quarta-feira, janeiro 25, 2017

The Clash "Punk died the day they signed to CBS" - foi há 40 anos


No dia 25 de Janeiro de 1977, ocorreu um pequeno fenómeno na música, especialmente punk.

Após a sua formação no ano anterior (a primeira apresentação ao vivo deu-se a 4 de Julho de 1976) e com cerca de 30 concertos sem serem considerados sequer os ´cabeça-de-cartaz`, The Clash assinavam contrato com uma editora multinacional, a CBS Records.


O acordo foi estabelecido em cerca de 100 mil libras, para o lançamento do primeiro álbum da banda.

Foi o primeiro acto desta dimensão, após algumas peripécias semelhantes com os Sex Pistols

Depois de quase dois meses, foi lançado em Março o single «White Riot» já pela CBS (nesta versão mais rude, inicia-se com a vocalização de Mick Jones com «1,2,3,4», enquanto no álbum, começa com sirenes da Polícia).

No mês seguinte, a 8 de Abril é editado o álbum "The Clash".

Na altura, foi publicado por Mark Perry na fanzine Sniffin´Glue:

"Punk died the day The Clash signed to CBS"


Podem ler mais detalhes desta notícia, clicando aqui!

Ainda outra curiosidade, a imagem da capa do disco é uma foto tirada nas traseiras da sala de ensaio da banda, junto ao mercado de Camden (Londres, Inglaterra).

Os portugueses Porta Voz escolheram uma foto com a mesma zona e perspectiva, para colocarem nas ´traseiras` (contra-capa) do seu disco "Obrigação Alucinação", editado em 2014 (ver review aqui), onde consta um tema dedicado ao autor deste vosso blog (faixa 4).



O resto, já se sabe, The Clash lançariam em 1985 o último álbum "Cut The Crap" com uma formação alterada (apenas com Joe Strummer e Paul Simonon da formação original) e terminariam um ano depois.