quarta-feira, maio 09, 2012

João Corrosão (Gazua) - entrevista



Quem costuma visitar o Billy News há algum tempo, conhece bem os Gazua, tal tem sido a actividade da banda nos últimos anos.
 
Quatro álbuns lançados praticamente me quatro anos consecutivos é obra!
 
A banda prepara-se para apresentar ao vivo os temas de  “Transgressão”, o novo disco acabado de ser editado.
 
O blog colocou 7 questões a João Corrosão sobre o momento actual da banda, ou seja, com este novo lançamento ´em mãos`, espírito dos elementos e sobre os planos mais imediatos para os Gazua... vejamos o que ele respondeu.
 

 
 
Billy- Para começar, quero felicitar a banda pelo ´feito` atingido, quatro álbuns quase consecutivos (anualmente) exige um rigor e disciplina em termos de banda que não é vulgar, especialmente no panorama actual das bandas ditas underground. Como se sentem após este trabalho lançado?
 
João Corrosão- Cada disco tem sido uma aventura! Acho que estamos a crescer muito como conjunto e a saber lidar cada vez melhor com o pouco que existe no nosso país. Temos sempre o objectivo de só começar a pensar num novo disco quando o anterior estiver pago e felizmente as coisas têm estado a funcionar com alguma regularidade. Temos acima de tudo que agradecer a quem nos tem apoiado. 
A sensação neste momento é de termos ganho mais uma batalha, mas ainda há muita coisa que queremos fazer por isso vamos manter as mangas arregaçadas!
 
 

Billy- Pelo que ouvi, o disco contém faixas bastante diversas em termos de sonoridades, inclusivamente introduzem teclados e outras surpresas que não são habituais nos discos da banda. Foi tudo planeado antes da ida para estúdio ou os temas e certas ideias fluíram no momento das gravações?
 
João Corrosão- Neste disco foi tudo planeado antecipadamente. Infelizmente nunca temos muito tempo de estúdio para grandes divagações. Gostaria de poder fazer mais isso. Fazemos sempre uma pré-produção bastante minuciosa na sala de ensaios. Claro que há sempre uma coisa ou outra que surge em estúdio, mas são normalmente coisas de segundo plano.
 
 
 
 
Billy- De um modo sucinto, explica a temática que gira em torno de “Transgressão” e do que as letras dos temas transmitem...
 
João Corrosão- A palavra "Transgressão" transmite um pouco a nossa vontade de quebrar fórmulas e de experimentar algumas coisas que não seriam tão convencionais no nosso circuito. Não acho que este disco seja radicalmente diferente dos outros, mas houve sem dúvida essa vontade. Mudámos de estúdio, de técnico, de ambiente e fui para as gravações sem guitarra nem amplificador para usar o que eles lá tivessem... A ideia era que soasse diferente do que tínhamos até aqui.
Em relação às letras estão um pouco mais abrangentes. 4 discos são já muitas letras e há que expandir horizontes. Leio cada vez mais e isso tem ajudado muito. Neste disco os temas atravessam Lisboa, a morte, a destruição do meio ambiente, as palavras, a noite, a minha perspectiva sobre um artista que admiro, etc... Não há um tema transversal a todas as músicas.
 
 
 
 
Billy- Sei que os Gazua estão com formação renovada no que respeita a baterista. Que nos podes adiantar sobre isso?
 
João Corrosão- Quem gravou este disco foi o Paulinho dos RAMP. Quisemos um disco mais dinâmico e depois da saída do Paulão pensámos que em vez de procurar um baterista para a banda e que entretanto gravasse o disco, iríamos antes propor a gravação ao nosso baterista favorito (e grande amigo) Paulinho dos RAMP e só depois disso se tratava de encontrar alguém mais definitivo. 
Depois do disco gravado surge o interesse do JP em ingressar na banda e após uma audição a decisão estava tomada. 
O JP é muito bom baterista, tem muito boa onda, e estamos agora a trabalhar bastante para que o Musicbox dia 10 seja o início de uma longa colaboração!
 
