quarta-feira, maio 06, 2009

Gazua - entrevista



Quem costuma acompanhar o Billy News, sabe bem quem são os Gazua!

A banda acabou de lançar "Música Pirata", o seu segundo álbum e já têm bastantes datas adicionadas para apresentá-lo ao vivo.

Nesta 5ª feira, dia 7 de Maio vão estar com os Revolta no Musicbox, pelas 22 horas e dois dias depois no In Live Caffé na Moita (com os R12).

O Billy News quis saber como a banda se sente actualmente, com o disco ‘na mão’ e colocou algumas questões a João Corrosão, vocalista/guitarrista dos Gazua.



Billy- A primeira apresentação de "Música Pirata" foi excelente, especialmente pelo local em si (Hospital Júlio de Matos) e pela variedade de propostas, tornando-o curioso e até peculiar. A minha noção foi de que o ‘feedback’ do público foi o melhor possível, com sentiram a ‘coisa’?

João- Tentámos realmente marcar a data de lançamento deste disco de forma um pouco diferente, e estávamos por isso na dúvida se o público iria responder a esta chamada. Arriscámos um bocado e felizmente as coisas correram muito bem. Para se fazer uma festa são precisas pessoas, e essa parte superou a nossa espectativa!
Este projecto precisa mesmo de alguém para ouvir o que temos para dizer, por isso eu diria que nesse dia o ciclo se completou na perfeição.



Billy- Gostei bastante da sonoridade do disco e mais uma vez, a produção foi essencial e ficou tudo bem definido. Como músicos ficaram contentes com o resultado final, em termos de som?

João- Ficámos muito satisfeitos! Penso que conseguimos superar o disco anterior em todos os aspectos. O primeiro tinha corrido muito bem, mas a química entre a banda e o Sarrufo voltou a estar bem presente e as coisas aconteceram muito naturalmente. Este disco está mais complexo, tem mais conteúdo. Exige uma escuta mais atenta e isso era o que queríamos alcançar.


Billy- Outra curiosidade do vosso disco é a apresentação, num formato pouco frequente de se ver e especialmente pela ideia da capa (com uma imagem dividida).Como se decidiram pelo ‘package’ e por todo o conceito?

João- Queria representar de forma bem visível a ideia de que a União faz a Força, e foi daí que surgiram estas 4 capas diferentes que se completam quando juntas, havendo ainda uma frase que também só se completa quando se juntam os 4 cds. A ideia não é uma pessoa comprar 4 capas mas sim juntarem-se 4 pessoas para completar algo.
O Conceito "Musica Pirata" também fica visível na utilização do cartão canelado na capa do CD, visto ser uma matéria prima barata, e que foi impressa, dobrada e colada à mão. Os primeiros 500 exeplares serão numerados.


Billy- Já têm cerca de 20 datas em agenda de Norte a Sul do país, algumas apresentações são inseridas em festivais ou são em ‘nome próprio’?

João- A maior parte destes concertos são em espaços pequenos e em nome próprio. Há apenas dois em que tocamos inseridos em eventos com mais de duas bandas. A ideia será espalhar ao máximo a mensagem de que estamos a trabalhar, depois é esperar que outras oportunidades apareçam.


Billy- Nesta 5ª feira têm concerto no Musicbox em Lisboa, que poderemos esperar dos Gazua em palco, sabem quanto tempo vão actuar?

João- No Musicbox tencionamos tocar cerca de 45/50 minutos. Vamos levar um repertório baseado neste último disco, onde vamos apresentar músicas que ainda não tocámos ao vivo. Vamos ter vários concertos em Lisboa e queremos que o concerto seja sempre diferente para manter as apresentações interessantes.


Billy- Estão com o álbum acabado de sair, ainda ‘fresco’, mas ouvi dizer que já têm novas ideias para temas e eventualmente para um novo disco. Que me podes avançar sobre isso?

João- O lançamento do Música Pirata aconteceu no dia 21 de Março. Dia 22 começamos oficialmente a organizar ideias para o próximo disco. Estamos numa fase muito criativa e queremos tirar proveito disso. Nunca se sabe quanto tempo isso irá durar. Posso adiantar que vamos arriscar ainda um pouco mais no terceiro trabalho.


Billy- Uma mensagem final para os vossos fãs que para já vos poderão ver em Lisboa, Moita, Faro, Tavira, Torres Novas, Porto, Figueira da Foz, Sesimbra e também noutros locais que poderão ser adicionados brevemente à vossa agenda...

João- Acima de tudo, apareçam nos concertos das bandas que gostam, telefonem aos amigos, ouçam música alto, falem com aquela pessoa com quem sempre tiveram vergonha de falar, e procurem sempre fazer coisas que vos construam e não vos destruam.
Obrigado pelo apoio!!

1 Comments:

Anonymous Flávio said...

Para mim, os Gazua são actualmente a melhor banda portuguesa a tocar e cantar Rock/Punk Rock em Portugal. O concerto na Musicbox foi espectacular (tu também foste muito bom Billy) com todas as pessoas a cantarem as músicas e a delirarem com os Gazua. Desejo-lhes as maiores felicidades. Até um dia destes. Abraço. Flávio.
Continuação de bom trabalho Billy .

3:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home