sexta-feira, setembro 19, 2008

Entrevista a Manolo (Crise Total)



Com o aproximar do concerto de Linda-a-Velha que comemora os 25 anos do início da formação dos Crise Total, juntamente com os veteranos Varukers (que juntos actuam no dia anterior no Porto Rio), o Billy News decidiu colocar algumas questões a Manolo, o vocalista original dos Crise que regressa agora para participar na festa, que contempla a venda duma nova edição da banda, um CD com gravações remasterizadas captadas em 1985, na mítica sala lisboeta, o Rock Rendez-Vous.

Vejamos o que ele nos diz, sobre o passado, presente e (eventual) futuro.




«...se tivesse de escolher o melhor (concerto dos Crise Total) seria o gig da Comuna com os ku de judas, Emilio e a tribo do rum e se bem me lembro dois membros dos nossos grandes amigos Mata-ratos subiram ao palco e fizeram um jam...»

«...eu tive foragido a justiça de `94 a 2003...»

«...tendo o aniversario em vista que melhor desculpa haveria para nos juntarmos outra vez...»



Podem ler a entrevista na íntegra, clicando em "Comments" já abaixo...

1 Comments:

Blogger Billy said...

*******************************



Billy News – entrevista a Manolo (vocalista Crise Total)



Com o aproximar do concerto de Linda-a-Velha que comemora os 25 anos do início da formação dos Crise Total, juntamente com os veteranos Varukers (que juntos actuam no dia anterior no Porto Rio), o Billy News decidiu colocar algumas questões a Manolo, o vocalista original dos Crise que regressa agora para participar na festa, que contempla a venda duma nova edição da banda, um CD com gravações remasterizadas captadas em 1985, na mítica sala lisboeta, o Rock Rendez-Vous.

Vejamos o que ele nos diz, sobre o passado, presente e (eventual) futuro.







Billy- Os Crise Total formaram-se em 1983, mas só mais tarde atingiram um estatuto de banda de culto, especialmente com as explosivas actuações no Rock Rendez-Vous, a meio da década oitenta, tendo terminado sensivelmente em 1986. Quais são melhores e piores momentos que recordas dessa altura?

Manolo- os melhores sao simples por que foram todos,os piores foi so um,foi quando o Joao Filipe basou para o canada e nos deixou em limbo..haha(so da mesmo pra rir)
...se tivesse de escolher o melhor seria o gig da Comuna com os ku de judas,Emilio e a tribo do rum e se bem me lembro dois menbros dos nossos grandes amigos Mata-ratos subiram ao palco e fizeram um jam...foi altamente,esgotou,pessoal de todo o lado do pais e estrangeiro..haha,os bilhetes eram daquelas cartas porno...foi demais.



Billy- Este CD que comemora os 25 anos da banda, intitulado “Bem Viva No R.R.V.” demonstra uma das melhores fases da banda, ou é apenas um registo que acharam que tinha qualidade sonora suficiente para avançar para a remasterização e edição?

Manolo-foi feito aproveitando musicas de 4 gigs no r.r.v.,`84-`85-`87 e `88,claro que a maior parte das musicas sao dos gigs de `84 e `85...e destinado ao povo que conhece a banda mas nao conhece ao fim ao cabo o registro com a formacao original,e como nos so gravamos comigo em estudio uma vez e essa maquete perdeu-se ha-de haver people que nao conhece Crise Total com a melhor formacao...a qualidade do som nao e grande coisa mas essencialmente fica para arquivo.



Billy- A banda regressou em 1995, com uma formação que contemplava dois músicos originais, o guitarrista Rui e o baterista João Filipe, mas mais tarde sofreu novas alterações tendo terminado por volta de 1998. Mais tarde, o novo projecto-tributo ‘Crise (Quase) Total’ voltou a trazer a ‘herança’ ao público, ou seja as músicas originais de volta. Como assististe a essa fase, acompanhaste de alguma maneira?

Manolo-nao assisti de maneira nenhuma,alias so este ano e que soube disso,tens deter em conta que eu tive foragido a justica de `94 a 2003,e mesmo quando sai da cana voltei logo outra vez para o reino unido,se bem que os poucos meses que tive ai em 2005 tocei mas foi com a minha outra banda(M.A.D.)dois gigs...so o ano passado e que comecei a engendrar o nosso eventual regresso e tendo o aniversario em vista que melhor desculpa haveria para nos juntarmos outra vez...em relacao aos QUASE acho que merecem um lugar especial no meu coracao e contribuiram muito por manterem a chama viva...bravo rapazes!!



Billy- A ideia da comemoração dos 25 anos, contando contigo e com o Rui como membros originais a actuar, será mesmo para a festa, ou aguardas a experiência ao vivo, para te pronunciares sobre um eventual futuro dos Crise?

Manolo-essencialmente vai servir para nos vermos e revermos outra vez,vai talvez ajudar a cicatrizar algumas feridas antigas e depois logo se ve,ja andamos a falar em talvez irmos a inglaterra e eu tenho imenso material novo,o Rui tbm nunca ta parado...acho que isto e capaz de dar mais fruto!(figas)



Billy- Para estes espectáculos, quem são os outros elementos da banda?

Manolo-eu tentei reunir a banda original,mas o PeJo parece que anda com problemas pessoais,falei com o Joao mas ele nao podia tirar muito tempo,pois vive nos Acores,entao o nosso amigo Johnny (voz dos Simbiose)que ja tinha tocado com os Quase(se nao me engano)mostrou interesse e como tal foi logo recrutado,havia que arranjar baixista e tentei falar com o Paulinho mas parece que anda muito ocupado com as bandas dele e em conversa surgiu o Rattus,ora eu nem o conheco em pessoa mas sei que ele tinha tocado com a minha outra banda(M.A.D.)e eu sabia que seria uma boa escolha caso ele aceitasse...e ele aceitou! ta ai uma formacao com enorme potencial...



Billy- O que a malta pode esperar dos concertos em Outubro (dia 3 no Porto Rio e dia 4 em Linda-a-Velha), especialmente contando com os lendários Varukers (banda inglesa que conta com o português Ricardo na bateria) e obviamente as outras bandas nacionais, para ajudar na comemoração?

Manolo-pela minha parte podem esperar empenho a cem por cento,se bem que ja moram ca 40 e tou uma beca texugao..hehe...logo se ve...mas em principio vai ser de ARRASAR caralho...



Billy- Obrigado pelo teu tempo e disponibilidade para a entrevista. Alguma mensagem especial para os leitores do Billy News?

Manolo-CRISE TOTAL-25 ANOS DE CASMURRICE E TEIMOSIA-O QUE INTERESSA NO FIM DE CONTAS E A MENSAGEM,SEJA COMIGO OU COM OUTRAS ENCARNACOES,ELA ESTA AI...ELA CONTINUA...AGE,RESISTE E LUTA!!!







*******************************

9:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home