domingo, outubro 19, 2008

Xutos em BD

«A história dos Xutos & Pontapés em banda desenhada inaugura um novo projecto editorial que conjuga BD portuguesa e música, do pop-rock ao fado, e que será apresentado em Novembro no Festival de BD da Amadora...»


Podem ler mais detalhes sobre esta notícia, clicando em "Comments" já abaixo...

1 Comments:

Blogger Billy said...

**********************


Xutos & Pontapés retratados em banda desenhada
Projecto editorial conjuga BD portuguesa e pop-rock, fado e música clássica





A história dos Xutos & Pontapés em banda desenhada inaugura um novo projecto editorial que conjuga BD portuguesa e música, do pop-rock ao fado, e que será apresentado em Novembro no Festival de BD da Amadora, noticia a Lusa.

A editora Tugaland revelou que este projecto, que se apresenta num formato de banda desenhada acompanhada com CD, se reparte por três colecções distintas, pop-rock, fado e música clássica, todas elas com autores da nona arte portuguesa.

A colecção dedicada à pop-rock terá 14 volumes, é coordenada por João Paulo Cotrim e inaugura com os Xutos & Pontapés, com banda desenhada de Alex Gozblau e o álbum «Dados Viciados», com dois temas extras ao vivo.

Nesta colecção, que apresenta alguns dos nomes mais importantes do pop-rock português dos últimos 30 anos, serão ainda revisitados os GNR por Nuno Saraiva, os Pop Dell`Art pelo desenho de Fernando Martins, Sérgio Godinho na visão de Miguel Rocha, ou Rui Veloso à luz da arte de Luís Henriques.

Susa Monteiro retratará Jorge Palma, Daniel Lima dedica-se a António Variações e Pedro Zamith a José Cid.

Estão previstas ainda BD sobre Pedro Abrunhosa (Rui Ricardo), UHF (Pedro Brito), Heróis do Mar (Richard Câmara), Trovante (Maria João Worm), Da Weasel (Tiago Albuquerque) e Sétima Legião (Rui Lacas).

BD Fado

Com coordenação do musicólogo Rui Vieira Nery e da directora do Museu do Fado, Sara Pereira, a colecção de BD Fado surgirá dividida em dez volumes com argumento e desenho de Nuno Saraiva.

Nesta colecção, a abordagem não será por artistas, mas segundo uma ordem cronológica, contando a história do fado desde as influências do lundum e das modinhas, passando pela Maria Severa, pelos tempos da ditadura, a guerra colonial e o 25 de Abril até aos novos valores do fado.

Não são esquecidos Alfredo Marceneiro, Hermínia Silva, Carlos do Carmo e Amália Rodrigues, a única que é retratada num só volume, mas também Mariza e Camané e o projecto «Fados», de Carlos Saura.

BD Classic

A terceira colecção, a BD Classic, tem coordenação do maestro e compositor António Vitorino D`Almeida e dela foram apenas anunciadas bandas desenhadas de Schoenberg, por Jorge Mateus, Johan Sebastian Bach por Tiago Manuel, Gustav Mahler por Filipe Abranches, e Ludwig van Beethoven, por Nuno Saraiva.

As três colecções serão oficialmente apresentadas a 8 e 9 de Novembro no 19.º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, e contará com a participação do maestro António Vitorino D`Almeida, dos fadistas Carminho e Ricardo Ribeiro e de Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés.








Retirado de...


http://www.musica.iol.pt/noticia.php?id=1003549&div_id=3321


**********************

8:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home