terça-feira, setembro 29, 2009

Simbiose – entrevista a Jonhie

Já toda a gente ouviu falar deles, os Simbiose formaram-se em 1991, um período marcadamente fértil em Portugal com um ressurgimento das sonoridades duras, em que bandas como os Doom, Bulimia Banquet ou Life But How To Live It? Visitavam pela primeira vez o nosso país.

Muito já se passou, depois de imensas actuações e digressões ‘fora de portas’, variadas edições dos seus temas, com ‘demos’, splits e os álbuns "Naked Mental Violence" (2002), "Bounded In Adversity" (2004) e "Evolution?" (2007), a banda está de regresso com um novo disco.



O álbum "Fake Dimension" está disponível já em Outubro e posso garantir que é uma verdadeira ‘paulada na cabeça’.

As apresentações ao vivo em divulgação dos novos temas são o tema central desta curta entrevista a Jonhie, um dos vocalistas desta ‘banda de peso’. Vejamos o que ele nos diz...




Billy- A meu ver, o álbum “Evolution?” consolidou-vos como um projecto que em nada fica atrás de imensas bandas consagradas, espalhadas pelo mundo fora que praticam sonoridades dentro da vossa área. Sentiram isso, com o feedback do disco e nas actuações?

Jonhie-Olá boas! Sim eu acho isso também, que este disco não fica atrás de muitos discos de crust que se fizeram até hoje, em termos da actuação da banda ao vivo sem dúvidas (e isto com a sincera humildade) que não ficamos atrás de muitas bandas internacionais do nosso estilo, já tivemos oportunidade de tocar com alguns bons nomes de música extrema e nunca tivemos medo ou vergonha de mostrar aquilo que valemos, tanto aqui como lá fora!



Billy- Relativamente a este novo trabalho, quanto tempo estiveram envolvidos em estúdio? E estão satisfeitos com o resultado final a nível de produção? Há sempre aquela ideia que os envolvidos dizem sempre que ‘poderia ter sido melhor’, mas acho-o muito bom...

Jonhie-Pois isso é a velha questão, o pessoal da banda quer sempre melhor e sinceramente ainda bem senão ficamos parados no tempo, mas sem dúvida que este disco é o melhor até agora em termos de sonoridade! No estúdio foi pouco tempo, captamos em 8 dias o resto foi trabalho de casa do produtor ehehehhehehe...



Billy- Quanto à imagem adoptada para a capa, mais uma vez foi uma opção cuidadosamente ‘escolhida a dedo’, ou seja, definitivamente criteriosa como tem sido nos últimos trabalhos. Podes falar-me sobre o autor e ideia geral?

Jonhie-Bem, o autor foi o Álvaro, que é galego e já conheciamos alguns trabalhos dele com outras bandas, então foi tudo muito rápido demos-lhe o título do disco “FAKE DIMENSION” e ele passado 2 semanas tinha a parte da capa e contracapa toda feita...
A ideia geral muito resumidamente é a dimensão que a maior parte das pessoas vivem alienados pela televisão, vivem noutra dimensão, passando ao lado muita coisa que acontece à volta!



Billy- O disco conta com a presença de ‘convidados de luxo’, se assim podemos tratar no meio ‘underground’. Jão (guitarrista dos Ratos De Porão), Sofia Loureiro (ex-vocalista dos We Are The Damned) e João Ribas (dos Tara Perdida). Foi fácil contar com eles, para participarem?

Jonhie-Muito fácil e agradeço desde já a todos, porque sendo pessoal já bem rodado e com um certo “estatuto”, não hesitou em dizer que sim, que queria participar, no momento do telefonema todos disseram que sim...e o que mais curtimos é que todos eles de uma forma ou de outra além de serem nossos amigos, são nossos ídolos...ehehehehe...e isso deu-nos um grande prazer como é óbvio.



Billy- Vêm aí as apresentações ao vivo, inicialmente em Lisboa, seguindo pelo Porto, Viana do Castelo, Leiria e Figueira da Foz, no espaço de uma semana sensivelmente. Que podemos esperar desses concertos, vão tocar essencialmente o novo disco?

Jonhie-Sim muita coisa do novo disco, como tem que ser...mas claro com uns clássicos lá no meio...em Lisboa vamos ter uns convidados que participaram no disco e agora vamos experimentar ao vivo, pelo menos em Lisboa! De resto é o normal, destruição massiva em palco como de costume...



Billy- Em Lisboa, marcam presença os MG15, uma banda (de Málaga, Espanha) já com algum historial. Como surgiu a hipótese de os ter cá?

Jonhie-Bem isso surgiu já há uns anos na tour do “Bounded In Adversity” pela Europa, eu já conhecia a banda, para quem não conhece é um clássico do d-beat/crust espanhol desde 1986, tivemos uma data juntos com eles e com os OI POLLOI ,em San Sebastian no país basco- Espanha...e a partir de aí travamos uma amizade e chegou a altura de os convidarmos para a nossa festa! Como eles nos convidaram para a deles também no dia 24 de Novembro em Málaga...é assim o underground! Tem destas coisas...



Billy- Qual o futuro imediato dos Simbiose? Sei que têm datas agendadas para 2010 e que contam apresentar brevemente um novo split...

Jonhie-O futuro dos Simbiose neste momento é ‘rodar’ o máximo de países possiveis com este disco além da tour europeia em Maio de 2010, também estamos a fechar em Outubro um festival nos Estados Unidos e esperamos por cá também poder participar em alguns concertos ou festivais!

Billy, em nome dos Simbiose quero-te agradecer pelo apoio não só aos Simbiose mas a muita banda portuguesa e estrangeira, nunca acabes de fazer o que gostas porque és um sobrevivente!





O primeiro ‘passo’ é dado já no dia 3 de Outubro, podem ‘sintonizar’ toda a acção em volta de “Fake Dimension” dos Simbiose, com todos os detalhes, consultando a página da banda lisboeta em...

http://www.myspace.com/simbiose


SIMBIOSE Metal / Punk / Grindcore


1 Comments:

Anonymous Frente Alcoólica Revolucionária do Carquistão said...

Excelente entrevista para uma banda já com um alargado rasto no Crust internacional..

1 bem haja ao Billy e força Simbiose!

4:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home