sexta-feira, março 05, 2010

Re-Censurados - noite de reviver os Censurados

Foi uma noite inesquecível, ontem no Musicbox em Lisboa...

Perante uma sala bem composta ao som de música portuguesa, os Re-Censurados sobem a palco pelas 23h30 para prestar tributo à «grande banda de Alvalade que trouxe um novo significado à música de intervenção...»

Toda a gente sabia para o que estava ali, para reviver as sonoridades dos Censurados e todo aquele espírito que tanta gente cativou, de Norte a Sul do país.

E ao terceiro tema, mesmo de improviso, o vocalista Ricardo convida João Ribas (Tara Perdida, ex-Censurados) ali presente, para subir ao palco e cantar com ele o tema "Confusão"...

Ribas algo renitente lá subiu e deu início a aquilo que seria um momento único!

Não sei qual o entusiasmo maior, se do ex-vocalista, se do resto da banda-tributo, Ribas começou a cantar, para não mais sair do palco o resto da noite!

De seguida, Ricardo o vocalista dos Re-Censurados dedica "Amigo" aos momentos que passou pela perda de uma pessoa próxima em que o tema o acompanhou naquele triste momento, o que (provavelmente) fez despoletar mais sensações na sala...

Ao terminarem o tema o pessoal pede para Ribas ficar, ao que ele responde «não tenho vontade nenhuma de sair daqui»... melhor não podia ser!

Tudo continua, meio de improviso («dá mais voz aqui ao Ribas», pediam os músicos ao técnico de som de serviço) e o pessoal aproveitou aqueles momentos, como verdadeiros ´ressacados` da música da mítica banda...

E é visível um Ribas claramente emocionado que canta com brilho nos olhos, sorri como um miúdo e salta para o público a colocar o microfone à frente da boca do pessoal, infiltra-se no meio da sala pela multidão fora que cantava/berrava as letras dos temas...

Os refrões ecoavam pelo Cais do Sodré fora, os seguranças da entrada encostavam a porta de saída, devido ao ´barulho`...

Os temas foram desfilando em pouco mais de uma hora, acompanhados por gargantas roucas e muita emoção, tanto do público como da banda em palco.

Há um momento especial com "É Difícil", com Ricardo a introduzir «se em 1989 era difícil estar empregado, como é que estamos agora...?» e a banda a improvisar um momento só com bateria e baixo, a deixar o público cantar em coro...

Ribas não esconde a emoção e num momento de pausa, agradece a todos por «não deixarem morrer os temas dos Censurados...»

Para o fim ficava mesmo o tema "Censurados" com uma verdadeira invasão de palco e muito, muito suor e as gargantas em plena sintonia para prestar tributo a aquela que foi uma das melhores bandas portuguesas de sempre!

No final da actuação propriamente dita, eis que chega novo momento, com os convidados alternadamente a subir ao palco e a interpretarem os temas de Censurados, Zorb (dos Dalai Lume) com uma presença inconfundível, foi o primeiro com a sua voz bem alta a dar o mote para "Tu Oh Bófia".

Seguiram-se Ulisses (K2O3), Bruno (dos Revolta, na voz e a substituir momentaneamente o baixista dos Re-Censurados), João Beato (Alcoolémia) e Gil (Ervas Daninhas) que com as características individuais, deram um cariz especial tema a tema e claro a esta noite, abraçando Ribas e cantando com motivação maior...

Destaque especial para os Re-Censurados na sua execução dos temas, que por momentos trouxe à memória os excelentes solos de Orlando Cohen, os ritmos graves de Fred e com um baterista seguríssimo (uma ´besta` como até lhe chamaram nessa noite) a fazer lembrar Samuel que tanto de destacava pela sua capacidade.

No fim, ao som de Peste & Sida, Xutos & Pontapés, Ku De Judas, Tara Perdida e muita música portuguesa que de algum modo esteve ligada aos Censurados, o pessoal estava visivelmente satisfeito, com a certeza de ter presenciado uma noite única e inesquecível, que ficará na memória por muito tempo...

Se foi o ´mais próximo de Censurados` em 2010, que se assistiu?

Não tenho dúvidas (apesar da ´ameaça` recente de um ´concerto único` em jeito de reunião momentânea que acabou por não se concretizar).

Se foi uma noite saudosista? Sem dúvida.

Mas serviu para reviver grandes momentos e satisfazer uma série de fãs ´viúvos` dos Censurados e até mesmo pessoal mais jovem que presenciou ao vivo os temas desta banda, que devido à distância temporal, nunca conseguiu sentir aquela vibração que não se sente só com um disco na aparelhagem, nos ´fones` ou no computador...

O ´legado Censurados` ainda mexe com muita gente e os temas não morrem, porque a malta não deixa!

Quem lá esteve, sentiu que foi uma noite difícil de se repetir («é difícil, é difícil...»)

E eu... tive a sorte de lá estar!








´Emoção` numa definição mais geral, é um impulso neural que move um organismo para a acção...

13 Comments:

Blogger Billy said...

********************************


Fica aqui um agradecimento especial a todos os intervenientes desta noite (banda, convidados e público) que deram um carácter especial e único a este concerto de carácter festivo.

Sexta-feira é dia de trabalho, mas ninguém arredou pé, até ao final...



********************************

12:31 da tarde  
Anonymous Maria João said...

BRILHANTE review que relata fielmente uma noite de muita emoção e amizade, uma noite verdeiramente incrível e memorável, que provou que mesmo que os projectos acabem a obra - a Música - fica e continua a marcar vidas e gerações.
Um grande obrigado aos Censurados, aos Re-Censurados, aos convidados com os seus excelentes contributos, e a ti Billy, merecidamente homenageado: para citar o Ricardo (Re-Censurados: "Punk em Portugal é Billy-News". Bem hajas!
MJ e JM

2:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muita emoção mesmo. e o billy até cantou.

2:44 da tarde  
Blogger lp16 said...

De facto parece ter sido avassalador.. ~
Viva Censurados!

2:51 da tarde  
Anonymous Luis M. said...

Ja vi que perdi uma grande noite.

3:42 da tarde  
Blogger Sara Franco® said...

e foi tão lindo!!

4:06 da tarde  
Anonymous Rodrigo said...

Quem se baldou, não sabe mesmo o que perdeu!

Serão único, inesquecível... Soube a pouco e deixou ainda mais saudades.

Recordámos quem, porque, como, e que somos...Censurados!


O autêntico fica.

Obrigado,

4:11 da tarde  
Anonymous Lena said...

Nesta , tambem eu la queria ter estado ;D

4:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Idem, já vi que perdi uma grande noite

1:55 da tarde  
Anonymous Ulisses said...

Grande noite! Regressei à minha adolescência, não com a imagem, mas com as grandes músicas que os Censurados nos deixaram e que ficarão para sempre. Diverti-me, cantei, saltei, vibrei como um puto! Aliás, naquela noite, eram só "putos" de trintas e muitos, ou quarentas e muitos, o que é absolutamente fantástico!
Parabéns aos Re-Censurados, ao Billy, aos amigos e obrigado aos Censurados por terem existido! As canções, essas serão eternas!

10:47 da tarde  
Blogger dontprayonme said...

Foi uma noite inesquecivel,almejada por muitos há muito tempo.

Obrigada a todos!

12:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

grande noite. Era bestial uma reunião dos Censurados por uma só noite! FORÇA AÍ!

12:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pena essas cenas só acontecerem em Lisboa, assim é difícil ir.

1:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home