quarta-feira, maio 02, 2012

R.J.A. "Reator" - review ao disco


Eis que passados alguns anos, os R.J.A. estão de regresso aos concertos e com novo álbum na bagagem.

A banda punk rock de Torres Novas está com um espírito renovado e traz algumas novidades na sua sonoridade.


Para quem não sabe, a banda foi formada em 1998, segundo os próprios, «RJA são as iniciais de "Rua José Afonso", uma vez que, o elo comum entre os elementos fundadores da banda, era o local onde cresceram, sendo também uma forma de homenagem a esse grande músico português».

A banda teve mais visibilidade após a edição de algumas ´demos` e participações em compilações, mas também com o lançamento em 2005 de "Está Tudo A Arder" onde apresentaram os temas deste primeiro disco no antigo Lótus bar em Cascais, com uma excelente prestação que impressionou os presentes.

Em 2008 decidiram parar, para regressar a estúdio no final de 2011 para gravar este álbum "Reator".


Numa base punk rock algo influenciada por rasgos de hard rock, o disco começa com um bom tema, «Aquecimento Global», com marcação bastante forte e cativante.

A mensagem é uma preocupação clara na banda, que não se inibe de transmitir a sua visão perante problemas bem actuais.

Nos primeiros acordes de «Quando Esse Dia Chegar» sentimos a ´influência Ramones`, o tema tem um refrão bem ´orelhudo` e toda a faixa é bastante melódica, com destaque para as linhas de guitarra-Baixo.

Ao longo do disco há variações de ritmo, embora com uma sonoridade comum, por vezes a banda aproxima-se de uma linhagem de rock duro e cru, mas sem perder a sua identidade.

«Tu Vais Ganhar» acelera o ritmo com aproximação ao que já faziam anteriormente, um punk mais simples e corrido.

«Portugal» inicia-se com um balanço melódico a fazer lembrar os Tara Perdida e com mensagem sentida sobre o estado actual do nosso país.

O tema-título do disco «Reator» traz-nos mais afincadamente a ´costela` hard rock que a banda tanto se aproxima e transmite nesta sua renovada formação.

No total são 9 temas em cerca de 35 minutos, com muita energia (e sem ´baladas`).

Gravado em Janeiro de 2012, a sonoridade do disco está bem equilibrada, o que permite ´sentir-se` melhor instrumentos e vocalização, o que só abona em favor deste "Reator".

Podem obter mais informação actualizada da banda, formalizar pedido do disco e mais, clicando aqui!