terça-feira, janeiro 09, 2007

Spearfest 2 - noite punk (1) no Lótus


Nos dias 29 e 30 de dezembro passados, o bar Lótus em Cascais recebeu duas noites recheadas de punk rock, animação e de curiosidades...

Na noite de 29, realizava-se o Spearfest 2 com a participação de três jovens bandas, aliás, apanágio da Spear Productions que sempre quis dar destaque a bandas novas sem apoios de maior...

...os King Buzz foram uma agradável surpresa...


...os temas dos Ritual Urbano cativam, num punk rock solto, corrido e sem preconceitos, cantado em português...


... logo nos primeiros temas dos Rende & Castiga sentiu-se correspondência com o público, o som adensava-se nas complexas vocalizações de Tiago Tomé cheias de mensagem e de alguma fúria...


Podem ver esta review na íntegra, clicando em “Comments” já abaixo...

5 Comments:

Blogger Billy said...

Spearfest 2 - noite punk (1) no Lótus




Nos dias 29 e 30 de dezembro passados, o bar Lótus em Cascais recebeu duas noites recheadas de punk rock, animação e de curiosidades...

Na noite de 29, realizava-se o Spearfest 2 com a participação de três jovens bandas, aliás, apanágio da Spear Productions que sempre quis dar destaque a bandas novas sem apoios de maior...



Os King Buzz foram uma agradável surpresa, um trio de jovens músicos com muitas ideias...

O som navegava entre um rock seco (com influências stoner), com descargas eléctricas (a fazer lembrar uns Nirvana de “Bleach”), ou seja, uma sonoridade basicamente ‘rock’ com algumas influências notórias (Deep Purple???), em que os temas eram mais instrumentais que cantados...

Curioso foi ver a troca sucessiva dos elementos da banda pelos instrumentos... todos tocaram guitarra-baixo-bateria... actuação interessante, sem dúvida.




Depois vieram os Ritual Urbano, banda que já tem dado uma série de concertos recentemente...

Os temas cativam, num punk rock solto, corrido e sem preconceitos, cantado em português, levando o pessoal presente a aplaudir cada interpretação.

Pena foi constatar algumas limitações do vocalista, especialmente em alguns pormenores (muitas vezes, os coros servem mesmo para isso, para segurar um ou outro tom).

Mas foi uma actuação bem positiva, como referi, o público vibrou e gostou do que viu, a segunda guitarra de Pedro (também dos Piss!!) dá mais consistência ao som geral.






No final da noite, actuava a banda a ‘jogar em casa’, os Rende & Castiga...

Relembro que esta banda foi a mais votada numa sondagem aqui no Billy News (realizada há uns meses), para ‘a banda punk activa’ que o pessoal mais apreciava actualmente...

Muitas das pessoas presentes estavam à espera deste momento, o aproximar do palco foi sinal disso mesmo...

Logo nos primeiros temas sentiu-se correspondência com o público, o som adensava-se nas complexas vocalizações de Tiago Tomé (apoiadas por outro guitarrista), cheias de mensagem e de alguma fúria nos temas abordados (exemplo disso, foi numa música dedicada a um espalhafatoso elemento que acabara de entrar na sala).

Musicalmente, o som da banda navega num punk rock não tão simples e directo como costume, mas pleno do verdadeiro sentimento de revolta.

Foi a banda mais aplaudida da noite (afinal, tinham muita gente especialmente para os ver), mas mereceu toda essa manifestação de agrado, pois foi uma actuação em pleno, tirando um ou outro momento em que o som ‘enrolou’, mas rapidamente corrigidos pelo técnico de som presente.

As pequenas explicações entre cada tema foram sucintas e em minha opinião, devem ser sempre assim, é essencial dar uma noção da ideia que se aborda, de uma forma curta e directa (afinal, não se trata de nenhuma manifestação).






Para o fim da noite, ouviu-se mais punk rock, desta vez debitado pelas colunas do Lótus, proporcionado por mim (mais uma Billy session), aliás como se tinha ouvido durante toda a noite, entre as actuações das 3 bandas.

Resumindo, uma excelente noite num ambiente convidativo, onde se conheceu novo som com propostas de bandas que ‘respiram’ frescura de ideias e cheia de animação...

8:27 da tarde  
Blogger Billy said...

Não se esqueçam que podem obter informação variada sobre os participantes desta noite, em...


http://www.myspace.com/thekingbuzz

http://www.myspace.com/ritualurbano069

http://www.myspace.com/rendeecastiga

http://spearproductions.blogspot.com/

http://www.lotusbar.blogspot.com/

8:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boas estive lá e gostei!

Parabéns ao lotus que mais uma vez nos presenteou com bandas excelentes e com grande ambiente neste cantinho em cascais.
È natural dizer poucos mas bons...mas claramente já vi o lotus mais cheio!(pouco publico)
Em relação ás bandas, a primeira banda da noite esteve mto bem a proporcionar uma boa entrada com um som agradavel, um pouco a fazer lembrar nirvana, mas tb com o seu estilo próprio. Fora do normal ver os membros da banda trocar instrumentos..Mto bom!Valeu a viajem!

A segunda banda os ritual urbano foi o que me fez (a mim e mais uma "carregada"...cerca de 20 pessoas) pegar na "trouxa" e fazer nos a estrada. Lá fomos de alvalade para os ver tocar pela primeira vez após as recentes alterações de membros(voz e guitarra).
Foi 5 estrelas, um punk (portugues) mto bom com uma forte presença de tara perdida/censurados a nivel de voz e letras, boas guitarradas a fazer lembrar nofx e uns coros á fonzie. Uma banda com futuro pela frente...Um punk rock que facilmente contagia o publico e o poe a vibrar..
Pena talvez foi o tecnico de som ter sido o unico que ouviu o baixo...pois nem a banda nem o publico estava a ouvir(apesar de alguns pedidos).

Em relação a 3 banda não posso comentar infelizmente, pois a malta de alvalade foi se embora ...já passava a hora de deitar!
Fica de certeza para a proxima.

um forte abraço e mais uma vez parabens ao lotus pelas boas organizações.
Keep up the good work!

2:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Valeu a viaGem!"

2:22 da tarde  
Blogger Tecido Humano said...

ena! aki fala-se bem de nós, obrigado pelo apoio e por gostarem do nosso som, temos musicas novas no myspace e um cd demo a sair em breve. mais uma vez obrigado pelo apoio e esperamos viajar até vossas terras para confraternização musical. abraços
Formiga
KB

11:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home