domingo, dezembro 06, 2009

Gazua em Beja - review



Beja (já) quer os Gazua de Volta

A provar que são não só uma das melhores bandas portuguesas de punk/rock da actualidade, como uma das mais interessantes e activas (não só em termos de produção como de espectáculos), os Gazua estiveram ontem no Alentejo para uma prestação vibrante e inflamada, que energizou corpos e alimentou espíritos, especialmente os mais inquietos e inconformistas.



O concerto teve lugar na Galeria do Desassossego (Beja) que, mais do que um local, é a concretização de um importante projecto de dinamização cultural, mérito do seu criador, Jorge Benvinda (Virgem Suta), que o fundou no espaço da anterior “Taberna do Alhinho” com o objectivo de divulgar projectos artísticos nas mais diversas áreas da produção artística / cultural nacional.

A Galeria do Desassossego desempenha um papel importante na divulgação da música alternativa, oferecendo a bandas jovens e com poucos recursos a possibilidade de actuar numa sala devidamente equipada. A Galeria é um espaço simples, rústico e acolhedor onde impera (e se recupera) o espírito das tertúlias que marcaram indelevelmente a vida política e cultural portuguesas no século XIX e na primeira metade do século XX. A par da comida para o espírito (food for thought), a Galeria serve petiscos não só alentejanos como mais internacionais/exóticos a preços muito razoáveis.



A filosofia do espaço e do projecto “Desassossego” não poderia estar mais em consonância com o ideário dos Gazua, empenhados como estão não só em mexer corpos como principalmente consciências, abordando de forma directa, crítica, esclarecida e acutilante aspectos sociais, culturais e políticos da história e sociedade portuguesas contemporâneas. O espaço revelou-se assim ideal, proporcionando um ambiente intimista e participativo, e fomentando uma relação de grande proximidade e comunhão entre a banda e o público, que perpassou todo o concerto.

Durante mais de uma hora os Gazua não deram tréguas, brindando uma assistência entusiástica e participativa com permanentes descargas electrizantes, e o desfile (de muitos) dos mais emblemáticos temas de Convocação (2008) e Música Pirata (2009). A excelente qualidade vocal e técnica, o entrosamento perfeito deste colectivo e a sua energia contagiante não deixaram ninguém indiferente. Os Gazua apresentaram também os temas “Preocupa-te” e “Perigo iminente” do novo trabalho, com o esclarecedor e desafiante título Contracultura e lançamento previsto para Março de 2010, os quais foram acolhidos com manifesto agrado e entusiasmo geral.



No final do concerto, e dada a atmosfera criada, João ‘Corrosão’, Paulinho e Corvo foram efusivamente cumprimentados e congratulados por muitos dos presentes. E cumprindo a missão do espaço, o espírito da tertúlia voltou a instalar-se, com a conversa e o convívio a continuarem pela noite fora, sem dúvida ajudados pelos eflúvios alcoólicos que marcam a história do espaço.

Os imparáveis Gazua voltam aos palcos já na próxima sexta-feira 11, no Cine-teatro de Corroios, inscrevendo o seu nome num concerto certamente histórico, que marca a vinda a Portugal do irreverente e interventivo Jello Biafra, dos míticos Dead Kennedys, agora com os Guantanamo School of Medicine . A não perder.



Por Sheena em 06/12/2009

(http://crackinthecloud.blogspot.com/2009/12/queremos-os-gazua-de-volta.html )