sábado, junho 11, 2005

Recordação de um grande disco...

Por falar em Peste & Sida...

Fica aqui a recordação de um GRANDE disco!!!

A imagem “http://i3.photobucket.com/albums/y56/aristides2/FotoPesteSida.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


O primeiro disco dos Peste & Sida intitulado "Veneno" sempre foi um dos meus discos de eleição... até hoje!!!

Foi feito numa altura um pouco contorbada da banda, naquela do salto de "ser um projecto a sério ou a brincar"...

João San Payo, um dos elementos fundadores e mais activos de sempre nesta banda, estava na tropa (na altura) e elabora a maior parte dos temas (para além de cantar na gravação do disco), alguns deles reflectiam bem a indignação do que se sentia sobre o nosso serviço militar ("Generais" faz a delícia de qualquer punk).

Em minha opinião, é o disco onde o "espírito punk" se reflete mais directamente, com temas bem reais do dia-a-dia de um jovem, temáticas de um certo modo negras e angustiantes é certo, mas muito bons, com um "balanço" incrível, onde "Veneno" fica para sempre como um dos grandes hits nacionais (em minha opinião, claro).

A fase seguinte da banda, segue-se com o disco mais ouvido de sempre da banda, o "Portem-se bem", dirigindo-se a linha do álbum para o puro divertimento, para a festa total (com o "Sol da Caparica), esquecendo o cinzentismo do primeiro trabalho...

Segundo me confidenciou San Payo uma vez, "já estávamos fartos de estar desanimados, não é preciso estarmos sempre chateados com tudo e todos"...

Fica para recordar...

Quem ainda não o ouviu, por amor de deus, de alá, do buda ou do espírito punk rock, OUÇA-O!!!

É o conselho sincero do Billy News...

Uma pequena questão... não existe nenhuma edição deste disco em formato CD, ou seja, só existe em vinil (edição que muita gente se orgulha de possuir).

Mas ainda ninguém se lembrou de reeditar este disco???