terça-feira, março 22, 2005

We Were Wolves - Split CD

A MetalOpenMind fez uma crítica ao split-CD dos We Were Wolves, juntamente com os suecos Speedfreaks.

A edição ficou a cargo da Sleazey Records (o Xico Gritador não pára o Rock'n'Roll nacional).

Para quem não conhece os We Were Wolves, fica aqui a crítica, para terem uma noção mais aproximada do som que a banda practica:



Speedfreaks / We Were Wolves -
Night Riding Anthems
Split CD - 2004 Sleazey

Largos mêses após o lançamento deste CD repartido entre os suécos Speedfreak e os portugueses We Were Wolves, chega finalmente a oportunidade de registar um comentário sobre esta iniciativa da editora lusitana Sleazey Records.

A primeira parte do CD é dedicada ao rock'n'roll sujo e descompromissado dos Speedfreak através de 3 temas originais (não inéditos, porém remasterizados para o efeito) e ainda duas versões pouco habituais e muito bem conseguidas: "Somebody to Roll " dos Nazareth, e "Tatooed Beat Messiah" dos Zodiac Mindwarp, esta última incluída no album tributo «Snake oil Superscharm».

A música dos Speedfreaks tem de facto um sabor a retro rock, e convence pela honestidade, solidez rítmica, e pelo espírito "livre" do rock.


Quanto aos We Were Wolves, trata-se de um grupo mais recente (os Speedfreaks editaram seu debut em 2001) que aqui faz a sua estréia com 5 temas originais inspirados no Punk Horror Rock de bandas como os Misfits, Samhain ou Damned.

Alguns dos músicos que integram os We Were Wolves estavam na altura envolvidos em projectos de música extrema (The Firstborn e Filii Nigrantium Infernalium mais precisamente), mas para além de alguma negritude e "ferocidade" rítmica, poucos paralelos se poderão fazer ao trabalho desenvolvido por estas bandas na sonoridade dos We Were Wolves

De qualquer forma este é um registo digno de uma boa banda punk rock, aqui com alguns requintes obscuros e um imaginário que revela uma grande obsessão por lobos

Posso acrescentar ainda que esta matilha apresenta alguma originalidade (a inclusão de saxofone em "The Howlin' Blues" é um bom exemplo), e consegue diferenciar-se de suas influências mais óbvias sem grandes dificuldades.

«Night Riding Anthem» é assim um lançamento pouco convencional que reúne projectos distintos em termos musicais e geográficos, mas que no geral agrada pela qualidade e determinação apresentada.


Posso vos garantir que ao vivo, os We Were Wolves proporcionam um espectáculo bem cativante, cheio de garra, num ambiente envolvente, bem característico da banda...

Se puderem, vejam-nos, que vale a pena.