sábado, janeiro 12, 2019

Asteroides Trio - "Geração Drosophila Melanogaster" (review ao álbum)


Lançado mesmo no final de 2018. o novíssimo disco dos brasileiros Asteroides Trio aterrou aqui no Billy News.

Depois do excelente «Punkabilly» de 2013 (ver referência aqui), que despertaram a atenção de muita gente, chega-nos agora "Geração Drosophila Melanogaster".

Sempre com a costela punk e o rock´n´roll assumido como base da sonoridade da banda, este é sem dúvida um bom disco.



Abre com «Twist Voodoo», tema festivo tipicamente rockabilly que transmite de imediato a essência de todo o álbum e no fundo, do espírito da banda. "Ouçam o som dos tambores, as nativas da floresta iniciaram o ritual...", ouve-se logo ao início. É para dançar mesmo.

«Garota De Saturno» estabelece a paixão pelo trio pelo espaço sideral e pela ficção cientifica, com uma imaginativa temática que alimenta muita prosa (paixão essa a começar pelo próprio nome da banda). Festivo sem dúvida.


Depois vem o «O Rei Dos Tolos» que segue a mesma linha, mas com uma temática diferente.

«Pelas Ruas» traz um ambiente mais negro, da rude e crua vida nas ruas de S.Paulo, da violência em cada esquina, das crianças a snifar cola. Um tema mais sério, no meio do disco.



Regressa a festa com «O Último Dos Moicanos», uma das melhores faixas. "Este é o meu estilo de vida... minha mãe me disse que eu não quero crescer... vinte anos se passaram e ainda tenho a mesma idade...», ou seja, está tudo dito.

Regressa a temática sci-fi com «Verónica Biônica», há sexo cibernético, ciborgues e muito mais (até a geração descrita no próprio título do disco). Nesta faixa participa vocalmente Gabriel Thomaz dos Autoramas.

«Nancy, Vamos Para Casa» é também um dos temas mais cativantes e que fica (sem dúvida) no ouvido. Com grande balanço, ouve-se "braços loucos, cortes e feridas, adrenalina nas veias, piercing na vagina...", ou seja, com esta descrição facilmente se associa à imagem de Nancy Spungen (a eterna namorada de Sid Vicious).



E se o anterior já é muito bom, segue-se outro que é uma versão dos Asteroides a uma tema da banda Última Classe, trata-se de «Tabaco, Álcool, Perfume Barato». Muito bem conseguida a versão, desta vez cantada pelo guitarrista Cláudio Formiga (em vez do vocalista de serviço, o baterista Leandro Franco e claro, o contrabaixista Weasel Rocker), que facilmente mete muita gente a cantar o refrão. Mais uma boa aposta da banda.



Regressa o rockabilly com outra versão, «Somos Todos Inocentes`, um original dos DZK que conta com a participação de Barata DZK.

O álbum termina com o clássico «Teddy, O Primeiro Da Gangue A Morrer», faixa bastante dançável (que já tinha entrado em "Punkabilly").

No total são dez temas que nos agarram e que garantidamente podem ser a perfeita banda-sonora de uma festa em casa, na rua, em qualquer lado.

                                                                                                              CD 2018



Podem ficar actualizados com as notícias dos Asteroides Trio, acedendo à página da banda brasileira, clicando aqui!

                                                                                                       


Já abaixo podem ouvir um destes temas, exactamente «Tabaco, Álcool, Perfume Barato»...




(momento em que o disco chegou ao Billy News)