Bem a propósito de uma das questões colocadas no 'Billy News Quem Sabe Sabe' (a questão nº29), recebi um esclarecimento sobre a colectânea "Feedback" lançada em vinil em 1989, que é digno de registo, daí a ter feito agora uma nova referência...
Pela 'mão' de Luís, vocalista dos C.I.A.neto (e mais tarde Osso Duro De Roer, entre outros projectos), recebi a seguinte informação sobre a compilação...
«O Feedback foi um projecto colectivo que saiu das cabeças do Mariz (RIP - até sempre, amigo), do Miguel Gringo dos C.I.A.neto e do João Pirata - que era da RUT (Rádio Universidade Tejo).
O alinhamento do LP é:
Lado 1:
K4 QUADRADO AZUL - "Jardineiro"
C.I.A.NETO - "Homem Moderno"
- "Ajude a Polícia"
MICRÓBIO CÓSMICO (era o projecto do Mariz - depois tocámos juntos nos Dr. Estigma) - "Zippy e a Electricidade na Terra dos Sonhos"
OCASO ÉPICO - "Entre Barreiras"
- "Dona Suzete"
NEON HIPPIES (Não tenho a certeza mas acho que era pessoal dos Pop Dell'Arte) - Metalic Rattle of the Tender/ Song for Helicopters on Sunset"
Lado 2:
THE NEW HARD NOISE HEAVY ROCK CYBER SPEED SONIC METAL PUNK ACID SOUND (uf!Um projecto do Tiago dos Golpe de Estado)
CENSURADOS - "Senhores Políticos"
- "Não Vales Nada"
(Eles aproveitaram e colaram o instrumental "'Tá a Andar de Mota" a uma das faixas. Eh! Eh!)
K4 QUADRADO AZUL - "Tudo é Meu"
HESSKHÉ YADALANAH - "Leukôstomé"
VSS200 RX21 - "Interferências em Sub-Etha"
(Destas duas não me lembro quem são os responsáveis...)
PSICOTRÃO (Isto é uma experimentação electrónica feita pelo Gringo) - "Feedback"
Os NAM também eram para ser incluídos mas foi nesta altura que o Ricardo Tenro foi assassinado. O disco é dedicado a ele.
O Feedback foi um projecto completamente DIY, tendo cada banda pago a sua gravação (ou gravando em casa...). Os trocos para a prensagem, capa, etc. não sei de onde surgiram...
A capa foi feita em litografia - sendo o desenho do Luís (dos Refundidos). O livro interior é fotocopiado e tem 12 páginas. Nele cada banda usou a página a que tinha direito como bem entendeu (letras, fotos, grafismos...)
Se este era um disco punk... Bem, musicalmente era muito variado, oscilando entre o Punk Hardcore, o Post-Punk e a música experimental. Se o espírito era punk? SIM, FODA-SE! Podem crer...»
Um obrigado especial ao amigo Luís pelo esclarecimento detalhado da edição algo longínqua... a net não é tudo, a memória de quem viveu grandes momentos como este está bem acima de tudo o resto.
Que saudades do "Ajude a Polícia... bata-se a si mesmo"...
3 comentários:
*************************
Infantilmente, tive esse vinil nas mãos (na altura) e apenas gravei alguns temas...
Os temas de Censurados faziam parte duma 'demo' inicial, ou seja diferentes do que foi gravado no primeiro disco...
Ou seja, com um som mais crú...
Ou seja, uma verdadeira raridade o vinil...
*************************
Não querendo fazer inveja: tenho o vinil.
Mais uma achega:
HESSKHÉ YADALANAH era o projecto do Miguel Santos, musico vindo dos Mlerill de Nembutal, e mais tarde jornalista do Blitz. Responsável pela editora Jhonny Blue.
Actualmente em inglaterra é responsável pelo programa Musa Lusa numa rádio mais alternativa(Resonance 104.4fm). É o programador do grande frstival organizdo todos os anos em Londres pela Fundação Calouste Gulbenkian, que aí leva artistas nacionais de várias vertentes.
Nuno Ávila
ninguem pode passar essa colectânea para MP3? abraço
Enviar um comentário