domingo, abril 26, 2009

UK Subs - O Punk Não Morreu...


O PUNK NÃO MORREU!

1 DE MAIO - UKSUBS - VOZ DO OPERÁRIO

Os UK SUBS, mítica banda do Reino Unido, estarão em Portugal para um concerto na Voz do Operário, no próximo dia 1 de Maio.

São esperadas largas centenas de fãs para aquela que poderá ser a primeira e última oportunidade de ver a banda em Lisboa.

Os Uk Subs nasceram num período anterior à explosão de 1977, quando o movimento punk se centralizava em Londres. Rapidamente o espírito punk chegou a Portugal e influenciou a sonoridade de bandas como Faíscas, Aqui D'El Rock e mesmo os Xutos & Pontapés. Apesar da popularidade do género musical, a falta de sentido de oportunidade das editoras acabou por circunscrever o fenómeno apenas a um círculo restrito de pessoas (o denominado "underground"), mas mesmo estando apenas acessível a uma minoria, o punk não parou. Na década de 80, surge uma segunda vaga de bandas como os De Judas, Crise Total e Mata-Ratos e aparecem também as salas de culto como o Rock Rendez-Vous, Bar Oceano e mesmo a Voz Do Operário.

Com o aproximar dos anos 90, os Peste & Sida e logo de seguida os Censurados consolidaram a sonoridade com um estatuto mais generalista, acessível e abrangente, popularizando até hoje o género em Portugal, sendo actualmente imensa a quantidade de jovens que formam as suas bandas e englobam este espírito. São exemplo os Gazua, Pó d’Escrer e Tara Perdida.

Os Uk Subs, durante os mais de 30 anos da história do punk em Portugal, mantiveram uma carreira activa. Em 1980, e sempre liderados por Charlie Harper, editaram o seu álbum mais bem sucedido de sempre: "Crash Course". Este obteve consideráveis classificações em Top's alternativos e mesmo generalistas europeus, o que imediatamente motivou o início de extensas digressões mundiais. Alguns concertos ficaram para a história, com presenças constantes no The Roxy (sala mítica em Covent Garden, Inglaterra) e uma tournée com The Police (que lhes valeu um reconhecimento mais abrangente).

Charlie Harper, actualmente com 64 anos, nunca parou e manteve os UK SUBS em actividade até aos dias de hoje, com um invejável palmarés de edições e digressões a nível mundial.

O inconfundível vocalista tornou-se num verdadeiro símbolo do movimento punk e da persistência após o vários abrandamentos da popularidade do estilo. Temas como «Stranglehold», «CID», «Tomorrows Girls», «Emotional Blackmail», «I Live In A Car», «Warhead», «Teenage», «Party In Paris», «Left For Dead», «Rockers» ou «Keep On Running» ficam para sempre na memória, de uma forma inextinguível, no movimento punk internacional.

Com alguns temas que atingiram lugares consideráveis nas tabelas de vendas e várias bandas a editarem versões dos seus temas (por exemplo, os Guns 'n' Roses interpretaram "Down On The Farm" no disco «Spaghetti Incident?» de 1993), os UK SUBS são actualmente um dos porta-estandartes de um movimento que se recusou a morrer. Continuam actualmente activos com o seu estilo peculiar e uma energia arrebatadora, a interpretar os seus temas ao vivo pelo mundo fora, tendo mais de vinte discos na sua carreira (como o recente "Punk Is Back" de 2008).

E exactamente porque "PUNK IS BACK", dia 1 de Maio na Voz do Operário, um concerto a não perder!



2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

vou lá estar.não vou perder o velho nem por nada.

10:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Velho",não.... O "Tio Charlie"....
Ninguém o vai querer perder, senão não há concerto!!!!

Ass.: CTX-530

4:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home