quarta-feira, agosto 10, 2005

Underworld nº16 - Julho 2005

Como já tinha referido, a edição de julho do Entulho Informativo/Underworld já está disponível, com a sua habitual distribuição gratuita.

Neste número, que desfolhei com especial prazer (mais vale tarde, do que nunca, certo?), pois vêm imensos artigos que (segundo a minha opinião) têm bastante interesse.

Senão vejamos...

A capa cativa logo, pela obra em si (do autor Fredox)...

Começa com uma referência ao "disco da minha vida", neste caso do Adolfo Luxúria Canibal, com a escolha em "Filth" dos Swans (para saber porquê, só lendo a reportagem).

Segue com uma reportagem sobre a excelente e arrojada banda Thanatoschizo que tem cativado cada vez mais gente ( para quem não conhece ou mal ouviu falar, aqui fica www.thanatoschizo.com ).

Avança com uma interessante entrevista a Jarboe (que fez parte dos Swans), sobre o seu mais recente trabalho "The Conduit"...

Pelo meio encontramos entrevistas às bandas portuguesas d3ö e Dr.Frankenstein...

E eis que surge o momento "alternativo" de toda a revista, um especial destaque a Merzbow, uma daquelas bandas que mal se conhece e que temos vontade de conhecer mais, após a leitura da reportagem elaborada por Nuno Martins.

Toda a carreira do projecto é revista pelo crítico, que atribuí 4.8 valores ( em 5 de máximo) ao recente disco "Dust Of Dreams".

Masami Akita, mentor do projecto, afirma...

"Eu não tenho nenhuma ideia do que se denomina de «música» e «ruído».

É diferente dependendo de cada pessoa.

Se «ruído» significar som incómodo, então a música pop é ruído para mim
."

Dá para ter uma noção do que falo... mas o melhor mesmo é ler a reportagem completa.

Ainda há uma referência aos Rosa Crux, um dos mais enigmáticos, criativos e arrojados grupos da cena gótica/ritual/medieval, com dançarinos cobertos de lama e com ensemble de violinos e violoncelos, paralela a projecção multimédia, que vêm actuar em outubro, a Portugal... interessante...

No espaço de crítica a discos, relembram G.G. Allin, esse "animal" de palco, símbolo rebelde do rock'n'roll, que transportou o punk americano na algibeira...

E há críticas aos discos de Dr. Salazar (EP "Dedo na ferida"), Freedom "Still remain",The Traumatics "Classic Horror Lives!!!", Candiria "What doesn't kill you...", Fantômas "Suspended Animation", Mas Foice "Umas fitas dos É mas foi-se k7's perdidas", Mistress "In disgust we trust!", Meshuggah "Catch 33", Napalm Death "The code is red...", Parkinsons "Down with the old world", Primitive Reason "Pictures in the wall", Turbonegro "Party animals" e muito mais...

Por isto e por tudo o que acham que possa ter interesse, procurem este nº16 da Underworld...

Vale a pena...

Quem tiver interesse em ler a Underworld e não tiver oportunidade, envie um mail para

info@underworldmag.org ou consulte www.underworldmag.org