quinta-feira, agosto 11, 2011

Stiff Little Fingers em entrevista




Os Stiff Little Fingers actuam hoje (11 Agosto) no Brasil.




O site Zona Punk Brasil entrevistou o vocalista/guitarrista Jake Burns sobre o momento actual da banda que comemora 30 anos, a cultura irlandesa e outros assuntos.

Podem ler o que ele respondeu, clicando em "Comments" já abaixo...




4 Comments:

Blogger Billy said...

***


09/08/2011 - Em uma loja de discos, o casal conversa:

Dick: Na minha opinião há duas bandas que influenciaram o Green Day...

Anna: The Clash!

Dick: Er, certo. A outra, eu acho que é o Stiff Little Fingers. Ouça...

*Dick coloca "Suspect Device" do Stiff Little Fingers para tocar*

Um cliente aleatório ouve a música na loja e pergunta:

Esta é a música nova do Green Day?

*Dick e Anna dão risada*






Os irlandeses do Stiff Little Fingers, além de terem sido eternizados nesta passagem do filme "High Fidelity" (2000), também são uma das principais bandas punk da história.

Tendo influenciado grupos como Green Day, Dropkick Murphys e U2, só para citar três, o Stiff vem pela segunda vez ao Brasil com um show de "greatest hits", o que pra eles não é dificil.

Afinal, quantas bandas podem ter em seu set list canções autorais como "Wasted Life", "Nobody's Hero", "Alternative Ulster", "Suspect Device" e tantas outras?

A cabeça e a alma responsável por estes hits e mais de 30 anos de ótimos serviços prestados para a música é Jake Burns, o simpático vocalista e guitarrista do conjunto.

Confira abaixo um papo com Burns, falando sobre a cultura irlandesa, futebol, e claro, música, o assunto que ele realmente domina.




***

10:56 da manhã  
Blogger Billy said...

**********


Em seu site, vocês dizem que um novo disco está sendo gravado. Já está pronto? Tem idéia de como ele será lançado? Digo, em LP, CD, download etc...

Não, não está pronto. Ainda estamos no processo de composição, eu acho. Está levando bem mais tempo do que o esperado pois eu me desfiz do primeiro lote de músicas pois achei que não eram boas o bastante. Não decidimos ainda em que formatos iremos lançar.



Sem dúvida a banda mais famosa da história da Irlanda é o U2. Mas no final dos anos 70, vocês, o Boomtown Rats, o Undertones colocaram a Irlanda no mapa da música punk. Outros artistas como Thin Lizzy, The Pogues, Snow Patrol e o Cranberries já representam um lado mais pop/rock. Você acha que o rock irlandês tem algo exclusivo? Algo especial?

Eu acho que as bandas de lá tendem a ter um certo sentido melódico que bandas de outros lugares não tem. Mesmo quando estávamos escrevendo canções de punk rock, tentávamos colocar uma melodia nela. Eu acho que é um traço comum da maioria das bandas da Irlanda.



O Highway Star (banda pré-SLF) ganhou este nome por conta da música do Deep Purple. Já Stiff Little Fingers vem de uma música do Vibrators. Que música do SLF daria um bom nome de banda?

Já tem algumas bandas 'tributo' que usam títulos de música nossa como nome. "Nobody's Heroes" me parece ser a mais popular.



**********

10:58 da manhã  
Blogger Billy said...

**********************


O St. Patrick's Day, ou dia de São Patrício, tem sido celebrado cada vez mais aqui no mundo todo. Mesmo aqui no Brasil, as pessoas se vestem de verde, colocam chapéus e pedem pints de cerveja. Você acha que isso é legal para a cultura irlandesa? Ou acredita que isso apenas cria um estereótipo em cima de uma cultura?

Sem dúvida é ótimo para a venda de Guiness! Eu acho que isso se tornou uma paródia. Não representa a cultura irlandesa. É uma desculpa simples para as pessoas, que em sua maioria não tem nenhuma ligação com a Irlanda, sairem e ficarem bêbadas. Não há nada de errado nisso, claro, mas gostaria que eles não tivessem que se passar por irlandeses para fazer isso!



Vocês curtem futebol? Acredita naquele ditado irlandês que diz: "Maradona good. Pelé better. George Best"? ("Maradona, bom. Pelé, melhor. George, 'O' melhor", fazendo trocadilho com o sobrenome de George Best, um dos mais famosos jogadores da história do Reino Unido).

Todos os três foram jogadores incríveis, mas nunca vi um deles jogando de perto. Eu não sei se George é o melhor ("Best"), embora Pelé tenha dito uma vez que achava que George era o maior jogador de sempre. Este é um elogio enorme, você não acha?




**********************

11:00 da manhã  
Blogger Billy said...

*************************


Como Ali McMordie, baixista original do SFL, voltou pra banda? Enquanto ele esteve fora, ele trabalhou - com produção e como músico - com artistas mainstream tipo o dj Moby. Você acha que ele está trazendo novas influências para a banda, tanto na hora de compor quanto ao cuidar dos negócios?

É legal ter Ali de volta - embora acredite que ele não possa ir para o Brasil ou Argentina. Ele não poderá largar um contrato assinado antes. Ele traz de volta uma grande parte do espírito original do grupo e valoriza mais o lado reggae da banda do que Bruce fazia. Agora, Bruce é um músico fantástico e foi muito bom tê-lo na banda por 15 anos, mas Ali é o tipo "certo" para o baixo.



O que você lembra sobre a última vez que tocaram no Brasil? E o que as pessoas podem esperar desta vez?

O calor do povo. Tivemos um momento fantástico ai e estamos esperando que seja bem divertido para todos -especialmente para o público- dessa vez. Por irmos ai tão pouco, decidimos manter um show tipo "greatest hits". Eu acho que como as pessoas vêem- nos tão raramente por ai, vão preferir ouvir as músicas que conhecem melhor.



Alguma mensagem final pros brasileiros?

Estou realmente ansioso em ir ver vocês e espero que se divirtam no show. Espero que a gente consiga empolgar vocês bastante.













Retirado de...

http://zonapunk.com.br/ver_entrevistas.php?id=222



*************************

11:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home