segunda-feira, dezembro 19, 2011

Simbiose - comemoração dos 20 anos (review)


São 20 anos que se comemoraram ontem, na Casa de Lafões em Lisboa. Não é para todos.

Os Simbiose decidiram realizar da melhor forma estas festividades, oferecendo um concerto poderosíssimo, desfilando os temas que fizeram história da consistente carreira da banda.

Iguais a si próprios, com o vocalista Jonhie bastante comunicativo, deram um grande espectáculo e no final, ofereceram ainda uma surpresa... uma versão do tema "Morrer" dos Ratos De Porão que irá fazer parte de um disco comemorativo dos 30 anos da banda brasileira.

Ou seja, Simbiose sempre a avançar com especial destaque na sua internacionalização... muito bom!

Na primeira parte estiveram os parceiros de muitas aventuras em palco, os Grog que (também a roçar os vinte anos) adicionaram ainda mais peso a este evento, com especial destaque na bateria que se fez ouvir bem alto.

A sala esteve bem composta, com muita gente ligada a outras bandas a marcar presença, em jeito de homenagem à banda que já dura há duas décadas.

Antes, houve uma mesa recheada de comida como oferta para todos os presentes e uma exibição de imagens via projector dos imensos concertos que os Simbiose realizaram ao longo de todos estes anos (curiosa a imagem do antigo vocalista Mosgo a sangrar da cara num concerto, não por algum choque com um membro do público mais agitado, mas sim pelo contacto físico com o braço do Baixo da sua banda).

Excelente também o vídeo do concerto captado em Londres, pela perspectiva da banda e público (bem agitado).

Nas imagens, surgem ainda muitos cartazes dos vários eventos e até de momentos de descontracção entre os membros e com elementos de outras bandas.

Pela sala, também foram expostas várias fotografias da autoria de Carina Martins, ligada aos Simbiose há muito tempo.

Não houve momentos ´mortos` muito por ´culpa` da dupla de DJ´s (Mosgo e Ana Sod) que ofereceram bons momentos sonoros ao longo de toda a tarde/noite.

Foram 20 anos a juntar à sua frente muita gente ligada a movimentos diferentes, construíndo um ´nome` que toda a gente conhece (e reconhece) como uma banda muito compacta e forte, que não deixa ninguém indiferente.

O crust/punk nunca soou tão bem... que venham mais vinte, pelo menos... parabéns, Simbiose!