quinta-feira, dezembro 11, 2008

Gazua - entrevista sobre o novo álbum

Os Gazua estiveram recentemente nos estúdios Crossover em Linda-a-Velha, a gravar aquele que será o seu segundo álbum, que deverá sair dentro de alguns meses.

O Billy News colocou algumas questões a João Morais (guitarrista/vocalista) em jeito de 'ponto de situação' sobre as gravações...



GAZUA (João, Paulinho e Corvo)


BILLY- A banda iniciou em Novembro todo o processo de gravação do vosso segundo disco, neste momento já terminaram as captações?

JOÃO- o disco está totalmente pronto no que diz respeito a trabalho de estudio. Gostamos de fazer este trabalho todo de seguida. Entrar em estudio e sair com o trabalho finalizado... Como se fosse uma sessão de tratamento. Acho que se massacrarmos muito o trabalho, começamos a perder energia.


BILLY- Sem ser um disco conceptual, há alguma ideia comum nos temas, alguma novidade em termos temáticos, ou baseia-se nas ideias e espírito abordados no primeiro álbum "Convocação"?

JOÃO- Este novo trabalho está um pouco mais elaborado. Existem mais temas abordados ao longo do disco, mas de uma maneira geral a ideia que queremos sempre transmitir da procura de autonomia, é um conceito da banda, e estará presente em todos os trabalhos. Escrever letras é algo que cada vez gosto mais de fazer, e é algo que se vai desenvolvendo. A procura por temas diferentes acontece naturalmente.


BILLY- Já definiram o alinhamento, título e número de temas ou ainda há indecisões?

JOÃO- O disco terá 12 músicas e irá chamar-se "Música Pirata". Falta apenas decidir o alinhamento dos temas, e para isso vamos precisar da ajuda de algumas pessoas exteriores à banda. É dificil para nós decidir que músicas terão mais força em certas partes do disco, pois estamos já muito viciados nos temas. Queremos o feedback de alguem exterior ao ouvir o disco pela primeira vez, entendes?


BILLY- Já estão a apresentar temas novos ao vivo nos vossos concertos ou vão apenas interpretá-los quando o disco sair?

JOÃO- Como até o disco sair temos apenas 2 concertos agendados, queremos aproveitar para experimentar alguns temas novos ao vivo. É também importante para nós começar a introduzir novidades nos concertos pois o primeiro disco já estava um bocado batido, e acho que para o público isso também refresca o interesse nos concertos.


BILLY- Já têm editora ou distribuidora e data prevista para o lançamento?

JOÃO- Ainda estamos a aguardar algumas respostas, mas não estamos preocupadissimos com isso. O ideal seria concerteza ter alguem exterior a investir no projecto, mas estamos já preparados para fazer uma edição de autor. Este país está um pouco estagnado. Ninguem arrisca. E as bandas não podem ficar à espera que alguem faça alguma coisa por elas. Em relação à distribuição, penso que não será um problema. A data de lançamento está prevista para Março ou Abril de 2009... Depende do trabalho que teremos que desenvolver até lá ao nivel da promoção.


BILLY- Quando poderemos ouvir algum tema novo na vossa página no myspace? Dia 25 de Dezembro (uma 'prenda' para os fãs)?

JOÃO- he he he.... Boa ideia!! Se não fosse eu achar o conceito do natal um bocado ridiculo... até faziamos uma coisa dessas... Mas vamos começar por fazer um medley das músicas e dar uma ideia geral do que temos. Depois, no inicio do ano, queremos começar a pôr online alguns temas novos.