quarta-feira, maio 13, 2009

Gazua “Música Pirata” – review



Sensivelmente um ano depois do excelente disco "Convocação", os Gazua regressam às edições com outro álbum. "Música Pirata" já está disponível e desengane-se quem esperava um trabalho igual ao primeiro.

Se bem que a sonoridade seja semelhante e tenha por base o punk rock, se sinta a mesma atitude de sempre, há algumas novidades sonoras com apontamentos bem curiosos.


O disco começa com o excelente tema "Reescrever A História", que já ganhou ao vivo um estatuto de verdadeiro ‘hino’. O balanço e a melodia desta faixa transmite perfeitamente quem são os Gazua na sua essência... letras fortes e directas, a guitarra a ‘comandar’ o ritmo e coros capazes de incentivar qualquer ‘bloco de gelo’ a cantarolar.


De seguida arranca-se para "Eu Ouvi Falar De Ti", um tema acelerado e apelativo, com consideráveis variações rítmicas, considerado por muitos como a melhor faixa do álbum.

"Esta Gente" mete o «corpo a mexer», com guitarradas corridas e um balanço próprio...

"Queremos A Música De Volta" é o tema mais ambicioso do disco, com uma mensagem fortíssima (ouve-se de entrada «a expressão musical está de luto e a indústria é o nosso cangalheiro») e musicalmente completa, com os ritmos habituais, solos, abrandamentos para ‘discurso’, até lugar para um ‘free-jazz’ proporcionado por um frenético saxofone. Sem ser ‘orelhudo’, estranha-se ao início... mas depois entranha-se.

"Ela Era Agonia" é algo radiofónico, nota-se em alguns momentos uma sintonia com velhos temas dos Xutos & Pontapés, o que não é nada estranho.

"Para Todos" é sem dúvida um dos melhores temas de sempre dos Gazua, a conjugação letra/ritmo é excelente, João (guitarrista/vocalista) parece um verdadeiro revolucionário quando grita bem alto «daqui para a frente, tudo é diferente...os proveitos e as riquezas ou são para todos ou não são para ninguém». Há marcação da bateria em género de tambor, em jeito de marcha agitadora... muito boa faixa.

"Turbilhões" é para apertar o cinto e deixar-se levar pela velocidade do tema, punk rock ‘speedado’ e sem truques. Agita-nos ao vivo e em casa...

"Bem Vindos Ao Inferno" traz-nos algumas das tais novidades a nível sonoro, um rock poderoso e acelerado, ritmos elaborados com efeitos vocais, tornando-se ainda mais interessante ouvindo-o a conduzir (em grande velocidade, diga-se).

A entrada de "Um Outro Lado" lembra-me «Enquanto A Noite Cai» (dos Xutos), embora desenvolva de um modo diferente, mas cativa bastante pela própria métrica vocal e som das guitarras (leia-se guitarra e baixo) que são bastante envolventes, com coros bem adequados.

"Valsa Dos Venerados" é outra ‘experiência’, tudo começa lentamente com o baixo a dominar a faixa e vocalizações sussurradas. A guitarra deambula num solo lento e arrastado, dando um toque especial.

"Fogo Posto" volta às guitarradas, com balanço rock e 'riffs' fortes... é para pôr tudo a mexer.

O disco termina com "Piratas", uma mensagem que se adequa perfeitamente à ideia geral do disco, à mensagem actual que a banda tenta transmitir e por isso, torna-se aconselhável ouvir atentamente a letra.

São 12 temas em pouco mais de 46 minutos, numa postura tão séria e honesta quanto a vontade de partilhá-los ao vivo.

Este álbum é um passo à frente dado pela banda, um ‘subir de degrau’ que eleva o trabalho já feito para novos caminhos, embora mantenha sempre como ‘denomidor comum’ o punk rock e uma atitude contestatária, que estão inerentes à própria banda... pela maneira de ser, de ‘soar’ e mesmo de existir.


Outra curiosidade de "Música Pirata" é a apresentação do próprio CD, com um ‘package’ invulgar, apresentando-se em cartão e na capa surge uma imagem dividida (que faz parte de um conjunto de quatro) com um poster da banda no interior e letras dos temas (no verso).

«Porquê Música Pirata? Num país que abre tão poucas portas às novas criações dentro da música nacional, o nome do disco assume um caminho alternativo em relação à estrutura instituída». (Gazua)

João ‘Corrosão’ (guitarra e voz), Paulinho (baixo) e Corvo (bateria) bem se podem orgulhar de nos fazer ter um disco destes na prateleira.

Ouçam algumas faixas no myspace da banda
( www.myspace.com/gazua ) e se gostarem não hesitem, é extremamente aconselhado pelo Billy News para todos os fãs de punk cantado em português e mesmo pop/rock em geral.

CD 2009

Edição: Gazua distribuição: Raging Planet/Compact

2 Comments:

Blogger Maria...ia said...

Subscrevo :)

11:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu também, boa critica. Quando é que vem ao Porto?

11:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home