porque se calhar alguem se esqueceu de uma porta aberta... pois, foram negligentes. Porque ja deviam ter abatido o cão há muito tempo! Porque os pittbuls são sim cães com uma genetica agressiva e só quem quer tapar os olhos com palas não ve isto. Porque não é suposto um cão morder porque se assusta ou levou um pisão. Sempre tive animais e farto me de os pisar e nunca nenhum se virou. Era o que mais faltava! As pessoas estão doidas da cabeça, a querer salvar um cão que matou um ser humano. Um cão que não pode ser reabilitado. Um cão que mostrou medo e olhos piedosos quando foi levado... pois claro, e o medo é uma das motivações de ataque agressivo em cães com problemas e é provavelmente a mais dificil de reabilitar, senão impossivel mesmo. Aquele cão será sempre uma bomba relógio. Só acredita quem quiser. Se o zico é uma vitima? Claro que sim. Mas grande parte dos violadores foram vitimas de violação; grande parte dos psicopatas sofreram abusos; e vamos perdoá-los por isso? Claro que não.

7:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home