domingo, outubro 31, 2010

SIC - punk rock em Português

Foi bem interessante a reportagem exibida ontem no canal televisivo SIC, logo a seguir às notícias da noite.



Pouco depois das 21h30 o programa Perdidos & Achados debruçou-se sobre o ´punk rock em Português` e especialmente sobre os 20 anos do punk em Portugal, centrando a reportagem em duas das bandas mais emblemáticas de sempre, os Censurados e os Peste & Sida, com entrevistas antigas e actuais aos membros e ex-elementos de ambas.


Ao longo de mais de trinta minutos surgiram imagens de concertos, do Gingão, do Pavilhão Carlos Lopes, da casa de João Ribas (onde os Censurados ensaiavam) e muito mais, com muitas curiosidades e discurso directo dos envolvidos.

1 Comments:

Blogger Billy said...

************************


Album dos Peste e Sida

Publicação: 27-10-2010 12:31 | Última actualização: 27-10-2010 12:31Punk Rock em portuguêsFoi há mais de 20 anos. Mário Soares tinha acabado de vencer as eleições presidenciais e Cavaco Silva estava a um passo de ser primeiro-ministro com maioria absoluta. Num ambiente de grande agitação social nasce o Punk Rock português – “Peste e Sida” e “Censurados” são nomes que nunca mais foram esquecidos.




Os “Peste e Sida” nasceram no Verão de 1986. Um ano depois, João San Payo, Luís Varatojo, Fernando Raposo, João Pedro Almendra e Orlando Cohen conseguem contrato de gravação e editam o LP Veneno. A banda começa a dar muitos espectáculos e a dar nas vistas com letras agressivas e ideias anarquistas e revolucionárias.

Pouco depois nascem os “Censurados”. João Ribas, Samuel Palitos, Orlando Cohen e Fred Valsassina eram as figuras dos muitos concertos que fizeram sucesso mesmo antes do lançamento do primeiro álbum, “Censurados”.Editado em 1990, o trabalho deixou marcas na música portuguesa pelas letras fortes e directas que desafiavam os limites do que era ouvido até então.

O Perdidos e Achados deste sábado reencontrou os membros dos “Peste e Sida” e dos “Censurados”. Quisemos saber o que é feito das bandas que marcaram a juventude da era Cavaquista.




Perdidos e Achados

Jornalista: Catarina Neves
Imagem: Rodrigo Lobo
Edição: João Nunes
Produção: Diana Matias; Madalena Durão
Coordenação: Sofia Pinto Coelho
Direcção: Alcides Vieira



http://sic.sapo.pt/online/noticias/programas/perdidos+e+achados/Artigos/20101027_PunkRockemportugues.htm


************************

3:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home