terça-feira, novembro 09, 2004

Cartões de Crédito - Cuidado...

Já alguma vez recebeste pelo correio, um cartão de crédito sem solicitar?
Pois é, em Portugal existem vários bancos que há cerca de um ano utilizam uma estratégia em que o cliente é que tem que se manifestar se não quiser aderir ao cartão.
O envio é feito por correio normal, sem registo nem aviso de recepção, acompanhado de uma carta informando as vantagens e o valor do crédito.
Para além disso, indica em letras pequeníssimas o valor da mensalidade que em breve passará a ser descontada da conta, cujo NIB é do conhecimento do banco (parcerias ou outros assuntos variados que as pessoas tenham tratado com o banco, como pagamento de contas, outras prestações, etc.).
Esse extenso texto em letras minúsculas vem intitulado "Condições Gerais de Utilização"e deixa claro que o cliente já aderiu ao cartão, a menos que envie no prazo de 7 dias úteis um cupão publicado mais abaixo, que renuncia o uso do cartão.
Se não o fizer, as mensalidades começam a ser descontadas da conta bancária.
A Deco já actuou, confrontou um dos bancos em questão, pelo que indicaram que "o equívoco resulta das pesoas não lerem com atenção os contratos (feitos para outros assuntos, anteriormente, que submete a publicidade e outas acções) que assinam.

Cuidado, malta !!!