Em Lisboa e no Porto vão realizar-se acções no âmbito do «Dia de acção internacional», respondendo ao apelo da Assembleia de Ocupantes da Universidade Politécnica de Atenas.
Podem ler todos os detalhes sobre esta acção, clicando em "Comments" já abaixo...
2 comentários:
************************
Dia de acção internacional
Em Lisboa e no Porto vão realizar-se acções no âmbito do «Dia de acção internacional», respondendo ao apelo da Assembleia de Ocupantes da Universidade Politécnica de Atenas.
Em Lisboa:
Sábado 20 de Dezembro, 15h00 concentração de solidariedade com o movimento social grego, em resposta à chamada para uma acção coordenada internacional. Praça da Figueira, Lisboa
O movimento social na Grécia protesta contra a violência que a polícia exerce sobre os cidadãos, cujo caso mais recente foi o assassinato de um jovem de 15 anos. Mas os protestos são também contra as crescentes desigualdades sociais.
Neste mundo, quase todos os gregos com menos de 25 anos sabem que pertencem ao que é chamado por todo o lado como “a geração 700 euros”, a primeira geração depois da segunda guerra mundial que cresce com a certeza que vai viver uma situação pior que a dos seus pais. Uma geração com poucas perspectivas de um futuro melhor e ainda menos esperança nesse futuro.
No Porto:
Actividades na Casa Viva, Praça Marquês de Pombal, nº 167, Porto
solidários com movimento grego
Dia Internacional de Acção 20.12.2008
Ao contrário do que nos querem fazer crer os meios de comunicação, o assassinato, às mãos da polícia grega, no passado dia 6, do jovem de 15 anos Alexandros Grigoropoulos (Alexis) não foi um incidente isolado. Tratou-se, antes, duma explosão do Estado repressivo que, de forma sistemática e organizada, aponta para os que resistem, os que se revoltam, os que combatem o estado actual das coisas e a autoridade que lhe dá corpo.
(...)
Daqui, queremos deixar bem claro que não temos dúvidas sobre o lado em que estamos. Ao lado dos que apelam "não deixem este hálito flamejante de poesia atenuar-se ou extinguir-se". Solidários com os que lutam, com os detidos nos confrontos dos últimos dias, com todos os que se juntaram à mesma luta em muitos outros locais deste planeta que é nosso.
Sábado, 20 dezembro 15h00 entrada livre
Junta-te ao Jantar Popular (a partir das 21h), preparado com alimentos de mercados locais e preferencialmente de agricultura biológica, e envolve-te também no Mercado de Trocas (a partir das 15h pela tarde fora) trazendo tudo aquilo que queiras e trocando por tudo aquilo que gostas. Traz uma iguaria (de preferência veggie, bio, ou regional), vê crescer o cabaz de natal e torce para que te saia a ti!
Também a partir das 15h, começam as Jornadas de Outono de Xadrez do Musas-2008. Um torneio amigável em que te podes inscrever através do email xadrezmusas@gmail.com. Consulta musas.pegada.net.
Se preferires, dedica-te à construção de instrumentos musicais (também a partir das 15h), pelos Ritmos de Resistência, recém banda de samba do Porto.
Às 20h será projectado Zero em Comportamento, de Jean Vigo (1933), com banda sonora ao vivo de Hayena Reich.
Depois de jantar, vídeos sobre a resistência na Grécia 2008
O Apelo Internacional está disponível no site: http://www.indymedia.org.uk :
«Today (Friday, 12-12), the assembly of the occupied Athens Polytechnic decided to make a callout for European and global-wide actions of resistance in the memory of all assassinated youth, migrants and all those who were struggling against the lackeys of the state. Carlo Juliani; the French suburb youths; Alexandros Grigoropoulos and the countless others, all around the world. Our lives do not belong to the states and their assassins! The memory of the assassinated brothers and sisters, friends and comrades stays alive through our struggles! We do not forget our brothers and sisters, we do not forgive their murderers. Please translate and spread around this message for a common day of coordinated actions of resistance in as many places around the world as possible.»
Tradução:
--Apelo Internacional--
Hoje (6ª-feira,12-12), a assembleia do Politécnico Ocupado de Atenas decidiu fazer uma chamada a acções de resistência, a nível europeu e mundial, em memória de todos os jovens assassinados, imigrantes e todos aqueles que estavam a lutar contra os servos do estado. Carlo Juliani; A juventude dos subúrbios franceses; Alexandros Grigoropoulos e os inúmeros outros, em todo o mundo. As nossas vidas não pertencem aos Estados nem aos seus assassinos! A memória dos irmãos e irmãs, amigos e companheiros assassinados mantém-se viva através das nossas lutas! Não nos esquecemos dos nossos irmãos e irmãs, nós não perdoamos os seus assassinos. Por favor traduzam e espalhem esta mensagem por um dia comum de acções coordenadas de resistência, no maior número de sítios possível.
Para acompanhar a situação ver blogues:
http://exarchialx.blogspot.com
http://casa-viva.blogspot.com
************************
************************************
ver: www.redelibertaria.blogspot.com
A Grécia entra no 13º dia de protestos
Debaixo de muita chuva, estudantes de ensino médio, universitários, trabalhadores, anarquistas e esquerdistas fizeram nesta quinta-feira (18) mais uma grande passeata de protesto contra o governo e a polícia no centro de Atenas. Milhares de manifestantes tomaram as ruas da principal cidade grega. E novos conflitos entre jovens e policiais aconteceram. Lixeiras e carros de luxo foram queimados e virados, bancos atacados, câmeras de vigilância destruídas. Atenas se transformou mais uma vez num campo de batalhas.
Diante do Parlamento, um grupo de manifestantes tentou romper o cordão de proteção da polícia, que reagiu lançando bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes lançaram pedras, bombas de tinta, laranjas e outros objetos contra os policiais.
Após esse tumulto, muitos dos manifestaram seguiram para a universidade, localizada a poucos metros dali e que se tornou o ponto de encontro dos manifestantes. Lá mais um confronto aconteceu, com os estudantes da sacada da universidade ocupada revidando com pedras, coquetéis molotov e outros objetos o avanço da polícia antidistúrbios.
No ato os manifestantes carregavam faixas com frases como "O luto não basta, a luta continua", "Abaixo esse governo de sangue, pobreza e privatizações", "Estado assassino", entre outros lemas.
Eles tentaram queimar a nova árvore de Natal de uma praça após a antiga ter sido queimada em protesto no dia 8, mas a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.
Em Tessalônica (norte da Grécia), a segunda cidade do país, centenas de pessoas participaram de manifestação nesta quinta-feira, enquanto grupos de jovens invadiram por cerca de 30 minutos as instalações de duas rádios privadas, aonde emitiram mensagens de rebeldia e solidariedade.
Na cidade de Tripoli, a Rádio Municipal foi ocupada por professores da Universidade de Peloponeso, que expressaram por alguns minutos suas demandas e tornaram visíveis os problemas que eles enfrentam nas escolas.
Também aconteceram manifestações em Patras (sul), Preveza (oeste) e noutras cidades do país.
Muito boa galeria de fotos dos protestos em Atenas no dia de hoje (18), vale conferir:
http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=950002
http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=949951
http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=950016
.
agência de notícias anarquistas-ana
************************************
Enviar um comentário