sexta-feira, outubro 29, 2010

Barafunda Total - "A Grande Conspiração" review

Os Barafunda Total lançaram recentemente o seu terceiro álbum, intitulado "A Grande Conspiração". E estão de parabéns!



A primeira sensação que temos logo ao iniciar o CD no leitor é que a produção é bastante cuidada e que obviamente a banda teve essa preocupação em conta.

A sonoridade da banda é facilmente identificável, apesar de cuidada e até reestruturada.

O punk/hardcore furioso cheio de mensagem mantém-se, tal como nos trabalhos anteriores, a diferença está algures na própria composição e no som da guitarra que apresenta alguma frescura, que se transmite num som bem mais actualizado.

O tema-título "A Grande Conspiração" abre o disco de forma fenomenal. Um efeito de som da guitarra da o mote para aquele que considero como a melhor faixa do disco! Grande balanço, força no refrão e voz debitada com pujança. A parte melódica encaixa perfeitamente em todo o ritmo. Foi ´single` de avanço com um interessante vídeo realizado pela própria banda.

"O Dia Seguinte" segue a linha, com partes instrumentais e com variações ao longo do tema.

"Revolução Dos (Es)cravos" joga bem com a actual situação vivida no nosso país, ouve-se uma introdução bem significativa e mais tarde «isto não é um país, é uma brincadeira», significado que se espelha ao longo do tema. Boa faixa, novamente com parte instrumental relevante e acelerações/desacelerações que cativam.

João dos Gazua participa vocalmente em "Reconciliações" com um duelo com o vocalista Ricardo (Narso), uma cavalgada sonora com uma letra mordaz «De excessos somos feitos... choramos o que nos falta, esquecemos o que temos...» ouve-se nesta faixa.

"Somos O Que Somos" tem uma introdução instrumental de mais de um minuto, uma das novidades desta ´conspiração`, depois com muita mensagem, muitas ideias que nem sempre resulta de forma excelente, mas sem tirar o carimbo de ´sonoridade BT` ao tema.

Tema algo diferente é "Na Extremidade Está A Ignorância", a nível sonoro e com a participação vocal de TD (Aykien), tema talvez pensado com essa ideia em mente.

O disco termina com "O Meu Fado", desenganem-se se esperam uma tema típico deste estilo musical, trata-se de atribuir o sentido da palavra a ´destino`, uma faixa repleta de mensagem onde a vida, a amizade, liberdade são palavras de ordem e a música em si sofre bastantes variações de ritmo ao longo dos quatro minutos de duração.

No total são dez temas em cerca de trinta minutos que como referi trazem algumas novidades (que podem obviamente não agradar a todos) mas sem desvirtuar aquilo que nos habituaram, o sentimento aliado à contestação, levantando a fasquia especialmente a nível de trabalho de estúdio.

Termino como comecei, parabéns aos BT por este trabalho, sem dúvida trata-se de música nacional a um bom nível!

CD Infected Records




Podem e devem ficar actualizados sobre os Barafunda Total, inclusivamente ouvir algumas faixas deste novo álbum e ver o vídeo do tema-título, acedendo a...

http://www.myspace.com/barafundatotal


1 Comments:

Blogger Billy said...

*****************************



Podem contactar a banda através do email:

barafundatotal@hotmail.com





Podem adquirir o CD ou pedir detalhes através da Infected Records DIY, pelo email:

infected_records@yahoo.com




*****************************

2:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home