quinta-feira, junho 21, 2007

Dia Europeu da Música na Fnac

Se bem que não aprecie especialmente estas 'convenções' de 'dia mundial' ou 'europeu' do que quer que seja, acho positivo organizarem-se debates sobre a música em geral...

«A cadeia de lojas FNAC assinala hoje o Dia Europeu da Música com uma série de debates sobre o mercado e a indústria discográfica portuguesa que contam com a participação de editores, jornalistas e músicos».

Podem ler mais detalhes, clicando em "Comments" já abaixo...

1 Comments:

Blogger Billy said...

***********


Notícia retirada do Disco Digital:



"Lojas FNAC acolhem hoje debates sobre música em Portugal

A cadeia de lojas FNAC assinala hoje o Dia Europeu da Música com uma série de debates sobre o mercado e a indústria discográfica portuguesa que contam com a participação de editores, jornalistas e músicos.



Em Lisboa, Almada, Cascais, Porto, Coimbra e na Madeira haverá sete debates sobre música, sobretudo a realidade portuguesa, em vertentes tão diferentes como a questão dos direitos de autor, os 21% de IVA sobre a venda de CD ou a desmaterialização da música, através dos ficheiros mp3. Nos debates que estão agendados ao longo do dia marcarão presença, entre outros, o produtor Vasco Sacramento, ligado ao festival Sons em Trânsito, os músicos Miguel Ângelo e Armando Teixeira, o jornalista Vitor Belanciano e o radialista e divulgador Henrique Amaro, da Antena 3.

Estes debates inserem-se numa iniciativa denominada «Festa da Música», com a qual a FNAC se associa ao Dia Europeu da Música, uma efeméride criada em França em 1985 pela organização do evento Festa da Música.

Para assinalar a efeméride, que coincide com o solstício de Verão, a FNAC acaba de editar a compilação «Novos Talentos 2007», um disco que reúne 17 artistas portugueses que ainda não têm qualquer registo discográfico em nome próprio.

A selecção dos artistas esteve a cargo de Henrique Amaro, numa escolha feita a partir do portal Myspace e pretendeu ser o mais diversificada possível a nível de propostas musicais.

Da colectânea fazem parte, por exemplo, os Mazgani, o baterista Marco Franco, o grupo Deolinda, a cantora Rita Redshoes (ex-Atomic Bees), Macacos do Chinês, Norberto Lobo ou Lobster.

«As propostas são variadas e há hip hop, rock mais experimental, instrumental, há fado ou pop-rock», descreveu Henrique Amaro à agência Luusa.

Alguns dos projectos já existem há alguns anos mas não têm nada editado, embora haja perspectivas de edição para alguns ainda este ano, como os casos de Freddy Locks, Mazgani, Lobster ou Norberto Lobo.

«Não é com um disco que se tira uma fotografia a uma geração», referiu Henrique Amaro, mas a colectânea destina-se a dar visibilidade a nomes que têm músicas originais e que nunca editaram.

«Novos talentos 2007» teve uma tiragem de sete mil unidades das quais já foram vendidas cerca de 2.500, segundo dados da FNAC.

As receitas da venda do disco revertem a favor da AMI, Assistência Médica Internacional".

Diário Digital / Lusa

21-06-2007

http://diariodigital.sapo.pt/disco_digital/news.asp?section_id=2&id_news=24763


***********

8:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home