domingo, junho 17, 2012

Jello Biafra - 54 anos


Hoje é dia de aniversário de Eric Reed Boucher, mais conhecido como Jello Biafra!

Desde muito pequeno, tornou-se um espectador ávido de noticiários televisivos, em jovem envolveu-se em inúmeras acções activistas e ´começou` sua carreira ligada à música em 1977, como roadie da banda "The Ravers"(mais tarde, "The Nails").


O eterno vocalista dos Dead Kennedys esteve ligado à banda desde o seu início em 1978 até 1986, altura em que terminaram por vários  motivos (um dos principais foi a de Jello ir a tribunal por ´distribuir material ofensivo a menores` e poder ser preso por cerca de dois anos, com fianças enormes e imensas despesas a ´condenar` banda e editora, a Alternative Tentacles).

Mal a banda acaba (Dezembro 1986), lança-se num projecto próprio de discos spoken-word e a partir daí, nunca mais parou.

Entre projectos mais ou menos sérios e parcerias ou apenas convites esporádicos, participou com Lard, Melvins, D.O.A., Ministry, Revolting Cocks, 1000 Homo DJ´s, No Means No, Tumor Circus, Butthole Surfers, Sepultura, Offspring, Napalm Death, Body Count, Brujeria e muitos, muitos mais!

Em Outubro de 1998, os ex-elementos dos Dead Kennedys processaram-no por falta de pagamento de royalties (e direitos ligados à banda).

Esses elementos voltaram ao activo com a banda em 2001 (sem Biafra), começaram por se chamar "DK Kennedys" mas depressa retomaram só o nome ´Dead Kennedys`, estando actualmente activos já com um quarto vocalista (três desde este regresso).

Em 2008 formou um projecto chamado Jello Biafra & The Guantanamo School Of Medicine, que visava actuar uma única vez, que seria na comemoração dos seus 50 anos.

Mas o sucesso junto dos fãs foi enorme, tal como o impacto nos media (especializados), que logo no ano seguinte gravou um disco, estando em actividade até hoje (passou por Portugal a 11 de Dezembro de 2010, com Biafra em plena forma).