sexta-feira, abril 29, 2011

Frase do dia...

«Crise na indústria: basta vender 75 discos para entrar no top 100 espanhol»

Blitz.pt

1 Comments:

Blogger Billy said...

***

Revelados dados "secretos" relativos à venda de discos. O mais recente de Britney vendeu menos de 5 mil cópias, o dos Radiohead pouco mais de 2 mil. Conheça alguns dos números em Portugal.
A queda a pique das vendas de discos observa-se, também, no mercado espanhol.

Segundo notícia do jornal El Mundo, na semana da Páscoa vieram a público, acidentalmente, os dados relativos à venda de álbuns em Espanha .

O documento foi retirado da internet pouco depois, mas vários sites e blogues tinham já divulgado as suas conclusões. ( Pode encontrá-lo na íntegra neste blogue, por exemplo. ).

"[Uma das surpresas] é que basta [vender] 75 cópias para entrar no top 100 dos álbuns mais vendidos", escreveu o site Je Ne Sais Pop. "Na semana anterior, em que as pessoas não estavam de férias, eram 81. Há três anos, quase 200".

Pode ler-se no mesmo site: "Entre os artistas internacionais, não admira que Britney ou Katy Perry não incluam Espanha nas suas digressões (...). Dos quatro milhões que 21 , de Adele, vendeu em todo o mundo, só 7342 correspondem a Espanha. Femme Fatale , de Britney, vendeu 4621. The King of Limbs , dos Radiohead, 2287. Angles , dos Strokes, 2385".

Entre os artistas cujos discos saíram nos últimos meses, conhecem-se também os números relativos a Collapse Into Now , dos REM (5446), Teenage Dream , de Katy Perry (6608), Goodbye Lullabye , de Avril Lavigne (2950) ou The Beginning , dos Black Eyed Peas (cerca de 10 mil).

Estes números correspondem a 79% das vendas de discos em lojas, pois 21% desses estabelecimentos não têm as suas contas informatizadas.

Em melhor forma comercial encontram-se alguns artistas espanhóis, como Pablo Alborán, que em 12 semanas chegou às 53 mil cópias vendidas, ou Rihanna, cujo disco Loud , de 2010, já ultrapassou os 23 mil exemplares comprados.

Em Portugal, os números das vendas não são habitualmente divulgados pelas editoras, mas o mercado nacional é cerca de cinco vezes menor que o dos vizinhos espanhóis.

Contudo, no final de 2010, a distribuidora nacional das editoras XL ou 4AD avançou à BLITZ que o primeiro álbum dos ingleses The xx vendera até então 6 mil cópias, e High Violet , dos National, lançado no ano passado, 4 mil.

A mesma distribuidora representa os Radiohead em Portugal e revelou à BLITZ que, até ao momento, foram vendidos em Portugal 2500 exemplares do álbum The King of Limbs .










Retirado de...

http://blitz.aeiou.pt/?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/72986



***

8:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home