segunda-feira, junho 15, 2009

Raiva!!! “Jardim De Cimento” CD

Para quem não conhece, os Raiva!!! são uma recente banda ‘street punk’ do Funchal, formada no início de 2007, que tenta mexer-se no sempre difícil meio musical em que estamos inseridos (provavelmente algo limitados pela própria localização, ou deverei dizer ‘ainda mais’ limitados).

Mas não os limitam no que querem transmitir, para já disponibilizaram fisicamente “Jardim De Cimento”, uma apresentação da banda em formato CD.


O disco abre com “Revolta Insular”, num estilo a fazer lembrar os saudosos Disorder , com um ‘martelanço’ em jeito de compasso e coros bem a puxar.

Logo depois vem um dos melhores temas, “Ninguém” e começa com «esta vida é um nojo» e segue com «ninguém ajuda ninguém». O ritmo remete-nos facilmente para sonoridades punk britânicas da fase da segunda vaga (leia-se início e meio da década de 1980), com bons momentos na mistura voz/ritmo.

A terceira faixa é quanto a mim a melhor desta frenética banda, “A Madeira É Um Jardim” é o refrão incessantemente gritado em plenos pulmões que é contrastado com um concludente «a Madeira é do Jardim» (com direito a sotaque), fazendo salientar a influência e opinião do afamado ditador! Por vezes, parece fazer sentir-se que este tema é inspirado nos melhores momentos dos Varukers ou até mesmo dos extintos Oxymoron.

Mas não se pense que os ritmos soam demasiado semelhantes nos temas, outro faixa mais à frente do disco é “No Sangue”, relembra uma sonoridade rock muito nossa, com uma vocalização algo característica do ‘boom’ português, (fenómeno exaustivamente referenciado). Ouve-se «a raiva está instalada»... e segue-se em frente.

“Mata O Pedófilo!!!” tem um balanço variado e letra debitada em voz alta, expressa sentimentos pouco saudáveis para os indivíduos em causa...

“Unite” é um tema cantado em inglês, quem sabe, uma experiência da própria banda. Sem ser desfasado, mesmo mantendo o ‘ritmo Raiva!!!’, prefere-se definitivamente os debitados em português.

Os temas são geralmente ‘speedados’ e com uma duração pouco superior a um minuto, ou seja, facilmente agradam aos amantes de punk mais cru e ‘puxado’.

As gravações de tema para tema não são iguais, algumas são equilibradas, outras apenas perceptíveis, tornando-se assim uma espécie de ‘compilação’ de vários momentos da banda, com 10 faixas em cerca de 22 minutos.

Este disco é assim uma agradável surpresa, sem a pretensão de grandes originalidades ou de tiques perfeccionistas, contém a ‘raiva dos Raiva!!!’ de uma forma simples e directa... isto é sem dúvida, punk no seu estado puro!

Muito bom para já, devemos ficar atentos ao que o vocalista Solano e 'companhia' vão fazer proximamente.

Podem (e devem) conhecer mais dos Raiva!!! em...

http://www.myspace.com/raivapunk

RAiVA!!! - STREET LOYALTY...


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Do bom punk rosqueiro e arruaceiro tuga, não há duvida...ficamos a espera q a veia nervosa traga dos Raiva mais temas e de preferência um concertozeco por aqui por Lisboa, para avacalhar o sistemaaaaaa!!!! E saiam lá do Oldbar e apanhem um avião (sem ser um Airbus)... Que destes talentos andam por aí mto poucos...


Ass.: CTX-530

2:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pelo que vi e ouvi no myspace gostei.

2:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home