No passado dia 25 de Fevereiro, muita gente quis comparecer no bar Berlin em Lisboa para comemorar este evento e assistir a três bandas distintas mas ao mesmo tempo com muito em comum... a amizade pelos Dalai Lume é uma delas.
Paralelamente há que notar também um espírito algo perdido que regressou às noites no Bairro Alto, as sonoridades punk estão de volta a esta zona e esperemos que para ficar, embora muita gente tenha entrado também um grupo grande ficou junto à porta daquele espaço em amena cavaqueira, ouvindo ao longe os temas das bandas...
Os DJs da Lisbon´s Burning iam aquecendo o ambiente enquanto a priemira banda não arrancava em palco.
Depois de um atraso/imprevisto, os Albert Fish começaram pouco depois das 22h30.
Com um set mais reduzido devido a limites de tempo, desfilaram os seus temas dando destaque às faixas do último álbum "News From The Front" e também aos temas interpretados em português.
«Puto Da Rua» e «Autista» são versões poderosas, ainda mais ao vivo.
O sing-a-long é uma marca registada da banda, leva facilmente tudo e todos a cantarem os temas, como se tratassem de verdadeiros hinos (alguns já são, mesmo).
Com algum envolvimento do público, o vocalista passa parte da actuação fora de palco, ora no chão do espaço, ora numa cadeira semi-deitado.
Uma excelente actuação que pecou por curta...
Não muito depois vieram os Capisce?, banda de Famalicão com elementos dos Alison Bentley.
Captaram a atenção de todos com o seu punk´n`roll saltitante e muita inter-actividade com o público.
Vários temas meteram o pessoal a mexer com grande ênfase.
Pena alguns imprevistos que com largos intervalos que cortaram o calor que a banda transmitia e já se fazia sentir na sala.
Na parte final, mesmo sem guitarra-baixo (com cordas partidas) tocaram um tema mais intimista, para depois arrancar num final em jeito de encore já algo caótico.
Por fim, já tarde (especialmente para o habitual no Berlin) sobe a palco a banda por quem todos esperavam...
Dalai Lume arrancam em grande velocidade e toda a gente grita os refrões!
O tema-título da banda é sem dúvida um dos mais apelativos, com a sentida frase «para manter a chama viva...»
Entre os temas há momentos com dedicatórias aos ex-elementos que passaram pela banda (afinal, não é fácil gerir cinco anos de plena actividade com as sempre complicadas mudanças de membros).
Há também conversas com pessoal na primeira fila (o vocalista Zorb é perito nisto) e até inter-actividade com invasores de palco.
E também com uma rapariga demasiado excitada que fazia questão de demonstrar o seu ´desporto favorito` em pleno concerto... andar aos rebolões (leia-se rebolar constantemente) pela sala fora.
Melhor ainda são as novidades, temas compostos recentemente que mantiveram a atenção de todos, «Confusões» (penso que será esse o título da faixa) foi o eleito com boa aceitação, até no encore final que foi exigido por muita gente.
Foi também a estreia do novo baixista Bernardo, que encaixou perfeitamente a nível sonoro e em palco.
Tudo termina com muito calor, muita transpiração e fumo, com a banda a receber abraços e em plena conversa com o público e claro, mais som ambiente proporcionado por Johnny Punk e Billy.
O ambiente festivo da Lisbon´s Burning 4 que acompanhava o evento continuou noite fora, entre troca de opiniões e danças energéticas no meio da sala, ao ritmo punk rock e também com muita bebida (os brindes foram incontáveis).
A música só parou às quatro horas da manhã, mas o excelente ambiente ainda continuou lá fora com o pessoal a teimar em ficar ao redor da porta do Berlin.
Parabéns aos Dalai Lume pelos seus 5 anos, mas também pela noite que proporcionaram a tanta gente!
E ainda se ouviram guitarradas na rua, com temas acústicos de músicas conhecidas de bandas portuguesas, com muita gente a acompanhar.
Quem ia para casa depois disto?
(fotos por Pedro Sumol)
12 comentários:
Excelente review, a transmitir na perfeição não só o que foram as actuações dos Dalai Lume e das bandas convidadas, assim como o ambiente muito caloroso e festivo que se viveu durante toda a noite, ao som da muita e excelente música de mais uma Lisbon's Burning session. Parabéns ao Billy por este registo obrigatório, e claro, também aos Dalai Lume, às bandas convidadas, aos DJs residentes e a todos os que ajudaram a fazer a festa (entre os quais tive o privilégio de estar.
Estava-se melhor lá fora. ;)
e parabéns ao billy por nos colocar lá dentro mesmo sem lá estar com esta revew.
Obrigado pela força MJ. É sempre um prazer ter-te por perto, com o João, nestas ocasiões.
Relativamente ao anónimo...tenho pena de certos individuos...
Não precisamos da tua pena.
Temos pena, mas o som da tua banda não é cativante. No Cais Sodré a tasca do senhor Silva, sim é cativante.
A mim o que me cativa são as pessoas que têm algo construtivo para dizer e especialmente as que mostram trabalho feito. Neste caso, estando já a gastar demasiado latim com alguém entitulado de 'anónimo', só me ocorre a frase de alguém que dizia: "Uma das melhores coisas que tem a liberdade de expressão é sabermos quem são os idiotas. Por favor não nos tirem isso!"
Primeiro vai aprender a escrever.
" Entitulado " Zorbes
A mim o que me cativa são as mulheres boas e não música da treta.
Tive que ir, fui obrigado. Mas o anónimo tem razão, para a próxima vou para a tasca do Silva que parece que há gajas boas.
Abração Billy!!!
Contacto
O ANONIMO DIZ QUE NA TASCA A GAJAS BOAS?SO SE FOR OS VELHOS E AS PUTAS MAS PELO TEU PALEIO JA VI QUE ES PANELEIRO E SE TE PICARES VEM FALAR COMIGO QUE EU TRATO TE DA SAUDE OTARIOOOOOOOOOOOO.
PEÇO DESCULPA AO BILLY TER QUE ESCREVER ISTO NO BLOG MAS PARA OTARIOS COMO O ANONIMO TEVE QUE SER.ABRAÇAO GRANDE BILLY.
To cover the whole home you can place the router in the middle of
the house, try not too much obstacles between the router and the clients.
You may want to consider having metal bars placed on all the windows and steel security doors for
each door in the house. Cow bells are great because they're loud
and don't require any type of energy.
Also visit my web-site - how to feel secure,
Enviar um comentário