Não é novidade a paixão pelo fado por parte de João Ribas (Tara Perdida e Kamones, antigo músico de Censurados, Kú De Judas e N.A.M.).
Novidade é a confirmação do lançamento de um álbum em nome próprio e especialmente ligado a esta sonoridade tão característica.
A convite de uma editora, Ribas esteve em estúdio na semana passada e já fez a captação de voz para os 10 temas que vão figurar no alinhamento de "Fado Vadio", nome escolhido pelo próprio (e termo utilizado para descrever o fado ´não profissional`).
A acompanhá-lo nas gravações estiveram os músicos João Morais (guitarra portuguesa) e Paulo Seixas (guitarra clássica, viola).
O facto de ter vivido nos últimos dois anos em Alfama (Lisboa) ajudou definitivamente a inspirar-se para esta aposta, num registo bastante diferente do habitual e a aceitar a proposta.
Mas não é inédita, João Aguardela (o falecido músico dos Sitiados e projecto Megafone) já tinha desafiado Ribas a gravar o tema "Fado Do Pedro Santo" anos atrás, com a faixa a ficar algo perdida no tempo.
O lançamento está previsto para o mês de Julho, ainda sem data definida mas será avançado um press-release pela editora muito em breve.
10 comentários:
ja tinha ouvido falar disso mas não sabia que ia lançar um disco. acho demasiado arriscado.
Quem diria!
1º de Abril!!!!
Era um disco de fado vadio com o pessoal dos Gazua.
O Ribas já nos habituouaos seus registos de punk melódico e farsola à bad religion, por isso, não acreditamos que alguma vez vá sair da cepa torta.
O homem morreu para a música há anos.
Só as alminhas que não gostam de punk rock é que o continuam a colocar nos píncaros. Mas a sua carreira músical ficou para trás com a morte dos censurados.
Mas é verdade isso do Aguardela.
Excelente notícia!Pode não ser verdade mas seria uma óptima ideia! Para citar os Gazua "há que experimentar coisas novas" e especialmente combater a estreiteza de espírito, que como se vê continua a grassar.
sera mentira mesmo?
claro que é tanga!!!
Quando li isto acreditei. agora com os comentários é que me lembrei
******************
João Ribas - notícia de disco era falsa
Se bem que estava recheada de factos verídicos, a notícia publicada ontem (dia 1 de Abril) sobre o novo álbum de João Ribas (em nome próprio) intitulado "Fado Vadio" era realmente falsa!
Verdadeiras são as outras indicações no post sobre o vocalista dos Tara Perdida (do seu gosto pelo fado, da vivência em Alfama e do convite de João Aguardela para interpretar e gravar um fado).
Fica aqui o esclarecimento real desta notícia publicada no ´dia das mentiras`...
******************
Enviar um comentário