segunda-feira, novembro 21, 2005

Billy News - QSS 24

Aqui está a vigésima quarta questão do Billy News Quem Sabe Sabe...

Em agosto de 1996, tivemos oportunidade de observar (quanto a mim, "in loco") ao maior fenómeno Punk em termos de dimensão no nosso país, tanto pela quantidade de gente presente, como pelo conjunto de bandas reunidas num só cartaz...

Falo-vos do primeiro Festival Punk de Faro, os "alegres" dias de caos, antes, durante e após esse grandioso festival...

Foi verdadeiramente um festival, montes de gente a chegar de comboio, de carro, camionetas, a pé... era uma autêntica invasão... só faltavam chegar de pára-quedas...

As ruas estavam cheias de punks, os cafés "à pinha", a cerveja a rodos, tudo em amena conversa... uma roda-viva garanto-vos...

Era a celebração mais festivaleira do fenómeno punk em Portugal...

E em 1996, recorde-se...


3000 punks a assistir aos The Exploited (em promoção do seu disco "Beat The Bastards"), Ratos De Porão, Crise Total, Mata-Ratos, Tara Perdida, uma banda local e uma banda metaleira inserida no cartaz...

Pois a questão desta QSS 24 refere-se exactamente a essa banda metaleira (para não estarem a dizer que dicrimino o pessoal do hard'n'heavy), que por acaso tocou uma versão de uma banda punk/hardcore (tal como habitualmente nas suas inúmeras actuações)...

E desta vez é uma questão tripla...

1. Como se chama essa banda metaleira que fez parte do cartaz?

2. Como se intitulava o tema punk que tocavam habitualmente?

3. Qual o nome da banda que tocava esse tema originalmente?


E é assim, já sabem como é, basta responderem via comentário, clicando em "Comments" já abaixo, deixando os vossos palpites...

Força!

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu fui ver esse concerto. Não tenho a certeza se eram os Anger, mas acho q sim. Quanto à cover isso não me lembro mesmo. provavelmente ainda n devia ter entrado no recinto. Esse dia foi do caralho.

11:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a banda local não era punk-kecas?

11:06 da tarde  
Blogger Marion Cobretti said...

Sacred Sin se não me engano,o tema punk foi a minha sogra é um boi dos Mata Ratos.estive lá e entrei á borla por baixo da rede mais a ciganada da banda punk Farrapos.
Grande convivío com 5 contos passei umas férias de semana e meia no Algarve do melhor,tudo derivado do grande espiríto de grupo existente.Fazia falta esse espiríto hoje em dia.

Abraço

JAY COBRA

11:10 da tarde  
Blogger Billy said...

A banda não era punk-kecas , não...

Por acaso não me recordo do nome, pois nem nunca tinha ouvido falar deles até à altura...

E também não eram os Sacred Sin, amigo Cobra...

É continuar a pesquisar...

E lembrem-se que são 3 questões...

12:13 da manhã  
Blogger Billy said...

E não foram os Anger...

A banda de abertura foi a "tal local"...

Realmente esse dia foi do caralho...

No dia seguinte, tinha os ossos todos moídos...

12:15 da manhã  
Blogger Rui Marujo said...

Recordações, recordações, recordações... Eu também estive presente nesse grande evento e no seguinte também, aquando da passagem de NOFX por terras lusas... Velhos tempos...

Deixa cá ver então... A banda metaleira chamava-se Harum e tocaram uma versão do tema "Should I stay or should I go", dos velhinhos The Clash (velhinho, mas bons...).

Falou-se aí dos Punkecas, se não estou enganado eles fizeram parte do alinhamento do festival no ano em que tocou NOFX...

7:38 da manhã  
Blogger Billy said...

Esta agora deixou-me meio atrapalhado...

A tal banda local (Faro? Algarve?) eram mesmo os Harum, de que mal tinha ouvido falar...

E realmente eram meio metaleiros, eram... e tocaram esse tema de Clash, que eu lembro-me, meio atabalhoado, mas reconhecível...

Mas não era essa banda a que eu me referia...

A banda que menciono ainda está activa e é um bocado mais mediática, se é que me permitem a expressão...

Mas parabéns ao Marujo pela sua resposta que no fundo está certa, apesar de eu me ter equivocado na maneira de colocar a questão...

Vá lá... qual era a banda?

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a banda eram os RAMP, o resto já é pedir de mais,fodasse....

1:14 da manhã  
Blogger Billy said...

Nem mais, eram os Ramp, mesmo...

Bem, eu referi que era uma questão tripla...

Mas agora torna-se mais simples...

Qual é o tema que os Ramp sempre tocaram de uma banda punk/hardcore e de que banda eles fizeram a cover?

1:49 da manhã  
Blogger Rui Marujo said...

Está certo, então... Para mais uma tentativa ao 'pote milionário', cá fica... Banda: RAMP - Tema: TRY AGAIN - Cover de: SPERMBIRDS

7:37 da manhã  
Blogger Billy said...

E tem música!!!

O amigo Marujo conseguiu abrir o "Cofre" (mais valia...)

A banda metaleira que actuou no Festival Punk de Faro de 96 eram mesmo os Ramp e tocavam a cover dos Spermbirds, "Try Again", que teve honras de teledisco e tudo...

Muitos parabéns ao Marujo pela dupla resposta certa (a tal dos Harum).

Pelos vistos, só aqui no Billy News, passa muita malta que lá esteve...

Só é pena que nem todos comentem, mas já enviarem mails sobre a questão e a agradecerem pela lembrança é bastante fixe...

Fixe também eram os Spermbirds, com uma voz peculiar, mas bem identificativa do Punk/Hardcore do início da década 80...

Boa escolha dos Ramp, banda que não aprecio particularmente, mas que dou bastante valor pelo que faz...

Agora é esperar pela próxima questão...

Até breve!

11:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home