 
 
Billy- Este novo álbum vai ser apresentado no dia 10 de Maio no Musicbox, sala no Cais do Sodré em Lisboa, pelas 23 horas. O primeiro disco foi apresentado na Academia de Linda-a-Velha, o segundo no Hospital Júlio de Matos, o terceiro no cinema S.Jorge. Agora optaste não por uma repetição no lançamento, mas um regresso a esta sala lisboeta em termos de concertos ao vivo. O espaço adequa-se ao ambiente pretendido para os Gazua?
 
João Corrosão- Trabalhar com esta regularidade dá muito trabalho e desgasta-nos muito. Quisemos acima de tudo uma sala que oferecesse tudo o que um concerto precisa sem termos de nos preocupar com nada. O Musicbox é nesse aspecto o melhor espaço em Lisboa. 
No último disco tivemos que cancelar o lançamento uma semana antes por coisas alheias a nós. Tínhamos Cartazes feitos, Sistema de Som alugado, Espaço alugado, Bar preparado, bilhetes impressos, etc... Tentámos algo diferente  e correu mal. Faltam mais espaços abertos a este tipo de som.
 
 
 
 
Billy- Neste dia, para além duma ´Billy session` ao longo da noite (como tem sido habitual em todos os lançamentos), na primeira parte deste espectáculo vai actuar a banda feminina Anarchicks. Porque optaram por este projecto?
 
João Corrosão- A ideia foi procurar uma novidade e elas são uma novidade. Também é bom que o som seja um pouco diferente do nosso para não martelarmos muito na mesma tecla.
Vi alguns vídeos das Anarchicks no Youtube e achei que elas tinham uma grande energia e isso vai com certeza beneficiar a noite no dia 10.
 
 

Billy- Quais são os planos mais imediatos em termos de apresentação ao vivo do novo disco pelo resto do país? Uma digressão torna-se actualmente complicada, pela falta de espaços com condições que recebam eventos rock. Têm algo já previsto ou calmamente vão decidir sobre os convites que vão sendo efectuados?
 
João Corrosão- Essa parte é sempre mais complicada. Vamos querer tocar o máximo possível pois é isso que dá sentido a este projecto. Não temos nada ainda 100% planeado pois isso requer muito trabalho e ainda não temos uma equipe de "assessores" para fazerem esse trabalho por nós... he he he.
Uma coisa de cada vez. 
Temos algumas coisas em vista e estamos abertos propostas.






Para ficarem actualizados sobre os Gazua, podem (e devem) espreitar os seguintes links:
 


6 Comments:

Blogger Billy said...

***


Quatro álbuns lançados praticamente me quatro anos consecutivos é obra!

A banda prepara-se para apresentar ao vivo os temas de “Transgressão”, o novo disco acabado de ser editado.

O blog colocou 7 questões a João Corrosão sobre o momento actual da banda, ou seja, com este novo lançamento ´em mãos`, espírito dos elementos e sobre os planos mais imediatos para os Gazua...



***

2:41 da tarde  
Blogger Billy said...

************************


Sobre o evento:




Concerto/apresentação do novo álbum dos Gazua “Transgressão”...

10 Maio – 23 horas

GAZUA + ANARCHICKS + DJ Billy

entrada: 6 euros



A abrir este concerto vão estar as ANARCHICKS que promovem o EP de estreia “Look What You Made Me Do!”



No som ambiente vai estar o DJ Billy e o melhor Punk Rock das últimas 4 décadas!!



************************

2:46 da tarde  
Anonymous Flávio Lopes said...

Boa entrevista.

Felicidades para este quarto álbum.

Abraços.

Flávio Lopes

4:49 da tarde  
Blogger ROCK N' A.D.EGA said...

Parabéns pela entrevista!

Tenho saudades dessa rapaziada amiga. Infelizmente não vai ser possível estar possível no concerto de lançamento do novo disco. :-(

Terá de ficar para outra oportunidade.

P.S. Billy, a primeira foto da entrevista foi tirada na 2ª edição do ROCK N' A.D.EGA, Novembro de 2009. Gostei que a tivesses utilizado! ;-)

Abraços,
Pedro Branco

10:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito boa entrevista parabens ao autor do blo e força gazua

1:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grandes Gazua!

3:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home