sábado, fevereiro 12, 2005

Parque Sintra-Cascais - interesses mobiliários não desistem

Porque nunca é demais dar o alerta para este tipo de situações, aqui fica a notícia de que os interesses mobiliários não desistem de tentar destruir o Parque Sintra-Cascais:


Os interesses imobiliários não desistem de tentar destruir o litoral na zona do Parque Natural Sintra-Cascais (PNSC).

Mais um mega-empreendimento turístico está projectado para a zona do Pego, tendo já sido declarado pelo Ministro do Turismo e pelo presidente da Câmara de Sintra como de caracter “estruturante”, numa tentativa descarada de contornar a lei.

Segundo denunciou o Movimento Cívico em Defesa do PNSC, uma plataforma que agrupa associações ambientalistas e cidadãos, este projecto imobiliário prevê a construção numa zona entre a Praia Grande e a Adraga de um hotel (195 quartos) e aparthotel num edifício com três pisos e ainda um aldeamento turístico de 72 moradias com dois pisos, restaurantes, piscinas e campo de ténis.

São 43.300 metros quadrados de área de construção em plena zona de dunas e de vegetação mediterrânica incluída na Rede Natura 2000 e sob a protecção do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC).

Depois da vergonha que foram os empreendimentos do Abano, a projectada urbanização na Serra da Carregueira e o caso do Hotel de S.Saturnino na Azóia é mais outro atentado ambiental que está em preparação.

É a velha história, "os ricos cada vez mais ricos e os pobres..."